ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 27 de novembro de 2012

“Limpando até a alma”, brinca Adriane Galisteu em ida ao dentista

Adriane Galisteu não se incomodou em dividir um pouco de sua intimidade na web.
Via Twitter, a apresentadora mostrou que foi ao dentista fazer uma bela limpeza nos dentes.
— Cuidando do sorriso. Sorriso largo, sorriso aberto do jeito que eu gosto.
Em uma segunda foto, Galisteu brincou com o procedimento feito na cadeira do dentista.
— Limpando até a alma [risos].

fonte e imagem: R7

Jovem que teve todos os dentes arrancados por dentista volta a sorrir

O jovem que teve todos os dentes arrancados por um dentista há três anos voltou a sorrir. Os dentes de César Oliveira Ferreira foram recuperados com o trabalho voluntário de cinco profissionais que realizaram cirurgias, fizeram tratamento e reabilitação do jovem. Em três anos de tratamento, três cirurgias foram realizadas.
Em setembro de 2009, César foi ao dentista para extrair dois dentes que estavam com cárie, mas teve todos arrancados. O jovem, na época com 17 anos, entrou em depressão, não quis mais ir para a escola e tinha dificuldades de falar e de comer.
César havia sido atendido no HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) pelo dentista Wilson Oliveira Santos. Os dentes haviam sido extraídos sem a permissão da família. Para o Ministério Público, houve negligência. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) atestou que apenas dois dentes estavam com cáries e estragados e os outros em perfeito estado.
Com a prótese, o garoto agora tem uma vida normal. Para o dentista e voluntário do tratamento, Toni Arcuri, além da recuperar o sorriso também houve a recuperação da autoestima.
Wilson Oliveira Santos a foi indiciado por lesão corporal e condenado a pagar R$ 51 mil de indenização para a família. O dentista ainda está sob investigação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

fonte e imagem: R7

Henri Castelli leva Lucas ao dentista

Atencioso, Henri Castelli desempenhou uma de suas funções como pai nesta segunda-feira (26). O ator levou o filho, Lucas, a uma consulta no dentista. "Meu pequeno meio apreensivo aqui no dentista. #amordaminhavida", escreveu ao compartilhar uma foto do menino, da relação com a modelo Isabeli Fontana, no Instagram.
Na última semana, Henri curtiu uma temporada de férias em Natal (RN). Além de conhecer algumas praias da cidade nordestina, o ator postou fotos da diversão também no Instagram. A última participação do ator em novelas foi em "Gabriela".

fonte e imagem: Revista Quem

Daniel Rocha recebe cuidados do pai dentista

Daniel Rocha mostrou que não descuida da sáude. O jovem ator visitou o consultório e recebeu os cuidados de ninguém menos que o próprio pai, o dentista Cledson. "Papai cuidando do meu sorriso", contou ele, ao compartilhar uma foto ao lado dele no Instagram, na última quarta-feira (21).
Depois de ter feito sucesso com o personagem Roni de "Avenida Brasil", que lhe rendeu uma indicação no 6º Prêmio QUEM 2012 na categoria revelação, Daniel emendou o trabalho da novela com outro. Atualmente, ele participa ao lado de Izabel Goulart do quadro "Garota Fantástica", do "Fantástico". 

fonte e imagem: Revista Quem

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Remoção do siso evita que os outros dentes encavalem e previne infecções


Quando o siso começa a sair, na maioria das vezes, ele atrapalha a arcada dentária por ter um tamanho incompatível com o restante dos dentes.
Para evitar que isso aconteça, os dentistas geralmente optam por removê-lo, como explicaram os cirurgiões bucomaxilofaciais Sidney Neves e Gabriel Pastore.
Essa extração previne também infecções graves, lesões que causam perda óssea e problemas na ATM (articulação temporomandibular).
Em alguns raros casos, o dente nasce de maneira harmoniosa e a retirada não é necessária. No entanto, grande parte dos pacientes tem problemas, especialmente se parte do siso fica encoberta pela gengiva – isso pode causar uma infecção e pode levar até mesmo a morte. Por isso, a extração é indicada principalmente como prevenção para essas e outras complicações.
O ideal é que o dente seja removido até a formação de um terço da raiz, ou seja, normalmente antes dos 18 anos. Quanto mais tarde for feita a remoção, mais dolorido é o processo e a recuperação.
Dependendo da posição do siso e da quantidade de osso envolvida na cirurgia, é possível tirar até 4 dentes de uma só vez. Mas normalmente, são extraídos 2 do mesmo lado por vez para que o paciente sempre tenha o outro lado para mastigar.
A cirurgia dura em média 40 minutos e o acesso é sempre por dentro da boca. Cerca de 12 horas após a remoção, por causa da força aplicada sobre o dente, é normal aparecer um inchaço que dura de 3 a 4 dias. Nesse período, é importante tomar sorvete para diminuir o inchaço e o sangramento, comer alimentos pastosos e macios e evitar tomar coisas quentes, pelo menos nas primeiras 24 horas.
Além disso, os especialistas não recomendam fazer força, exercícios físicos e abaixar a cabeça para pegar objetos no chão já que isso pode levar o sangue para a cabeça e atrapalhar a coagulação.
Dormir com a cabeça mais alta que o corpo, por exemplo, com dois travesseiros, também pode contribuir para uma boa recuperação, assim como escovar os dentes corretamente para prevenir infecções.
 
 fonte e imagem: Globo.com (Programa Bem Estar)

27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, diz Associação de Odontologia

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) afirma que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso. “O problema básico é que a educação para a saúde ainda é deficiente. A ação governamental ainda é insuficiente”, diz Newton Miranda de Carvalho, presidente da ABO
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação. Segundo Carvalho, “as 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis”.
Aline Lopes, dentista de um núcleo de saúde da família em Samambaia, cidade do Distrito Federal, destaca a importância da atuação de uma equipe como essa na comunidade. ”A grande vantagem é que a gente consegue ficar próxima do paciente. Eu conheço as famílias que atendo. Consigo rastreá-las, acompanhá-las desde a raiz dos seus problemas”, afirma.
O Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo, mas “a má distribuição geográfica é o problema” , diz o presidente da ABO. Ele explica que, em um simples exame, o dentista pode detectar o início de problemas que vão de uma simples cárie até algo mais sério, como o câncer de boca.
"O câncer bucal esta aumentando de forma absurda. Em 2012, estimamos que cerca de 7 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Para 2013, estimamos 14 mil. Isso é um índice muito alto, está dobrando em pouco espaço de tempo. É o fumo, o álcool, o sol sem proteção, a radiação ataca o lábio", afirma Carvalho.
Além disso, o presidente da ABO explica que a literatura científica médica e odontológica é rica em exemplos de relações comprovadas entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e até o nascimento de bebês prematuros.
Newton de Carvalho recomenda a ida ao dentista de seis em seis meses. “Que escovem os dentes de três a quatro vezes por dia e não deixem de ir ao dentista. Não é só quando o dente dói que devemos ir ao dentista. Muitas vezes quando o dente dói, o problema já está avançado.”
 
fonte e imagem: Revista Época