ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como fazer a criança largar a chupeta

A chupeta pode ser usada até os 2 anos e meio sem causar problemas para a criança. Depois dessa idade, são grandes as chances de os pequenos terem problemas por causa dela. Veja como ajudar seu filho ou sua filha a largar a chupeta.

1- Converse
Converse com a criança sobre os problemas que ela pode ter, usando termos que ela entenda. Por exemplo, diga que ela ficará dentuça como a Mônica, ou com os dentes feios como os da Bruxa Má ou de algum jogador de futebol ou cantor que seja assim (infelizmente, não faltam exemplos).

2- Uso consciente
Negocie! Por exemplo, diga para usar a chupeta quando estiver no carro, andando de ônibus ou só na hora de dormir (e, quando a criança dormir, tire a chupeta dela!). Chamamos isso de “uso consciente da chupeta”.

3- Troca
Proponha trocar a chupeta por algo que a criança queira muito, como um brinquedo, o ovo de Páscoa, o presente de Natal ou de aniversário. Vale, também, estimulá-la a dar a chupeta para o irmãozinho menor que nasceu ou para um bebê que ela conheça.

4- Mordida Aberta
O problema mais comum causado pela chupeta é a Mordida Aberta, que é quando os dentes posteriores (os de trás) de cima e de baixo se tocam, mas os dentes da frente, não. Isso pode ser tratado com aparelhos ortodônticos, mas eles só funcionam se a criança já não usar mais a chupeta.

5- Outros problemas
A mordida aberta também pode causar problemas na fala, na deglutição (a criança começa a colocar a língua para fora da boca na hora de engolir o alimento e de falar) e na respiração (a criança tende a respirar pela boca, em vez de respirar pelo nariz).

6- Não é fácil
Nós, profissionais de saúde que trabalhamos com crianças, sabemos como é difícil fazer os pequenos pararem de usar a chupeta. Então, se nenhum desses métodos funcionar, se esforce para, pelo menos, tentar que seu filho adote o “uso consciente da chupeta”.

7- Tenha paciência
A chupeta serve para acalmar a criança, mas não deve ser usada como um “cala a boca” ou porque você não tem paciência para descobrir o que seu filho quer! Saiba que ela até pode ajudar em alguns momentos, mas, a médio prazo, será um problema para a saúde bucal do seu filho.

(Renata Rozenbaum é Cirurgiã-Dentista, especializada em Dentística Operatória e Odontopediatria)

fonte e imagem: Jornal Extra

Medidas para controlar o mau hálito crônico

Em quase 90% dos casos o mau hálito tem origem em problemas na boca, como, por exemplo, doenças das gengivas e amígdalas, além de cáries. Outro fator importante é a saburra na parte posterior da língua, a placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que aparece devido à diminuição da produção de saliva (uma causa é o uso de remédios) e/ou de descamação da mucosa da boca. Até alimentos, como condimentos, e drogas contribuem para o odor ruim da boca, diz o dentista Silvio Brandão, chefe do Serviço de Odontologia do Hospital Federal Cardoso Fontes e responsável na unidade pelo tratamento odontológico de pessoas com necessidades especiais. Segundo ele, às vezes basta fazer uma ótima higiene oral para resolver. Mas é preciso investigar o sintoma, que pode estar associado a alterações hormonais e do estômago.

Qual é a diferença entre mau hálito matinal e o problema crônico?

SILVIO BRANDÃO : O mau hálito matinal é fisiológico e encontrado também em indivíduos saudáveis. Ele ocorre por conta do longo período de jejum durante o sono. O nosso organismo, para suprir suas necessidades calóricas, usa gorduras que, no seu processo de degradação, formam substâncias aromáticas que serão eliminadas pelos pulmões. Além disso, ocorre uma baixa produção de saliva, e as células epiteliais vão se descamando e ficando na boca. Como não nos alimentamos durante o sono, não deglutimos e não temos a ação detergente da saliva. Então essas células entram em putrefação. Outras formas de halitoses podem ter causas locais, sistêmicas e psicológicas.

Quais são as causas de halitose e como é feito o diagnóstico?

