ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 31 de outubro de 2010

Angolano com objeto roliço na boca bate recorde

E você pensando que sua sogra é bocuda... É porque você não conhece o angolano Francisco Domingo Joaquim, que foi eleito o homem com a maior boca do mundo!
É o cara que, quando era criança, desobedeceu o pedido da mãe dele para não colocar qualquer porcaria na boca.
O cara participou de uma competição em um programa de TV italiano chamado The Big Mouth (A Boca Grande) e foi o ganhador.
Chiquinho, como é conhecido, meteu uma lata de refrigerante na boca e conseguiu girá-la para dentro e para fora sem ajuda das mãos, por 14 vezes em apenas um minuto.
O bocão angolano nunca havia ido a um dentista na vida, mas um médico italiano disse que seus dentes estão saudáveis - mesmo colocando toda essa porcariada dentro da boca.

Adivinha só: mais uma aquisição para o Guinness, o Livro dos Recordes...

fonte e imagem: R7

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um Consultório Especial

A dra. Andrea Goldmann, dentista especializada em crianças, realiza um trabalho bem diferente: ela atende os pacientes fantasiada de personagens infantis. E seu consultório (na realidade, o Mundo encantado da Dentilândia) é bem colorido e alegre, todo decorado com brinquedos lúdicos. A seguir, ela conta um pouco da sua história:
“Os pequenos sempre foram a minha paixão. Desde a faculdade, queria criar um atendimento diferencial para eles. um dia, resolvi transformar a odontologia ‘preta-e-branca’ (para os meus olhos) em colorida.
Em meu consultório, têm dias que sou princesa, Moranguinho, Branca de neve, Fada, Hello Kitty, Cinderela etc. Para os meninos me fantasio de Homem-Aranha, Batman, Super-Homem, Barney e Bob esponja. Sou precursora desse método e espero que todos os profissionais o utilizem. Mas, para concretizar tal processo, é necessária uma estrutura adequada.
Tudo começa na sala de espera, com uma fonte de água e brinquedos educativos para relaxamento. Na sala da consulta se inicia o passeio para o planeta da Dentilândia, onde tanto a cirurgiã-dentista quanto a secretária recepcionam a criança fantasiadas de coelhinhos, ursinhos ou palhaços. O paciente também recebe uma fantasia a sua escolha e óculos escuros dos mais diferentes formatos. Ao olhar para cima, encontrará um trenzinho circulando; todo o ambiente é enfeitado com macroescovas e pedrinhas coloridas. O fundo musical é recheado com contos odontológicos, que ensinam o que são as cáries, placas bacterianas e como evitá-las. Um ‘escovódromo’ com espelho em formato de dente é utilizado para ensinar como escovar os dentes com a ajuda do sr. Jacaré Dentão. Nesse mundo encantado o refletor passa a ser o sol, a caneta tríplice a chuva e o vento, a alta rotação o avião e a baixa rotação o trenzinho. É uma linguagem figurada que leva a criança a utilizar sua imaginação e tornar sua visita ao dentista um programa divertido. Após cada consulta a criança escolhe um brinde e, no final do tratamento, recebe um diploma. Com isso, os olhares desconfiados das crianças foram trocados por lindos sorrisos. E isso não tem preço!”


fonte: Issuu
Imagem: Issuu
Revista Pais e Filhos

Thaila Ayala publica foto na cadeira de dentista

Thaila Ayala publicou em seu Twitter uma foto sentada na cadeira do dentista.
A atriz, que atualmente interpreta a ambiciosa modelo Amanda na novela "Ti-ti-ti", contou que iria tirar o dente siso.
Em seguida, ela postou: "Eu acabei de fugir do dentista (risos)! Não tirei meu juízo! Afinal, já tenho pouco, imagina se eu tirar!"


