ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pacientes das UTIs da rede estadual ganham tratamento odontológico

Garantir o bem-estar de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não depende apenas da atuação de médicos e enfermeiros. No Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, dentistas integram a equipe multidisciplinar da UTI e fazem atendimento odontológico diário dos pacientes. O projeto é piloto e tem o objetivo de reduzir a proliferação de bactérias por conta da falta de higienização oral. Em dezembro, os profissionais de toda a rede passarão por treinamento para que a iniciativa chegue as outras unidades do Estado.
Com a mudança de atribuições no setor odontológico dos hospitais, o Estado desenvolveu o projeto pioneiro de integrar dentistas ao tratamento de pacientes na UTI. Os profissionais farão diagnóstico de problemas já existentes, os tratamentos necessários e a higiene diária.
– A pneumonia associada à ventilação é a segunda maior causa de infecção dos hospitais. E o maior foco é a placa bacteriana. Se o paciente não for higienizado na UTI, a placa vai aumentando ao longo do tempo de internação e as bactérias ficam mais resistentes – explicou Viviane Albuquerque, responsável pelo setor de odontologia da rede estadual de Saúde.

Profissionais capacitados durante três meses

Os profissionais do Albert Schweitzer passaram por três meses de treinamento. São 30 dentistas que agora estão aptos para tratar os 19 pacientes da UTI da unidade. A partir dessa experiência, será criado um protocolo único de atendimento para implementação do projeto em todos os hospitais da rede estadual.
A higienização bucal dos pacientes é feita diariamente com escova e pasta dental. Os profissionais também utilizam fio dental e vaselina para lubrificar lábios e boca, que em alguns casos ressecam por conta da entubação.
Segundo o coordenador da odontologia do Albert Schweitzer, Carlos Dantas, o retorno é o melhor possível.
– As famílias constatam esse cuidado a mais com o paciente. Aumentamos o bem-estar dessas pessoas, que se sentem melhor – disse Dantas.

fonte e imagem: Imprensa Oficial do RJ

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 DE OUTUBRO - DIA DO DENTISTA

Suas mãos hábeis e seu olhar cuidadoso fazem de você um bom profissional. Mas trabalhar com o símbolo universal da felicidade faz de você o melhor profissional!
O sorriso transmite felicidade, abre caminhos, conforta, motiva e une as pessoas.
Todo mundo tem motivos de sobra para sorrir. Mas para fazer isso sem nenhuma vergonha, sem medo de ser feliz, existe um profissional que dedica sua vida a cuidar de tudo o que vemos em um belo sorriso. 
Esta é sua importância e por isto hoje sorrimos para você!

Parabéns e Feliz Dia do Dentista para todos nós!!!

" Dividir um sorriso é multiplicar a felicidade! "  





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tecnologia ajuda a cuidar dos dentes e transformar sorrisos



fonte: R7

Sapatos bizarros tem um monte de dentes em sua sola

O pessoal do estúdio de design Fantich and Young teve uma ideia criativa e um tanto bizarra. Eles criaram o Apex Predator Shoes, um sapato social com a sola toda coberta com dentes. É interessante, mas até estranho de olhar.



fonte e imagem: Site Rockntech

Universidade nos EUA divulga resultado de transplante de face 7 meses após a cirurgia

O Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira o resultado de um transplante de face realizado há sete meses. A equipe médica acredita que foi o maior já feito no mundo. Um americano da Virgínia foi submetido à cirurgia de 36 horas, e agora já consegue se alimentar pela boca, sentir o gosto da comida e os odores, coisa que não podia fazer antes.
A cirurgia de Richard Lee Norris aconteceu em março. De acordo com informações da rede americana NBC, a equipe médica fez o possível para deixar o rosto do paciente o melhor possível, do ponto de vista estético. O transplante incluiu ainda a substituição de dentes, língua, pele, maxilar, nervos, tecidos, músculos e couro cabeludo.
- Pelos últimos 15 anos, eu vivi recluso, me escondendo atrás de uma máscara cirúrgica, fazendo as minhas compras à noite, quando há menos gente em volta - declarou Norris, em um comunicado liberado pela universidade. - Eu agora posso caminhar ao lado das pessoas, e ninguém repara em mim. Meus amigos seguiram com as vidas deles, formaram famílias e carreiras. Agora eu posso começar a trabalhar na nova vida que me foi dada.
Richard Norris se feriu em um acidente com uma arma em 1997, e não conseguia sentir o cheiro ou gosto das coisas desde então. Segundo os médicos, agora a função motora do lado direito do rosto do americano é 80 % normal, enquanto do lado esquerdo ele recuperou 40% dos movimentos.
O transplante foi liderado pelo Dr. Eduardo Rodriguez, cirurgião plástico, professor da Escola de Medicina da Universidade de Maryland.
- Richard está superando minhas expectativas, tão pouco tempo depois da cirurgia, e ele merece muito crédito pelas incontáveis horas praticando as funções da fala fortalecimento dos novos músculos faciais. Ele é um dos indivíduos mais corajosos e comprometidos que conheço - declarou Rodriguez.


