ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto de Lei exclui competências do Cirurgião Dentista quanto à Radiologia

Encontra-se tramitando no Congresso Nacional, aguardando parecer da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o PL-3661/2012, para alteração da Lei 7394, de 29 de outubro de 1985, com a finalidade de dispor sobre o exercício das profissões de Técnico e Tecnólogo em Radiologia e de Bacharel em Ciências Tecnológicas.
O CFO conclama as Entidades da Classe para que contactem (através de e-mail, telegrama, etc…) os Membros da referida Comissão, com a finalidade de opinar sobre a matéria, considerando que ela afronta as competências do Cirurgião-Dentista, principalmente em seu artigo 1º, parágrafo único, inciso I e no seu artigo 2º, incisos III e IV.
 
Art. 1º A Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, passa a vigorar com as seguintes alterações:
Art. 1º Esta Lei regula o exercício das profissões de Bacharel em Ciências Radiológicas, Tecnólogo em Radiologia e Técnico em Radiologia no emprego das técnicas radiológicas e imagenológicas nos setores da saúde, da indústria e dos serviços, nas seguintes áreas:
I – radiologia convencional;
II – imagenologia;
III – radioterapia;
IV – medicina nuclear;
V – radiologia e irradiação industrial;
VI – radioinspeção de segurança.
Parágrafo único. São atividades inerentes às áreas de:
I – radiologia convencional: obtenção de imagens por equipamentos geradores de radiação ionizante para subsidiar diagnóstico médico, odontológico ou veterinário;

Art. 2º São condições para o exercício das atividades nos respectivos setores de que trata esta Lei:
 
III – ser portador de certificado de conclusão do ensino médio e possuir formação mínima de Técnico em Radiologia com habilitação específica em um dos setores a que se refere o art. 1º;
IV – estar inscrito no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia e encontrar-se no pleno gozo de seus direitos profissionais.
 
É importante que nossas instituições se mantenham atentas e contactem os Parlamentares para mostrar nossas competências com relação à Radiologia Odontológica.
Esclarecemos que o Deputado Federal Eleuses Paiva solicitou a realização de Audiência Pública para discutir o PL-3661/2012 e, em face disto, tem o prazo de cinco Sessões Ordinárias, a partir de 05.09.2012 para a apresentação de emendas.

Conclamamos a todos para ficarmos atentos.

Atenciosamente,

AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES, CD PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
fonte: CRO - MT

Saiba mais sobre o Herpes...



fonte: Programa Bem Estar

Dividir objetos pode aumentar o risco de doenças e infecções na boca


Dividir um copo, uma garrafa na academia e até mesmo um batom é um hábito comum entre algumas pessoas, mas que pode trazer riscos à saúde.
Ao compartilhar um copo, por exemplo, é possível pegar herpes, hepatite A, amigdalite e também viroses respiratórias, como explicou o infectologista Caio Rosenthal no Bem Estar.
Para proteger a saúde da boca, a dica é lavar com água e sabão latas, garrafas e copos antes de serem usados; não adianta passar papel higiênico.
Não é recomendável dividir também escovas de dente, aparelhos de barbear e batons. Esse hábito de compartilhar pode ou não causar problemas – o que determina isso são fatores como a resistência imunológica da pessoa, a temperatura local e o tempo de permanência dos microorganismos nesses objetos.
Os médicos alertaram também para o beijo, que pode transmitir as mesmas doenças transmitidas pelo copo, mas com muito mais riscos por ser um contato ainda mais direto. Porém, a troca de salivas só é um sinal de alerta se uma das pessoas tiver uma doença não tratada, ou seja, pessoas saudáveis não devem se preocupar.
Uma das doenças infecciosas causadas pela troca de saliva é a mononucleose, comum entre os adolescentes. Normalmente confundida com amigdalite, a doença não é grave e é diagnosticada por um exame de sangue. O vírus causador dessa infecção deixa a região do pescoço inchada, mas pode ou não aparecer, assim como o vírus do herpes.
O beijo também pode transmitir o vírus do herpes, assim como a divisão de copos, batons e também talheres. Porém, ele só é transmitido quando está “ativo”, ou seja, quando a lesão está aparente na boca ou nos lábios. Por isso, pessoas que têm herpes e estão em períodos de crise devem evitar contato com crianças, pessoas doentes e idosos.
Baixa imunidade, estresse, exposição solar e machucados são alguns dos fatores desencadeantes para os surtos do vírus do herpes. Normalmente, as lesões aparecem sempre no mesmo lugar, mas isso não é uma regra. Segundo o infectologista Caio Rosenthal, o tratamento da doença, feito com pomadas e comprimidos, é pouco eficaz.
A baixa imunidade também pode desencadear o surgimento das aftas, lesões que aparecem na mucosa interna da boca. Não há informações do que pode causar as aftas, mas o que se sabe é que há uma tendência genética. As lesões, que duram mais ou menos 12 dias, podem ser desencadeadas também por machucados na boca, alterações hormonais, estresse e até sensibilidade a alguns alimentos.
Por exemplo, abacaxi e tomate, que são ácidos podem aumentar a acidez na boca e causar a afta. Se isso acontecer, é importante manter a boa higiene bucal para que a escovação diminua essa acidez – outra solução é fazer bochecho com água e bicarbonato de sódio, mas nunca aplicar o bicarbonato diretamente na afta!