fonte e imagem: Revista Quem

terça-feira, 26 de outubro de 2010

USP usa célula - tronco para estudar genética de lábio leporino

A partir da análise de células-tronco extraídas da polpa do dente de leite de crianças com lábio leporino, pesquisadores do Laboratório de Genética do Desenvolvimento Humano do Instituto de Biociências (IB) da USP identificaram que 90 genes ligados à anomalia apresentam um funcionamento diferente quando comparados com o genoma de crianças sem o problema. Entre esses genes, dez parecem ter uma maior participação para a ocorrência da anomalia. Um dos grandes diferenciais do trabalho é a abordagem usada: os cientistas analisaram o funcionamento dos genes a partir das células-tronco.
A pesquisa desenvolvida no IB identificou um processo molecular no funcionamento dos genes que está envolvido no processo de cicatrização das estruturas do embrião. O próximo passo da pesquisa é descobrir porque isso ocorre.
“Nossa ideia era entender o funcionamento dos genes e, para isso, era necessário analisar o funcionamento do genoma a partir das células-tronco e não simplesmente o DNA”, aponta a professora e coordenadora do Laboratório deste projeto, Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno. “O uso de células-tronco para pesquisar aspectos genéticos da anomalia é uma abordagem inovadora”, completa.
“A incidência é muito alta, e o tratamento tem um custo elevado, pois envolve uma equipe multidisciplinar: Cirurgião-Dentista, Fonoaudiólogo, Médicos, Psicólogos”, relata uma das pesquisadoras, a Cirurgiã-Dentista Daniela Franco Bueno. A pesquisadora lembra, ainda, que o tratamento leva vários anos e que devem ser feitas diversas cirurgias para corrigir definitivamente a fissura.
(Agência USP)

fonte: Dental Press
Imagem: Blog Boas Práticas Farmacêuticas

Hilary Duff conta em entrevista que dente caiu no dia do casamento

Atriz contou a história bizarra no programa "Elle DeGeneres Show"

Hilary Duff foi a convidada do programa "The Ellen DeGeneres Show" segunda-feira (18). Entre muitas histórias, a atriz contou que perdeu um dente no dia de seu casamento.
Hilary contou à Ellen DeGeneres que descobriu que seu dente tinha caído apenas 3 horas antes do começo da cerimônia. Ela disse que começou a rir e chorar ao mesmo tempo.
O que salvou a atriz foi que seu cunhado e organizador da festa era também dentista, e resolveu o problema. Hilary casou com o jogador de hóquei Mike Comrie em 30 de agosto deste ano.

fonte e imagem: Revista Quem

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro - Dia do Cirurgião - Dentista


Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

"A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge."

Parabéns a todos nós Dentistas!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Kanye West troca arcada inferior por dentes de ouro e diamantes

Kanye West apareceu com dentes de ouro e diamantes no programa de Ellen DeGeneres. Ele contou que substituiu toda sua arcada inferior por dentes de ouro, revestidos de pedras preciosas. "Eu pedi ao dentista para tirar minha arcada inferior e substituí com dentes de ouro e diamantes. Eu acredito que tem certas coisas que as estrelas da música precisam fazer", disse o rapper.
West contou à apresentadora que fugiu dos Estados Unidos depois de ter sido massacrado pela opinião pública por ter interrompido o discurso de Taylor Swift no MTV Video Music Awards do ano passado. "Eu dei um tempo a mim mesmo. Fui para o Japão e depois, fiquei uns meses em Roma. Daí fiquei uns seis meses morando no Havaí e pude trabalhar em música", diz o rapper. "Foi bom porque este episódio me fez dar um tempo, focar e pensar no que eu vinha fazendo com os outros e comigo mesmo".

fonte e imagem: Site Ego

Ex-mineiro tem dente removido do ouvido e se livra de dor após 33 anos

O ex-mineiro britânico Stephen Hirst, de 47 anos, sofreu de dor de ouvido por mais de 30 anos. Só agora ele se livrou do incômodo. Após passar por exames, os médicos descobriram que ele tinha um dente alojado no canal do ouvido, segundo o jornal inglês "Daily Mail".
A dor insuportável deixou Hirst com problemas de audição. Ele começou a se queixar de dor no ouvido direito, quando tinha 14 anos de idade. O ex-mineiro afirmou que realizou inúmeras consultas para tentar descobrir a causa, mas sem sucesso.
"Perdi a conta das vezes em que fui examinado, mas ninguém achou o dente", disse Hisrt, que descobriu a causa misteriosa de suas frequentes dores de ouvido após exames em um hospital de Sheffield, na Inglaterra.

fonte e imagem: G1

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Hora de tirar o primeiro dente: quem deve fazer isso?

