ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bieber lança escovas de dente musicais

O ícone pop Justin Bieber já fatura milhões de dólares com a venda de discos, bilheterias dos shows e produtos licenciados, que vão de bonecos e ursos de pelúcia até fones de ouvido e esmaltes. Agora, o namorado de Selena Gomez decidiu investir em um novo ramo: o de higiene pessoal.
Patrocinado pela empresa Brush Buddies, Justin lançará uma linha de escovas de dente musicais nos Estados Unidos. Os produtos tocam famosos hits do cantor, como Somebody to Love e Love Me em um modelo, e Baby e U Smile em outro. As escovas de dente são direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto e podem vir acompanhadas de fio dental ou do kit viagem - com escova, limpador de língua e fio dental.
O produto entra em circulação nos Estados Unidos a partir de julho e custará cerca de R$ 23,45.

fonte:Revista Caras

domingo, 24 de abril de 2011

Uma dentista explica as diferenças entre os cremes dentais




fonte:Globo.com

Crianças precisam de cuidado redobrado com os dentes




fonte:Globo.com

Saiba como evitar a hipersensibilidade nos dentes



fonte:R7

Pesquisadores descobrem nova forma de tratar o bruxismo

Uma novidade anunciada por pesquisadores de uma universidade gaúcha é uma boa notícia para que sofre de bruxismo.
Para tratá-la, geralmente são usadas placas de silicone, que diminuem os sintomas. E foram exatamente elas que ajudaram um grupo de pesquisadores da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul a descobrir que o bruxismo não está associado apenas ao estresse e a ansiedade. Mas pode ser causado também por dificuldades respiratórias.
Diante disso, a equipe substituiu a placa por outra usada por quem tem apneia do sono. Ela se ajusta melhor aos dentes e facilita a respiração. Voluntários ficaram três meses dormindo com a nova placa e o resultado surpreendeu os pesquisadores: 99% dos pacientes apresentaram redução dos sintomas.



fonte:R7

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Micróbios poderão prevenir cáries e diminuir colesterol no futuro, diz estudo

Os micróbios que vivem em nosso organismo podem ser, no futuro, o principal ingrediente de uma pasta de dentes que ajudará a prevenir cáries ou de comprimidos para diminuir o colesterol, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista americana "Science". Os probióticos, como são denominados os alimentos, bebidas e suplementos dietéticos que contêm micróbios vivos procedentes do corpo humano, ajudarão em um futuro a diagnosticar e tratar doenças, e os complexos a base de bactérias serão objeto de receita em consultas médicas de todo o mundo.

fonte:G1 (Globo.com)
Imagem:Portal Sanhauá

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais BBB no Dentista...

Alguns famosos são capazes de tudo para aparecer. Sobretudo no caso de ex-BBBs. Nesta segunda-feira (11), Natália e Diana, que participaram da última edição do reality show da Globo, resolveram compartilhar com o mundo o tratamento dentário que receberam na clínica Dr. Mauro Piragibe Jr., no Rio de Janeiro, em pleno domingo. Como são "famosas", a visita delas ao consultório dá publicidade gratuita à clínica, é claro. As duas fizeram clareamento dos dentes, informou a assessoria. Afinal de contas, agora elas posam para muitas fotos. Ao contrário dos pobres mortais, que costumam ter medo da cadeira do dentista e morreriam de vergonha em distribuir por aí fotos com a boca cheia de fluor, as duas parecem felicíssimas nas imagens. O clima lúdico imperou no consultório. Peralta, o dentista até brincou de sentar-se na cadeira do paciente, enquanto Diana fingia aplicar-lhe uma anestesia. Dr. Mauro colocou a mão na boca, como se estivesse com medo. Certamente, imagens inesquecíveis.

fonte e imagem:R7

Hospital das Clínicas de SP implanta atendimento odontológico diário em UTIs

O Instituto Central do HC (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) está realizando atendimento odontológico diário nos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Antes, essa assistência dependia de uma solicitação médica. O objetivo da iniciativa, segundo informações da Agência USP de Notícias, é prevenir e remover os focos de infecções bucais ativos que possam comprometer a saúde do paciente, especialmente daqueles que estão entubados e em ventilação mecânica. De acordo com a diretora da Divisão de Odontologia, Paula Peres, as visitas são importantes para o diagnóstico e tratamento de infecções orais agudas e oportunistas, como abscesso dentário (pus na gengiva), traumas na língua e nos lábios, placa bacteriana, herpes, candidíase oral, entre outras patologias. Com a inovação, considerada de baixo custo, de amplo acesso e com excelente aceitação pela equipe multiprofissional das UTIs, o IC deverá aumentar a segurança do paciente e acelerar o processo de alta.

fonte:R7
Imagem:Biblioteca de Medicina

domingo, 10 de abril de 2011

Dengue poderá ser detectada pela saliva

Um estudo liderado por pesquisadores do Canadá e de Bauru pretende revolucionar a forma de diagnóstico da dengue, doença que preocupa a cidade com 1.438 casos confirmados somente neste ano. Ainda em fase inicial, a pesquisa tornaria o diagnóstico da moléstia mais ágil, barato e indolor, já que seria realizado por meio da coleta de saliva do paciente. A amostra seria depositada em um aparelho que, futuramente, poderia ser adquirido por qualquer pessoa em farmácias ou postos de saúde. No novo método em estudo, não é preciso esperar pela reação dos anticorpos no sangue do paciente. Por meio das proteínas presentes na saliva, é possível identificar a presença do vírus ainda nos primeiros dias após a contaminação. A avaliação se daria por meio de um aparelho contendo um microchip, onde a saliva seria depositada. Como o vírus é detectado logo depois de a pessoa ser contaminada, é possível começar o tratamento mais cedo, o que aumenta as chances de cura do paciente e desafoga o serviço público de saúde.

fonte e imagem:Dental Press

BBB 11: Mauricio, Paulinha e Rodrigo vão ao dentista juntos

Mauricio, Paulinha e Rodrigo aproveitaram a tarde desta terça-feira (5) para cuidar do sorriso. Os ex-BBBs foram fotografados depois de se encontrarem no consultório da ortodontista Liana Lima Pinheiro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Enquanto Paulinha alinhou um dos dentes e fez clareamento, Mauricio e Rodrigo limparam e clarearam os dentes.

fonte e imagem:Revista Quem

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tubos de pasta de dente viram telhas e carteiras ecológicas em PE

Em Pernambuco, estão reciclando o tubo da pasta de dente, você já imaginou? As crianças de uma escola pernambucana estão sentadas em cima de centenas de tubos de pasta de dente. As carteiras ecológicas foram fabricadas com o material reciclável, que ia direto para a lixeira. A meninada aprovou. A reciclagem dos tubos de pasta de dente dá origem a vários produtos: armários, mesas e placas. O carro-chefe da produção da fábrica são as telhas ecológicas. As embalagens são trituradas e misturadas a resinas e plásticos sob altas temperaturas. O resultado são telhas coloridas e resistentes. Os telhados ecológicos estão se multiplicando pela cidade. Uma grande vantagem que dá para sentir na pele. “A tempreatura não sobe. Fica um ambiente agradável”, lembra diretora da escola Claudine Bandeira.

fonte e imagem:Globo.com (Bom Dia Brasil)