BRANDÃO : A halitose é multifatorial e pode se relacionar com os fatores locais, como os de origem bucal (cáries e lesões na boca) e não bucal (rinites, faringites, amigdalite, sinusites etc). Há também fatores sistêmicos (como problemas gastrintestinais, pulmonares, renais, hormonais, diabetes, entre outros). As cáries profundas, por exemplo, provocam significativa retenção de alimentos, que entram em decomposição ou atingem a polpa do dente, provocando focos purulentos. Outra causa frequente do mau hálito em adultos é a doença das gengivas, a infecção microbiana subgengival que causa destruição dos tecidos de sustentação dos dentes. A halitose também pode ser resultado de lesões na cavidade bucal, provocadas pelo fumo e uso de álcool e drogas, como cocaína e heroína ou por tratamento radioterápico. Até mesmo próteses mal ajustadas podem causar mau cheiro na boca. Para um diagnóstico preciso, muitas vezes é necessário consultar profissionais de diversas especialidades, como gastroenterologista, pneumologista ou endocrinologista.

Como se previne a halitose?

BRANDÃO : A halitose pode se manifestar em decorrência da ingestão de alimentos, como condimentos, e medicamentos, como antibióticos, antiparasitários e alguns anti-hipertensivos. Daí a importância de investigar bem fatores desencadeantes. A higiene oral previne o mau hálito de origem bucal. Portanto, deve-se ter uma atenção na escovação dos dentes, com o uso de técnicas adequadas, limpando a língua para eliminar a saburra, além de usar fio dental e de enxaguatórios bucais, com orientação do dentista.

O tratamento depende da causa, mas quais são os mais indicados?


BRANDÃO : O mais importante realmente é definir a causa. A halitose matinal é eliminada pela escovação. Muitas vezes basta criarmos o hábito de escovar a língua ou, em visita ao dentista, eliminarmos cáries, doenças periodontais, próteses mal adaptadas etc. Quando o problema é causado por doenças ou uso de medicamentos ou drogas, o dentista deve orientar o paciente, e até mesmo fazer contato com o médico deste, para uma adequação das doses de medicamentos ou sua substituição. Cabe lembrar que a maioria das pesquisas realizadas concluiu que 87% das causas de halitose são de origem bucal, e que 32% destas têm origem nas gengivas.

fonte: Jornal Extra
Imagem: Vila Mulher

sábado, 29 de janeiro de 2011

Futura Dentista no BBB11

A estudante Adriana Santana, de 19 anos, é a nova participante do "Big Brother Brasil". A loira é Miss Campos 2011, concurso de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, e já apareceu em um evento com o ex-BBB Eliéser. No fim da tarde desta quinta-feira, 27, o diretor do programa, Boninho, confirmou a presença da moça no reality.
Em sua página no Twitter, ela se define como "futura dentista, modelo, aquariana, feliz e impulsiva".
Adriana, de acordo com a tia Greice Santana, cursa o quinto semestre de Odontologia, e tem uma "educação exemplar". "Ela tem a base. É de uma família muito estruturada, estudou sempre em boas escolas, não fuma, não bebe, nunca usou drogas, nunca foi muito baladeira e trata a todos com humildade", diz. "Ela sempre chamou muita atenção, é linda... E sempre esteve envolvida em eventos sociais da cidade.

fonte e imagem: Site Ego

Conheça os possíveis danos provocados por clareadores dentários

O clareamento dental é um dos procedimentos mais realizados atualmente nos consultórios dentários. A técnica consiste na aplicação de produtos como peróxido de hidrogênio ou de carbamida na superfície do esmalte dentário. A especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Daiane Granzotto, explica que esse elemento penetra nos prismas liberando oxigênio e assim quebra os pigmentos que penetraram no esmalte com o passar do tempo.
— Esses pigmentos extrínsecos provém de alimentos e líquidos ingeridos diariamente, tais como café, chimarrão, vinho, refrigerante de cola — destaca.
Segundo a especialista, muitos produtos à venda em farmácias e supermercados prometem clarear os dentes. No entanto, eles não têm concentração suficiente para isso.
— Eles são comercializados em formato de pinceis, tiras ou geis com moldeiras pré-fabricadas — explica.
— É preciso olhar com atenção antes de comprar um produto desses para garantir que você tenha algo de qualidade em mãos. Mal aplicado e sem instruções, ele pode manchar os dentes e até causar queimaduras — alerta.
Segundo Daiane, o ideal é procurar um dentista para não usar produtos que podem causar danos à saúde. (Zero Hora )

fonte e imagem: Dental Press

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sorrisos luminosos viram mania no Japão