Calma! Se você tem só aflição de pensar em arrancar o dente do seu filho, saiba que a ajuda do profissional é fundamental nessa hora. Confira

Mais dia menos dia seu filho chega para você e diz: “Mãe, meu dente está mole!”. Como não lembrar das táticas que nossos pais ou avós usavam para nos tirar um dente, como uma linha amarrada na boca para auxiliar a queda? Esqueça! Em primeiro lugar, saiba que você nem sempre vai fazer isso. Normalmente, os dentes de leite caem tranquilamente. A mastigação de alimentos duros e fibrosos, como maçã e milho, favorece esse processo de esfoliação natural.
Para a Ortodontista Débora Negrão Oliveira, principalmente quando se tratar do primeiro dente a cair, é melhor os pais deixarem essa tarefa para o profissional. “É importante a criança começar a ter o contato com o Odontopediatra desde cedo, quando surgem os primeiros dentes. Assim, quando chegar o momento de retirar um deles, ela já estará mais segura com o especialista”, diz.
Se você está tranquila para tirar o dente do seu filho, é preciso ter certeza de que está mesmo na hora. Balance-o com ajuda de um chumaço de algodão ou um pedaço de gaze para frente e para trás e observe se já não tem uma pontinha do permanente aparecendo. O momento de tirar o dente não deve ser tenso, caso contrário pode se tornar um trauma para a criança. Depois que o dentinho saiu, nada de pedir para o seu filho fazer bochecho com água. O local desse ser pressionado com auxílio de algodão ou gaze para que se forme um coágulo natural e pare de sangrar. Ele também deve ficar sem tomar água ou comer por meia hora pelo menos. Um sorvetinho, no entanto, é bem-vindo após a retirada do dente para ajudar na cicatrização.

fonte e imagem: Revista Crescer

Escovas de dente devem ser higienizadas todos os dias, dizem pesquisadores

A escova dental é um importante instrumento na manutenção da saúde bucal devido a sua eficiência e segurança na remoção do biofilme (conjunto de bactérias) da boca. Porém, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba alertam para o risco do seu uso rotineiro sem a sua correta higienização.
Cibele Oliveira e colegas afirmam no estudo “Avaliação da eficácia da descontaminação de escovas dentárias pelo uso do spray de óleo essencial da eugenia uniflora l. (produzido a partir das folhas da pitanga)” – publicado ano passado na Brazilian Dental Science –, que a não higienização da escova a torna um meio adequado para a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Com isso, ela acaba funcionando como uma fonte de reinfecção da cavidade bucal.
Os pesquisadores explicam que as escovas dentais devem ser sempre desinfetadas após o uso. Para isso, eles aconselham a utilização de soluções antissépticas como clorexidina, cloreto de cetilpiridínico, triclosan, hipoclorito de sódio e óleos essenciais.
Os resultados do presente estudo, assim como os de outros, foram favoráveis ao uso da pitanga na desinfecção das escovas dentais, porém, segundo os pesquisadores, existem estudos que não comprovaram esse efeito antibacteriano. Por isso, eles consideram que uma pesquisa mais aprofundada dos efeitos do fruto sobre os microorganismos da cavidade bucal seja feita antes de introduzi-lo no contexto odontológico.

fonte: Jornal do Brasil
Imagem: Revista Crescer

domingo, 17 de outubro de 2010

Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos

Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudo realizado por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), campus de Sorocaba.
Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas.
Entre os micro-organismos identificados nos jalecos está o Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar.
A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.
"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre 10 e 98 dias em tecidos, como algodão e poliéster", explica Fernanda Dias,uma das alunas da PUC-SP.
A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminhá-los à OMS.