fonte e imagem: Programa Bem Estar

LeAnn Rimes processa dentista após diagnóstico errado

LeAnn Rimes abriu um processo contra seu dentista particular, o Dr. Duane C. McKay, informou o site do canal "E!". A cantora norte-americana alega que o profissional errou no diagnóstico de problemas dentários, além de ter lhe dado "coroas precárias", que lhe causaram "uma severa dor de dente, inflamação na gengiva e sangramento gengival crônico".
LeAnn Rimes ainda afirma que, antes disso, sofreu com 9 cirurgias de canal, enxerto ósseo, uma ponte temporária, e "deficiência estética permanente." A cantora ainda diz que sua capacidade para cantar foi comprometida, e estará prejudicada até o fim do tratamento.
 
fonte e imagem: Revista Quem

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ex-BBB Alan Passos usa dente de ouro: 'Coloco de vez em quando'

Alan Passos, ex-participante do "Big Brother Brasil 5", apareceu com um novo visual no camarote Expresso 2222 na noite do último domingo, 10, em Salvador. O ex-namorado de Grazi Massafera está loiro. "Tem três semanas que pintei. Nunca tinha mudado a cor do cabelo. Gosto de ficar inventando", afirmou ele, que também estava com um dente de ouro. "Esse eu coloco de vez em quando".
Trabalhando como DJ e empresário, Alan garante que não voltaria ao programa que o tornou conhecido, e não acompanha a 13ª edição. "Foi o tempo, já deu. Da minha época ainda falo com o Jean (Wyllys, vencedor do "BBB5") e o Rogério (médico que ganhou na época o apelido de Dr. Gê)".

fonte e imagem: Site Ego

A moda é arrancar os dentes da frente. Você faria?

Não pense que o hábito de extrair os dentes anteriores superiores é uma coisa nova. Na África do Sul, especialmente da Cidade do Cabo, isso já acontece há mais de 60 anos. É uma moda que atinge homens e mulheres que querem ficar mais bonitos.
Oito é o número ideal de dentes a serem extraídos, os incisivos, caninos e os primeiros pré-molares. Os jovens chamam a moda como “o sorriso de Cape Flats”, como homenagem ao bairro onde estão muitos praticantes desta modificação corporal.
Isso não quer dizer que estas pessoas andam por aí sem os dentes. Locais de trabalho e outras situações sociais obrigam os praticantes desta moda a terem um sorriso completo. Elas procuram dentistas para a produção de próteses removíveis, sendo que muitas delas são decoradas com ouro e pedras preciosas.
Um professor da faculdade de odontologia da University of Western Cape afirma que toda semana muitos jovens vão lá para terem seus dentes saudáveis removidos, o que a ética da profissão proíbe. Isso não quer dizer que estas mesmas pessoas não acabem procurando profissionais que aceitam um pagamento maior para realizar as extrações. Na semana seguinte os mesmos jovens vão à faculdade para pedir próteses.
(Oddity Central)

fonte e imagem: Site Pipoca de Bits

Energético prejudica os dentes

Para aguentar o ritmo de tantos dias de festa, muita gente apela para o energético, ainda mais com a mistura famosa da bebida com vodka ou uísque, que caiu no gosto dos adolescentes. Além dos riscos já conhecidos da combinação para o corpo – como palpitações, convulsões, desidratação –, as bebidas energéticas podem causar danos irreversíveis aos dentes.
Segundo um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, os níveis elevados de acidez pode ter um efeito corrosivo no esmalte dos dentes. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar nove bebidas energéticas.
Durante cinco dias, quatro vezes ao dia, amostras de esmalte de dente humano eram colocadas no líquido por 15 minutos e depois na saliva artificial por mais duas horas. O autor do estudo Poonam Jain, da Universidade de Southern Illinois, explica que esse tipo de teste simula a exposição que as pessoas submetem seus dentes quando bebem um energético a cada poucas horas.
O estudo afirma, ainda, que o dano no esmalte é irreversível, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade. Para minimizar o prejuízo, é recomendado esperar até uma hora depois de consumir este tipo de bebida para escovar os dentes. Dessa forma é possível prevenir que a acidez se espalhe pela superfície dentária.