Quem quer dar um sorriso deslumbrante achou um aliado tecnológico. Uma nova mania está conquistando os japoneses: capas para dentes feitas de LED (diodo emissor de luz, em inglês).
O dispositivo pode ser fixado nos dentes – de forma parecida como são colocados os aparelhos dentários – e acende quando a pessoa sorri.
É possível controlá-lo por meio de um computador de mão, como um Palm, por exemplo, para fazer os dentes mudarem de cor (de um verde cadavérico a um vermelho intenso) ou até mesmo fazer as luzes piscarem.
As estudantes japonesas adotaram o produto em massa – que vem sendo anunciado como “uma festa em sua boca” – e a procura explodiu no país, revelou nesta terça-feira (25) o jornal inglês Daily Mail.
O LED emite luz em lugares e em instrumentos nos quais funciona melhor do que uma lâmpada.
Muito usado em produtos de eletrônicos como sinalizador de avisos, ele também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos e em aparelhos de TV. Uma de suas principais vantagens é a economia de energia.

Clique abaixo para ver um vídeo que mostra os sorrisos de LED em ação.

http://www.youtube.com/watch?v=wcaQ5QWHJlM

fonte e imagem: R7

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cirurgia do siso exige dieta recomendada

Embora a dieta para uma pessoa que passou por uma extração do terceiro molar (dente do siso ou dente do juízo) tenha algumas restrições, ela é muito simples e de ampla variedade.
Recomenda-se ao paciente uma alimentação leve à base de líquidos, com temperaturas mornas a frias. No caso de alimentos frios, o paciente pode optar por iogurte, vitamina, sorvete, leite, chá, suco, entre outros.
No caso de alimentos mornos, uma opção é se alimentar com um mingau, purê de batata, caldos ou sopas com legumes bem cozidos, macarrão bem amolecido para não ter esforços mastigatórios ou batido no liquidificador.
É importante lembrar que pessoas portadoras de certas doenças, como diabetes, sofrem limitações no cardápio. Neste caso o cardápio será feito de acordo com suas restrições. Porém, além da dieta cautelosa, o paciente deve tomar outros cuidados, tais como: repousar nas primeiras 24 horas, com a cabeça um pouco inclinada; não fazer bochecho nas primeiras 12 horas; após as refeições, fazer a higiene bucal, tomando cuidado de não passar a escova no local operado; ao chegar em casa, fazer compressa de gelo por 10 minutos com intervalos de 5 minutos; não ficar exposto ao sol nem fazer exercício físico; depois do segundo dia, fazer bochecho com antiséptico antes de dormir.
A recuperação da cirurgia do dente do siso é rápida, normalmente em dois ou três dias o paciente estará se alimentando como antes, e no sétimo dia ele retorna ao consultório para retirar os pontos.
Normalmente, neste período, a gengiva já está cicatrizada e o paciente poderá retomar seus hábitos rotineiros. (Bonde)

fonte e imagem: Dental Press

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dentista oferece tratamento mais barato para pessoas de baixa renda

No quadro Posso ajudar? desta sexta-feira (21), conhecemos a história do dentista Marco Antonio Cançado que, uma vez por semana, abre o consultório particular em Taguatinga para atender pessoas de baixa renda, ao custo apenas do valor do material usado. Especialista em implantes, ele já ajudou a devolver o sorriso a mais de 1,2 mil pacientes.
“O Brasil concentra hoje 19% dos dentistas do mundo inteiro, temos uma odontologia muito avançada, talvez a melhor do mundo. Mas, infelizmente, o Brasil ainda é reconhecido com o país dos desdentados. Temos, aproximadamente, 40 milhões de pessoas desdentados e cerca de 40% da população adulta precisando de tratamento odontológico”, revela Marco Antonio.
O projeto tem subsídio da indústria e dos profissionais que executam o tratamento. “Se todo profissional de saúde cedesse um pequeno espaço do tempo da sua agenda para fazer o tratamento das pessoas menos favorecidas, a gente conseguiria ter uma saúde de melhor qualidade no Brasil”, destaca o dentista.
Marco Antonio Cançado lembra que, com mais parcerias, será possível ajudar um número maior de pacientes.