fonte e imagem: Revista IstoÉ

Saúde de Quissamã é 1º lugar no norte fluminense e 3º no Estado

De acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Quissamã possui a melhor saúde da região norte fluminense e a 3ª melhor do Estado, ficando atrás apenas das cidades de Piraí e Porto Real.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) avalia anualmente 5.564 municípios a partir de uma metodologia pioneira e única, onde é feito um recorte municipal que possui abrangência administrativa a nível nacional. O estudo leva em consideração três principais áreas de desenvolvimento humano (emprego e renda, educação e saúde) possibilitando assim, o acompanhamento da evolução econômica, social e humana dos brasileiros, com o intuito de permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos de forma objetiva e direta.
É importante ressaltar que em 2006, Quissamã ficou com a 8ª colocação, conseguindo no ano seguinte (2007), a chancela de 3ª melhor saúde do Rio de Janeiro, mostrando a melhora significativa e constante da gestão de saúde pública.

fonte e imagem: Site Quissamã

Tecnologia espacial ajuda dentista a fazer imagens em alta resolução dos dentes

Em breve, dentistas poderão usar uma pequena câmera de raio X de alta resolução para examinar os dentes de seus pacientes.
Uma empresa sueca adaptou uma técnica avançada, usada na miniaturização de equipamentos espaciais, para deixar a consulta menos dolorida.
Com um resolução melhor do que cinco mícrons, de acordo com a ESA (Agência Espacial Européia), a câmera faz imagens de raio X mais detalhadas e que oferecem mais contraste do que as máquinas tradicionais usadas atualmente.
Tecnologia já foi usada na construção de motor de foguete em miniatura para a propulsão de satélite; agora, deverá virar aliada de dentistas.

fonte e imagem: R7

Britânica morre de infecção depois de colocar piercing na língua

Uma britânica de 34 anos morreu de infecção generalizada dois dias depois de colocar um piercing na língua.
Amanda Taylor, do País de Gales, desenvolveu septicemia depois de ter o adorno colocado em uma loja da cidade galesa de Cardiff. No dia seguinte, Taylor reclamou de dores de garganta e inchaço na língua e foi diagnosticada com amigdalite.
O clínico geral de Taylor receitou antibióticos, mas, um dia depois ela desmaiou em casa e morreu.
A polícia de Cardiff está investigando a morte e pediu que autoridades do município retirassem amostras da loja onde Taylor colocou o piercing.
De acordo com o inquérito aberto depois de sua morte, a britânica morreu de infecção generalizada depois que bactérias que estavam em sua garganta entraram em sua corrente sanguínea através do local do piercing.
"A morte de Amanda destaca a importância das checagem se a pessoa recebendo o piercing e os funcionários da loja estão saudáveis", acrescentou a legista Wendy James.

fonte e imagem: G1

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sorriso Amarelo

Estudo revela que os nobres egípcios da Antiguidade sofriam com as consequências da falta de higiene bucal

Se uma dor de dente pode acabar com o dia de alguém no século XXI, é de se imaginar o sofrimento que uma inflamação dentária causava em um morador do Egito Antigo milênios antes da invenção da broca e do creme dental. Uma pesquisa realizada na Universidade de Zurique, na Suíça, concluiu que dentes gastos e abscessos eram o terror daqueles tempos.
No Egito Antigo, o trigo era processado em moedores de pedra, o que fazia com que pedaços de rocha se soltassem e se misturassem à matéria-prima com a qual o pão era feito. Como alimento abundante sempre foi privilégio dos mais ricos, os nobres tinham as bocas mais prejudicadas.
Tantos dentes gastos e quebrados aumentavam a demanda por especialistas, o que fez do Egito a terra dos melhores dentistas do Mediterrâneo durante a Terceira Dinastia, por volta do ano 2300 a.C.
Além de extrair dentes quebrados e podres, os dentistas da época drenavam abscessos e faziam até pontes dentárias, prendendo um dente solto a outro saudável.
Vale lembrar que uma infecção na boca poderia levar à morte na era pré-antibióticos.
Pobres ou ricos, porém, dividiam a mesma carência de higiene bucal. “Eles usavam um talo de papiro ou junco para tirar os restos de alimentos dos dentes e depois enxaguavam suas bocas. Só isso”, afirma o egiptólogo Antônio Brancaglion, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Todos dividiam a mesma dor.

