ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 18 de julho de 2011

Remédios para emagrecer afetam a saúde bucal

Com o assunto “Remédios Anorexígenos” em alta na mídia, é pertinente que outros tópicos relacionados à eles sejam tratados, como as consequências da sua administração na saúde bucal; não discutindo aqui se devem ou não ser banidos.
Os remédios anorexígenos atuam sobre o sistema nervoso central e causam, entre outros efeitos adversos, a diminuição da secreção salivar, ou "xerostomia". A saliva tem por principais funções digestão e facilitação da deglutição dos alimentos. Ela também “lava” a boca removendo restos alimentares retidos.
A sensação de secura bucal não só é desagradável, mas também causa mal hálito, ou halitose, a qual é ocasionada por diversos motivos.
A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca.
Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas), razões locais (higiene bucal deficiente, placas bacterianas retidas na língua e/ou amígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros).

fonte:Dental Press
Imagem:Site Caldeirão de Saúde

Cirurgiões-Dentistas já têm autonomia para exames laboratoriais

As solicitações de exames laboratoriais complementares como por exemplo os de sangue e de urina, os radiográficos, os tomográficos, os de ressonância magnética e as internações solicitadas por cirurgiões-dentistas não poderão mais ser recusadas pelos planos de saúde.
A determinação, vale também para profissionais que não pertençam à rede credenciada. A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Súmula Normativa número 11, de 20 de agosto 2010.
De acordo com a Súmula Normativa N0 11, o cirurgião-dentista tem autonomia inclusive para solicitar a internação em casos pertinentes à odontologia e/ou à medicina conjuntamente. Neste último caso, a equipe cirúrgica continua a ser chefiada por um médico.
Tal medida vem a resguardar e a respeitar o direito dos pacientes possuidores ou não de planos de saúde, uma vez que na maioria das vezes quando recebia do seu cirurgião-dentista uma prescrição, solicitação de exames, ou internação, o mesmo tinha que 'revalida-los' junto a um médico, através de uma consulta, encarecendo com isso os custos das operadoras e aumentando o tempo de espera para o início do tratamento das enfermidades e das lesões bucais de repercussão sistêmica, muitas vezes de evolução rápida ou em estágios avançados da doença.
As operadoras de planos e seguros de saúde, e respectivas redes credenciadas já estão devidamente notificadas sobre Súmula Normativa N0 11.

fonte:Dental Press
Imagem:Estilogger

Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade feminina

Um estudo da Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina.
A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália indica que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.
Os cientistas apresentaram a pesquisa em uma conferência sobre fertilidade na Suécia. Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.
De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se esta não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.
A doença periodontal já foi ligada a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.
"Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber. Este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores a serem modificados para a mulher elevar as chances de uma gravidez", afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.
De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.

fonte: Folha de São Paulo
Imagem:R7

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em cada 10 moradores, sete usam dentadura em distrito no Sul do ES

Tijuco Preto é uma vila de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, que tem menos de mil habitantes. Pode ser difícil imaginar, mas em cada dez pessoas, sete perderam a arcada dentária inferior ou superior. E por esta razão precisam usar dentaduras.
Segundo a cirurgiã-dentista Núbia Gomes Moreira, autora do levantamento na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a perda pode ser uma das mais altas do país. "Existem pacientes que extraíram os dentes aos 12 anos por que não tiveram acesso ao tratamento odontológico. A vila fica muito distante da cidade, cerca de 50 quilômetros, uma dificuldade para o trabalhador rural", explicou Núbia.
Dona Almerinda Neimug é lavradora, ela extraiu os dentes quando tinha apenas 15 anos. "Era de costume na época, quando completava 15 anos era a idade certa de tirar os dentes", contou a lavradora. Uma outra moradora arrancou os dentes e colocou dentadura por que os dentes estavam estragados, bem inflamados, assim o dentista preferiu retirar.
A dentista explicou que na região as pessoas perdiam os dentes por causa da questão cultural, baixa escolaridade, baixa renda, fácil acesso ao açúcar e a facilidade de encontrar profissionais ilegais sem nenhum tipo de formação, tudo facilitava a perda precoce dos dentes.
A realidade está começando a mudar, agora a comunidade tem duas dentistas e começou a mudar os hábitos. Os moradores estão fazendo preventivo e um trabalho educacional intenso, principalmente, com as crianças. Quem sabe assim as futuras gerações terão dentes originais.





fonte:Globo.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Universidade americana quer provar que é possível escovar os dentes com chocolate

Um estudo em desenvolvimento na Universidade de Nova Orleans, nos EUA, diz ser possível que em um futuro breve usemos o fluoreto de cacau nas escovações, pois o pó seria capaz de proteger o esmalte dos dentes e ser aplicado nas pastas de dente.
O estudo já está sendo realizado em animais. Entretanto, demorará cerca de quatro anos para ser testado nos seres humanos. Por isso, enquanto não se comprova esta nova faceta do chocolate, resta um maior cuidado principalmente com a chegada das estações mais frias, quando o consumo de chocolates aumenta consideravelmente.
Se não for possível evitar o consumo , vai uma dica para ser repassada aos clientes " chocólatras" : hora de escolher o chocolate, adotar a versão meio amargo, pois contém menos açúcar. O alerta deve ser que os chocolates mais "grudentos" e crocantes além de ter uma remoção mais complicada, causam mais danos.

fonte:CRO/RJ
imagem:Ativa Saúde