Projeto Odontologia Social Comunitária
Tel:(61) 3047.2608



fonte:Tv Globo/DF

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saúde bucal do brasileiro melhora, mas governo ainda tem preocupações

O Brasil entrou para o grupo de países com baixo índice de cáries. A população tem cuidado melhor dos dentes nos últimos oito anos, mas ainda há muito que fazer para atingir o sorriso ideal.
Veja os planos do Ministério da Saúde para melhorar a saúde bucal do brasileiro:


fonte:R7

Veja dicas para cuidar da saúde bucal das crianças

Consultas periódicas ao dentista são recomendadas a partir dos seis meses

Os cuidados com a saúde bucal das crianças devem começar logo após o nascimento, segundo dentistas. Isso porque o profissional pode dar dicas preciosas sobre o uso da chupeta, amamentação e alimentação do bebê.
Depois que nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses, é indicado levar a criança ao dentista periodicamente. A frequência vai garantir a saúde dos dentes de leite que, após alguns anos, vão cair para dar lugar aos dentes permanentes.
O cuidado com os dentes de leite são fundamentais para evitar infecções que podem lesar até mesmo os dentes permanentes. E também porque são eles que auxiliam na mastigação, fonação e deglutição da criança.
Saiba a partir de que idade as crianças precisam visitar o dentista e saiba quantas vezes é necessário escovar os dentes todos os dias.

Veja a matéria completa:



fonte: R7

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Higiene Sem Drama

Confira 4 dicas para fazer com que a hora de escovar os dentes não pareça a Terceira Guerra Mundial

Fazer com que seus filhos escovem os dentes todas as noites ou durante o dia nunca é uma tarefa fácil. Felizmente, com essas dicas, realizar a missão delicada se tornará algo mais tranquilo e não lembrará em nada uma guerra civil.

1. Dê-lhe uma escova de dentes nova
Crianças amam desenhos animados e você ama que elas escovem os dentes. Una as duas coisas! Compre para o pequeno uma escova de dentes decorada com seu personagem favorito e ele estará muito mais suscetíveis a cuidar dos dentes. Se oferecer uma escova elétrica com o tema do desenho, você vai se tornar a mãe mais legal da vizinhança!

2. Diga adeus à pasta de dente sabor menta
Jogue aquela pasta de menta chata pela descarga! Crianças gostam de sabores mais divertidos, como morango, melancia ou chiclete. Então use o seu tempo livre para levar o pequeno ao mercado e deixar que ele escolha a sua pasta. Ele não somente vai adorar o sabor, como você vai poder passar um tempo com ele e não ter que enfrentar uma batalha para fazê-lo escovar os dentes.

3. Torne o hábito um jogo
Crianças amam conquistar e alcançar objetivos – não importa qual seja ele. Para tornar a finalidade de escovar os dentes mais concreta, você pode apostar nos chicletes feitos para soltar um corante que ressalta a placa dental. Assim, se a tinta for rosa, os pequenos vão achar o máximo ficar escovando e escovando até se livrar das manchas, como passe de mágica. Além disso, ficar parecendo um monstro com os dentes coloridos também se mostrará um atrativo eficaz.

4. Desafie-lhes a escovar por um determinado tempo
Se as suas crianças dizem ter terminado de escovar os dentes em dez segundos, leia essa dica com atenção. Mais uma vez, a solução é fazer do hábito uma competição. Desafie-lhes dizendo que a pessoa que escovar os dentes por mais tempo ganha. Você também pode participar do jogo (e até trapacear com o cronômetro): escove e pare quando o tempo estipulado chegar ao fim.