fonte e imagem: Jornal Extra


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dente de 6,5 mil anos com cera de abelha pode ser 1º vestígio de dentista


Um dente de 6,5 mil anos de idade encontrado na Eslovênia, no Leste Europeu, pode ser o vestígio mais antigo da existência de um dentista, aponta um novo estudo italiano publicado na revista científica "PLoS One". Isso porque a coroa continha um preenchimento de cera de abelha que pode ter sido aplicado para diminuir a dor e a sensibilidade da pessoa.
Os pesquisadores, liderados por Federico Bernardini e Tuniz Claudio, do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica, analisaram um osso de mandíbula que incluía um dente humano.
Trabalhando em conjunto com o laboratório de física Sincrotrone Trieste e outras instituições, a equipe concluiu que a cera foi aplicada na época da morte do indivíduo, mas não é possível saber se foi antes ou depois.
Se o material foi colocado antes, provavelmente se destinou a reduzir o desconforto provocado por uma rachadura vertical nas camadas de esmalte (externa) e dentina (mais interna).
Segundo Tuniz, o desgaste severo do dente ocorreu possivelmente por um uso em atividades não alimentares, como a tecelagem, normalmente feita por mulheres do período Neolítico – entre 10 mil a.C. e 3 mil anos a.C.
Evidências odontológicas na pré-históra são escassas, por isso esse novo objeto pode ajudar a fornecer informações sobre os primeiros "consultórios" dentários. A descoberta, de acordo com Bernardini, pode ser a evidência mais antiga de odontologia e terapia paliativa dental em toda a Europa.

fonte e imagem: globo.com

03 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO DENTISTA


O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 03 de outubro. A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.
Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.

Desejo a todos amigos Dentistas que assim como eu amam sua profissão um Feliz Dia Mundial do Dentista!!! 


Dra. Priscilla Direnna

fonte: Imagem Diagnóstico
imagem: Blogspot Santo Antonio na Net

terça-feira, 2 de outubro de 2012

7 Hábitos que Evitam o Mau Hálito

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais. De acordo com o dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o mau hálito pode ser um alerta de que o organismo não está equilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente.
O problema ainda tem impacto social, causando constrangimento tanto ao portador, que evita o contato com outras pessoas, quanto a quem está por perto e fica sem jeito de manifestar incômodo e buscar distância do mau cheiro. Hábitos que evitam a situação, entretanto podem ser empregados sem muita dificuldade e afastar momentos inconvenientes.

1- Coma de três em três horas

Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia. "Nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração", afirma o dentista Marcos. Segundo o especialista, essa é uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente. Por isso, fazer três grandes refeições ao longo do dia, intercaladas com lanchinhos, é uma boa estratégia para evitar o mau hálito, além de ser fundamental para uma dieta equilibrada.

2- Beba água

A salivação é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é água, a hidratação também ajudar a evitar a halitose. "No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes", afirma o especialista Marcos.


3- Escove a língua

Você tem o costume de limpar a língua quando escova os dentes? Se não tem, é bom criar o hábito. Um dos sítios que promovem maior liberação de compostos de enxofre é a língua, quando há presença de saburra lingual, originada pelo acúmulo de restos de alimentos e células da mucosa bucal, além de bactérias. Para evitar o problema, o cirurgião-dentista Ruy Francisco de Oliveira é diretor do Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose (CETH) recomenda o uso de raspadores de língua. "Eles removem 98% da massa bacteriana depositada na língua", afirma.

4- Priorize alguns alimentos

"Mastigar estimula a salivação, o que ameniza o mau hálito, mas alguns alimentos promovem uma limpeza bucal ainda maior", diz o dentista Marcos. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi; opções cruas e com casca, como a maçã e o pepino; e adstringentes, como o gengibre.

 
 
5- Masque um chiclete sem açúcar

Embora não substitua a escovação, o chiclete sem açúcar é um coringa que não pode faltar na bolsa ou mochila de quem não para em casa. "A mastigação da goma ajuda a higienizar os dentes e seu sabor disfarça o mau hálito", afirma o especialista Ruy. Assim que possível, entretanto, faça uma boa limpeza com escova, raspador e fio dental. Se recomendado pelo seu dentista, ainda, invista em um enxaguante bucal.


6- Use fio dental

"Uma higiene bucal completa inclui escovação dos dentes, raspagem da língua e uso do fio dental", diz o dentista Marcos. Embora o terceiro item seja frequentemente desprezado, ele é fundamental para uma boa limpeza e, consequentemente, para evitar o mau hálito. "Ele tira os resíduos acumulados entre os dentes, local que a escova nem sempre alcança", explica.


7- Descubra a causa

Não é apenas o jejum ou a má higiene bucal que podem levar a um quadro de halitose. Doenças como o diabetes também podem estar por trás do problema e, em muitos casos, o paciente nem sabe que é portador do problema. "O profissional deve fazer uma avaliação cuidadosa do paciente com o objetivo de eliminar todas as doenças que predispõem a formação da saburra", alerta o cirurgião-dentista Ruy. Para não levar um susto durante a consulta de rotina com o dentista, realize check-ups anualmente.

fonte: Portal R7
imagem: Portal medicodentista.org