fonte e imagem: Revista IstoÉ

domingo, 10 de outubro de 2010

Técnicas de sedação permitem tranquilidade ao paciente

A sensação de medo da sedação é muito comum entre as pessoas. No Brasil, quase 30% das pessoas sofrem com o medo de ir ao dentista, por isso o avanço de tecnologias tem trazido novidades na área.
Segundo Dra. Ivany Kabbach - professora do Curso de Especialização em Dentística Restauradora do CETAO-SP, uma das técnicas que tem sido utilizada no Brasil é a Sedação, que permite a diminuição do nível de consciência do paciente, não afetando sua habilidade de respirar e responder à estimulação física e comando verbal do dentista.
A sedação é realizada por um médico anestesiologista que aplica um medicamento sedativo na veia do paciente antes do início do tratamento odontológico. Na sequência o dentista dá início à sessão e o médico anestesiologista permanece na sala durante todo o procedimento, monitorando o paciente, e acompanhando sua recuperação.
Um dos tratamentos mais usados na Europa e EUA, e que começa a ser usado em larga escala no nosso país é a Analgesia Inalatória por Oxido Nitroso e Oxigênio, também conhecido como "gás do dentista". Administrada através de uma máscara nasal a Analgesia provoca leve sedação no paciente, que tem uma sensação de "bem estar" durante a inalação.
O óxido nitroso mantém o paciente acordado, e tranquilo, conversando normalmente com o dentista.
Além dos pacientes ansiosos e que têm medo de dentista é indicado para crianças, idosos (mesmo os que possuem doenças crônicas como cardiopatas e hipertensos), para tratamentos longos e demorados, e pacientes especiais"- finaliza Dra. Ivany.
(Dentistry)

fonte e imagem: Dental Press

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pia, banheira e escova de dentes têm o maior número de bactérias na casa

Já pensou na quantidade de bactérias escondidas na banheira, na pia da cozinha ou na escova de dentes? Segundo a infectologista Eileen Abruzzo, do Long Island College Hospital, em Nova York, estes são os locais e objetos mais sujos da casa. Os restos de comida - que costumam ficar principalmente na pia e na escova de dentes - aumentam a proliferação do E.coli e da salmonella, duas bactérias que causam dor de cabeça, vômito e diarreia.
- As pessoas automaticamente assumem que algo está limpo porque foi enxaguado, mas isto não é verdade - disse a médica ao site WebMD. Leia a seguir as dicas da médica para deixar a sua casa realmente limpa.

Pia da cozinha - Para limpar bem a pia deixa-a de molho com uma mistura de água sanitária e água pelo menos uma vez ao dia e depois enxague bem. Lembre-se de lavar também a tampa ou a rede do ralo.

Escova de Dentes
- O perigo das escovas é que elas costumam ficar no banheiro úmido, ambiente ótimo para a proliferação de germes e bactérias. Se ficarem em cima da pia então, podem ser contaminadas pelas gotas de água que se espalham no ar com a descarga. Um estudo feito no Arizona, EUA, mostrou que essas partículas minúsculas de água podem ficar no banheiro por até duas horas após a descarga. Para manter a escova de dentes limpa, deixe-a bem longe do vaso sanitário, de preferência em um local arejado. Abaixe a tampa sempre que der a descarga e jogue a escova fora depois de ficar doente ou após dois meses de uso.