Teste esses produtos e truques e você vai perceber que os pequenos estão bem menos resistentes a escovar os dentes. Boa sorte!

fonte e imagem: Revista Pais & Filhos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Especialistas ensinam a cuidar dos dentes de pets

Abrir a boca do seu bicho de estimação e verificar se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para garantir uma vida saudável ao pet. A escovação é fundamental e deve ser diária.Você pode prevenir seus bichos de todas as doenças. Basta ter alguns cuidados e dar atenção aos animais. O momento da escovação deve ser aproveitado ao máximo, é a hora do dono ter um contato bem próximo ao animal, e isso deve ser o mais prazeroso possível.

Confira as dicas de dois especialistas* para manter em ordem o hálito, os dentes e a saúde bucal do pet:

- Deixe a preguiça e a desculpa da falta de tempo e realize frequentemente a escovação. O ideal é escovar todos os dias, mas três vezes por semana também dá um bom resultado;
- Alimentos (petiscos, principalmente) anunciados como capazes de combater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente;
- Ossos naturais estão proibidos, mesmo cozidos, pois são duros demais, e fraturam dentes. Se isso ocorrer é preciso fazer no animal tratamento de canal, sob anestesia geral;
- Para acostumar o gato ou o cachorro com a escovação é necessário começar desde filhote. Punições porque o bicho não quer aceitar a escovação está proibida. Ele pode ficar traumatizado;
- Aos dois meses de idade você pode mexer na boca do pet. Comece com uma paninho, alisando os dentes, depois com escovas, inclusive em gatos;
- Quando iniciar o uso de escova e pasta os itens devem ser exclusivos para animais. Alguns cremes dentais possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação;
- Creme dental humano possui flúor e detergente, o que não faz bem aos animais;
- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não encontrar ou se o preço for muito alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for filhote, experimente uma escova infantil e bem macia.- Durante a escovação, fale palavras positivas para incentivar o bicho e dar carinho. Depois do processo, procure passear com ele ou dar uma recompensa, como um brinquedo ou biscoitos.

*Dicas do médico veterinário sócio fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), Hebert Lima Corrêa e de Marco Antonio Gioso, professor da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da Universidade de São Paulo (USP)

fonte e imagem:
R7

Conheça as principais doenças bucais em cães e gatos

Preocupar-se com a ração que você dá ao seu animal de estimação é essencial. Saber se seu cachorro ou seu gato está com a saúde em ordem também é muito importante.
Mas o que você faz para manter a saúde dentária da mascote?

Saiba como cuidar dos dentes de cães e gatos

Assim como os humanos precisam escovar os dentes com frequência, os pets também devem ter sua boca higienizada, afirma Hebert Lima Corrêa, um dos fundadores da Abov (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária).
- Atualmente, tumor bucal é um problema comum em gatos e cachorros. É a quarta região do corpo desses animais em que mais aparecem tumores. Não é fácil perceber o problema. O dono deve estar muito atento ao hálito do bicho e não utilizar nenhum produtos para tentar amenizar a situação.
O mau hálito é o único sintoma perceptível, já que muitos bichos não deixam de comer, mesmo com problemas odontológicos.
- A doença periodontal, mais conhecida como a doença da gengiva, é mais comum em cães do que em gente. E em idade precoce, se comparada à que atinge o ser humano. Cães de raças pequenas sofrem mais com a doença do que os maiores. Os mais acometidos são os que pesam até 7 kg, afirma Marco Antonio Gioso, professor da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da USP (Universidade de São Paulo).
O acúmulo de placa nos dentes caninos e felinos causa a destruição da gengiva e do osso que está debaixo dela, o que pode deixar os dentes soltos.
Já a cárie, tão comum entre as pessoas, não costuma ser um problema em cães e gatos.
A anatomia dos dentes dos bichos não favorece o acúmulo das bactérias causadoras da placa em buraquinhos.
Além disso, o pH da boca desses animais é bem mais alto, o que contribui para dificultar o surgimento desse mal.
No entanto, a placa pode gerar grandes transtornos para os bichinhos.
Segundo Gioso, animais não têm proteção natural contra a placa bacteriana, como muito pensam. O tratamento envolve limpeza, raspagem completa do tártaro e, mais importante, tratamento da gengiva - ou seja, descobrir o que ela está escondendo.
A escovação dos dentes dos pets deve ser diária. Os donos, concordam os especialistas, precisam tomar essa responsabilidade para si.
Já o trabalho de limpeza, mais complexo, deve ser feito apenas por especialistas.

