ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 9 de setembro de 2012

Técnica retira grande quantidade de células-tronco dos dentes de leite


No Brasil, a cura pode vir dos dentes das crianças. O Instituto Butantan, em São Paulo, criou uma técnica inédita no mundo para retirar células-tronco dos dentes de leite em grande quantidade.
A janelinha já abriu, fechou e está prestes a abrir de novo. Foram seis dentes de leite que Maria Fernanda Barros, de 7 anos, perdeu.
No laboratório de genética do Instituto Butantan, em São Paulo, os dentes de leite têm outra função. Da polpa, a parte avermelhada, os cientistas extraem e multiplicam células-tronco, capazes de regenerar ossos, músculos e até neurônios. As pesquisas, que tiveram bons resultados com animais, ganharam impulso com a descoberta.
Um dos desafios dos tratamentos com células-tronco é a necessidade de uma grande quantidade de células, cerca de 70 milhões para um paciente que pesa 70 quilos. Com a nova técnica, os pesquisadores conseguiram o milagre da multiplicação e ele é mais simples do que se imagina.
Mergulhada em uma solução de aminoácidos e proteínas, a polpa produzia dois bilhões de células em uma semana e era descartada. Os pesquisadores descobriram que ela podia ser reutilizada em outras soluções iguais. Em seis meses, o número de células pode passar de cem bilhões.
 “Célula de polpa dentária não provoca rejeição no paciente. Ela é compatível com diversos pacientes.
Para aproveitar a polpa, o dente deve ser extraído no dentista e levado dentro de 72 horas para o laboratório. A aplicação em humanos ainda depende de novas pesquisas. A ideia é que nos próximos anos, as pessoas possam armazenar a polpa, que pode salvar vidas, em bancos de células-tronco. Com uma vantagem :
Não existem implicações éticas na utilização da polpa porque essa polpa é descartável, ela é praticamente jogada fora pelas crianças. A grande vantagem das células de polpa de dentes é que são células normais. Não são geneticamente manipuladas", aponta a geneticista do Instituto Butantan, Irina Kerkis.
 
fonte e imagem: Jornal Nacional

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Óleo de coco ajuda a combater cáries, diz pesquisa

Uma pesquisa científica afirma que óleo de coco ajuda a combater uma bactéria responsável pelo surgimento de cáries nos dentes e que o produto poderia ser usado em artigos de higiene bucal.
Cientistas irlandeses do Instituto Athlone de Technologia, de Dublin, dizem que o produto, após ser tratado com enzimas, impediu a evolução da bactéria Streptococcus, que é uma das maiores causadoras de cáries.
A deterioração dos dentes é um problema que atualmente afeta de 60 a 90% das crianças de países industrializados.

Aftas

Em uma palestra na Conferência da Sociedade de Microbiologia, foram apresentados os resultados da pesquisa que testou os impactos dos óleos de coco, de oliva e vegetal nos seus estados naturais e após tratamentos com enzimas, em um processo similar a digestão.
O óleo de coco foi o único que conseguiu conter a bactéria que é encontrada na região bucal. Além disso, outro benefício apontado é que ele pode evitar aftas.
O pesquisador do Instituto Athlone de Technologia, Damien Brady, disse que o produto funciona bem em baixas concentrações e pode ser uma alternativa atraente ao uso de aditivos químicos.
"Com o aumento da resistência bacteriana, é importante que nós voltemos a nossa atenção para o combate a infecções de microorganismos", disse.
A pesquisa irlandesa está estudando ainda formas de controlar a evolução bacteriana no intestino humano e a descoberta pode ter implicações na saúde do sistema digestivo. (BBC)

fonte e imagem: Site Dental Press