Banheira - Quase um terço das banheiras americanas tem estafilococos, mostra um estudo feito pela Universidade de Texas A&M. Algumas tinham resíduos fecais e 81% das banheiras analisadas tinham fungos.Para limpar bem a área, desinfete toda a banheira com água sanitária ou uma mistura de água com cloro. Depois, enxague bem e, se possível, seque tudo com um pano.

fonte: Jornal Extra
Imagem: Flickr

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bebidas isotônicas podem prejudicar esmalte dos dentes

Quem toma isotônicos com frequência corre sério risco de ter erosão dental. Essas bebidas são tão ou mais ácidas do que refrigerantes.
Uma pesquisa recente da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em parceria com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) analisou em laboratório a perda mineral em dentes humanos após a exposição a esses produtos.
O estudo comparou alguns tipos de Gatorade com água destilada. "Concluímos que essas bebidas são muito erosivas. Atletas e consumidores não têm consciência disso", afirma Alessandro Cavalcanti, dentista, professor da UEPB.
Todos os líquidos e alimentos com pH abaixo de 5,5 podem ser nocivos para o esmalte dental.
Depois que esses líquidos são ingeridos, a saliva tem a função de neutralizar o processo de desmineralização. Mas, quando o consumo é contínuo, a neutralização não acontece.
Segundo a dentista Sheyla Auad, especialista em erosão dental, muitas bebidas são ácidas, mas a forma de consumo do isotônico é diferente. São bebidas tomadas muitas vezes durante a prática esportiva.
A médio prazo, a ingestão de isotônicos causa a opacidade do esmalte e maior sensibilidade dental. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que isotônicos sejam consumidos só por atletas e com orientação de um especialista.

fonte:Bol
Imagem:Cox Hardware

domingo, 3 de outubro de 2010

Condor lança escova Sensitive Clean para dentes sensíveis

Dentes sensíveis precisam de cuidados especiais para evitar incômodos no momento da escovação. Pensando nisso, a Condor acaba de lançar uma nova escova dental desenvolvida especialmente para pessoas com sensibilidade dental: a escova Condor Sensitive Clean, que proporciona limpeza profunda, sem irritar os dentes ou a gengiva.
Estudos clínicos comprovam que suas cerdas cônicas extramacias, massageiam levemente a gengiva e alcançam melhor o espaço entre os dentes e a gengiva. A escova possui cabo emborrachado para facilitar o manuseio. Outro detalhe é a cabeça com tamanho intermediário que ajuda nos movimentos dentro da boca.
Disponível em 3 cores (rosa,verde e azul).
Aprovada pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

fonte e imagem:Condor

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Síndrome de Burnout afeta quem lida diretamente com público

Uma doença moderna é cada vez mais comum no Brasil e no mundo. É a Síndrome de Burnout, que, em tradução livre, quer dizer esgotamento profissional depois de muito estresse no trabalho, especialmente de quem lida diretamente com o público

Na sala de aula, professores à beira de um ataque de nervos. Na emergência superlotada, pacientes insatisfeitos e enfermeiros com medo de agressões.
Quando o trabalho de quem lida com o público vira sofrimento, motivo de desânimo e estresse, o profissional adoece. É cada vez maior o número de pessoas que sofrem da Síndrome de Burnout, uma doença do trabalho que já se tornou um problema de Saúde Pública.
“As categorias mais atingidas são os professores, médicos e enfermeiros. Dentro da área de saúde, citam-se ainda dentistas e, em outras áreas, encontramos relatos em relação a policiais e jornalistas”, diz o pesquisador Waldemir Borba.
A Síndrome de Burnout está associada a alguns fatores: condições de trabalho, altos índices de violência, acúmulo de empregos e pressão do público.
A doença, na maioria das vezes, não é identificada pelo profissional. Ele não consegue enxergar no trabalho a origem do esgotamento físico e mental e, muito menos, reconhece que está doente e que precisa de ajuda.
Dezesseis anos de profissão, três empregos ao mesmo tempo. Uma enfermeira adoeceu e faz tratamento psicológico pra se livrar dos sintomas. “Emocionalmente, tristeza profunda e angústia, e, fisicamente, dores, no corpo todo”, diz a profissional, que não quis se identificar.

fonte: G1
Imagem: Blog Observando e aprendendo