Seu pet quebrou o dente? Cuidado!

Outra doença comum e bastante grave em animais é chamada de endodôntica, desencadeada pela fratura de um dente, explica Gioso. - As pessoas mal vêm os dentes de seus animais. Muitos deles possuem alguma fratura, o que pode ocorrer quando comem osso bovino, brincam com bolas, chocam-se no chão ou na parede ou brigam com outros bichos.O especialista alerta que a fratura permitirá que bactérias entrem na polpa, uma parte interna do dente, podendo causar lesões no osso. - A lesão espalha microorganismos pelo corpo todo. Além da dor que o bicho sentirá, haverá riscos de infeccionar órgãos que ficam distantes da boca, como o rim, e causar até morte.

fonte e imagem: R7

FDA pede mudanças em analgésicos de venda controlada

A FDA (agência americana para o controle de medicamentos) disse que os remédios que contêm acetaminofeno, a substância ativa de muitos analgésicos como o Tylenol, devem advertir os consumidores sobre possíveis danos ao fígado.
A agência pediu aos fabricantes que incorporem a advertência em seus rótulos e que limitem a dose de um comprimido a 325 miligramas, para reduzir os riscos para o órgão.
As mudanças não se aplicam aos medicamentos sem receita médica, mas a analgésicos combinados de prescrição médica como Percocet, Vicodin e Tylenol com codeína.
'As overdoses de produtos combinados de prescrição médica que contêm acetaminofeno são responsáveis por quase a metade de todos os casos de dano ao fígado vinculado ao acetaminofeno nos Estados Unidos, muitos dos quais resultam em transplante de fígado ou morte', disse Sandra Kweder, vice-diretora do gabinete de novos medicamentos da FDA.
A agência também advertiu sobre o perigo de ingerir álcool combinado com acetaminofeno, que já se sabe há muito tempo que afeta o fígado.

fonte: Folha Uol
Imagem: Tradepar

Danos genéticos são causados logo após inalação de fumo

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, dizem ter descoberto que a fumaça do cigarro começa a causar danos genéticos minutos após a inalação das substâncias tóxicas.
Os cientistas apontam que o câncer de pulmão mata cerca de 3 mil pessoas por dia, e grande parte dessas vidas se perdem por causa do cigarro. O fumo também está ligado a outros 18 tipos de câncer.
Evidências científicas mostram que substâncias danosas presentes no tabaco, os chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), são um dos culpados pelo câncer de pulmão. Até agora, contudo, os cientistas não haviam detalhado como os HAPs causavam estragos no DNA humano.
Na experiência, os cientistas acompanharam o caminho da substância fenantreno (um tipo de HAP) em 12 voluntários fumantes. Eles descobriram que esse hidrocarboneto rapidamente forma uma substância tóxica no sangue, que estraga o DNA das células, causando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes desenvolveram níveis máximos dessa substância em um tempo que surpreendeu os pesquisadores: entre 15 a 30 minutos aos a inalação da fumaça. Segundo os cientistas, é um efeito tão rápido que equivale a injetar a substância tóxica diretamente na corrente sanguínea.
“Os resultados reportados servem como um aviso severo a quem está considerando começar a fumar”, indicam os pesquisadores no estudo, divulgado na publicação científica “Chemical Research in Toxicology. (G1)

fonte e imagem: Dental Press

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Saiba se beijar várias pessoas em uma balada pode ser perigoso para a saúde bucal

Assista ao vídeo e descubra vários mitos e verdades sobre a saúde dos dentes e da boca.
Veja ainda histórias de superação com tratamentos dentários e conheça o homem que tem a boca recheada por dentes de ouro.



fonte: R7

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mickey Rourke deve retirar dentes para interpretar jogador de rugby, diz jornal

Mickey Rourke está empenhado em parecer um verdadeiro jogador de rugby. O ator, que vai dar vida a um jogador gay em seu próximo filme, pretende retirar dois dentes incisivos para o seu sorriso ficar o mais próximo possível do sorriso de um praticante do violento esporte.
"Mickey pretende chegar o mais próximo possível do personagem. Ele vai se livrar de dois dentes da frente. Ele vai retirá-los", disse a agente do ator,Emanuele Palladino, ao "Britain's Daily Express".

fonte e imagem: Site Ego

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cientistas inventam pasta de dente exclusiva para cangurus

Cientistas israelenses desenvolveram uma pasta de dente para um grupo de clientes bastante especial: os cangurus.
O produto foi criado com o objetivo de combater uma bactéria que se instala com frequência no maxilar dos cangurus, impedindo-os de se alimentar.
A doença que resulta da ação dessa bactéria já matou cerca de 40% dos animais que vivem em um parque de Israel.
Mas não é nada fácil escovar os dentinhos de um canguru.
Em primeiro lugar, é preciso sedá-los para conseguir levá-los até o consultório do dentista. Isso evita que o paciente se machuque durante a operação de limpeza do sorriso.

fonte e imagem: R7

Saúde bucal do brasileiro melhora, mas faltam próteses dentárias para os idosos

Um balanço apresentado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde revelou que há bons indicadores na política de saúde bucal do brasileiro - como redução de 26% no número de cáries entre as crianças de 12 anos -, mas também há problemas a enfrentar, como um déficit de cerca de três milhões de próteses dentárias para idosos com idade entre 65 a 74 anos.
O índice que identifica melhoria ou piora nessa área é chamado CPO (sigla para dentes Cariados, Perdidos e Obturados).
A região Norte foi a única do país que apresentou aumento no índice CPO entre crianças de 12 anos: de 3,1 para 3,2. No Sudeste, a queda foi de 2,3 para 1,7 nesta faixa etária. Outro dado negativo da pesquisa foi a constatação de que houve uma redução de 17% nos dentes de leite cariados, em crianças de até 5 anos, mas 80% desses dentes não foram tratados.
Em relação à prótese dentária, três milhões necessitam de prótese total (nas duas arcadas dentárias) e outros quatro milhões precisam de prótese parcial (em uma das arcadas).

fonte e imagem: Jornal Extra

E agora no Brasil: Bebê nasce com dois dentes na ilha de Marajó (PA)

Como todo recém-nascido, o que Ingrid mais gosta de fazer é mamar e dormir.
Mas o que pegou a família de surpresa foi que o bebê nasceu com dois dentes, que deveriam nascer entre cinco e sete meses de vida.
No dia em que a criança nasceu, na ilha de Marajó, no Pará, a cidade com pouco mais de 23 mil habitantes parou para conhecer o bebê-sorriso. Para a mãe, o que resta é aguentar alguns desconfortos e as mordidas cada vez que Ingrid mama.
O Odontopediatra Antonio Nogueira afirma que casos como esse acontecem a cada 36 mil nascimentos, e que a ocorrência não prejudica o desenvolvimento da criança.

fonte e imagem: R7

As 20 profissões mais bem pagas nos EUA

Qual o emprego mais bem pago nos Estados Unidos? Com base na lista dos Melhores Empregos da América, elaborada pela Money Magazine e pelo PayScale.com, o site da CNN publicou o ranking das 20 profissões mais bem remuneradas do país. Para surpresa de muitos, anestesiologista é o profissional mais bem pago, com um salário médio anual de US$ 290 mil. Os profissionais da área de saúde, aliás, representam nove entre as "20 mais" do mercado americano, ocupando as sete primeiras posições.

11º - Dentista - Ninguém gosta de ir ao dentista, mas todos têm que aparecer no consultório pelo menos duas vezes ao ano. Isso significa que aqueles que se esforçaram para se tornar um profissional da área podem ser recompensados com salários polpudos, especialmente aqueles que se especializarem em áreas como cirurgia oral.

Salário médio anual - US$ 142 mil
Salário máximo anual - US$ 237 mil

Quer saber mais?!

Vanessa Hudgens esconde a boca após ida ao dentista


Vanessa Hudgens escondeu a boca após ida ao dentista nesta terça-feira, 28. A atriz esteve em uma clínica odontológica na cidade de Studio City, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O que será que Vanessa não quer mostrar?

fonte e imagem: Site Ego