fonte e imagem: Site Terra

Designers norte-americanos criam escova de dentes biodegradável

Todos os anos, milhões de escovas de dentes vão parar em aterros sanitários. E o que pode ser feito para reduzir o volume desses resíduos? A ideia veio de uma equipe norte-americana, que criou a Bogobrush, uma escova de dentes 100% biodegradável.
Os criadores são os irmãos John McDougall e Heather McDougall, da Carolina do Norte. Filhos de um dentista, eles esperam que o produto traga consciência ambiental e social nas rotinas diárias das pessoas, segundo o site Earth911.
A escova possui uma alça feita de bambu, cerdas de nylon biodegradável e design ergonômico elegante. Segundo os criadores, a forma cilíndrica permite fácil escovação, já que se adapta a qualquer mão e qualquer parte da boca.
Além de pensar na redução de resíduos, a empresa criou um projeto social. Para cada unidade vendida da Bogobrush, ela vai doar uma escova para pessoas em risco social, por meio da sua rede de parceiros sem fins lucrativos.
A empresa vai começar a vender o produto no mês de março em todo o mundo, mas já aceita pré-encomendas. Cada escova custa US$10,00 (cerca de R$ 20,00), na loja on-line do site da empresa.

fonte e imagem: Msn Notícias

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Into realizará cirurgia de alongamento de mandíbula pelo SUS

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) oferece novo tratamento cirúrgico para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem problemas congênitos de desenvolvimento de mandíbula, atendidos pelo Centro de Cirurgia Crâniomaxilofacial, especializado em doenças do crânio e da face. Trata-se da cirurgia de alongamento ósseo de mandíbula para atender pacientes, de cinco a 15 anos, com deformidades congênitas ou adquiridas em traumatismo.
De acordo com médico Ricardo Cruz, o tratamento de alongamento ósseo de mandíbula (também chamado de distracção osteogênica) é o mais indicado para a correção dessas deformidades. “Existem outras alternativas de tratamentos, mas o alongamento mandibular ou distracção óssea é o mais moderno hoje e consideramos a melhor opção em pacientes jovens com anomalias congênitas ou adquiridas”, disse.

CIRURGIA REPADORA -Essa técnica de cirurgia reparadora tem objetivo de atenuar o crescimento deficiente da mandíbula com o auxílio de um aparelho distractor, fabricado em titânio, que é afixado no maxilar do paciente para estimular o desenvolvimento de tecido ósseo no local. Os movimentos diários do aparelho permitem o alongamento do osso e a consequente melhora funcional e estética.
A recuperação depende de acompanhamento médico e fonoaudiológico por um período de cerca de quatro meses. A meta é melhorar a mastigação e a respiração, além de uma estética mais adequada. .
A ação é coordenada pelo cirurgião Ricardo Cruz, chefe do Centro de Cirurgia Crâniomaxilofacial do Into, e contará com a participação dos especialistas convidados, Nivaldo Alonso, da Universidade de São Paulo e Renato Freitas, da Universidade do Paraná.

APOIO- Referência no SUS, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza desde em 1989 o alongamento ósseo de pacientes com doenças no aparelho locomotor. Ao longo dos anos, o Serviço de Fixadores (Dismetria) do instituto vem desenvolvendo técnicas de aplicação dos aparelhos de fixação externa para tornar os procedimentos cirúrgicos mais confortáveis para o paciente, e com melhores resultados.

CIRURGIA -O Centro de Cirurgia Crâniomaxilofacial do Into atende pacientes com malformações congênitas e deformidades adquiridas em decorrência de traumatismos faciais e de tumores ósseos benignos. A cirurgia crâniomaxilofacial é uma área que reúne três especialidades médicas (cirurgia plástica, de cabeça e pescoço e a intervenção de otorrinolaringologia).

O serviço funciona com uma equipe multidisciplinar - 25 profissionais do Into -entre cirurgiões plásticos e de cabeça e pescoço, cirurgiões-dentistas, médicos residentes, enfermeiras, fonoaudiólogos, psicóloga, nutricionista e assistente social.

fonte e imagem: Dental Press 

Sucesso!!!

Até na cadeira do dentista rs

Perfume de Dentista

Eu Amo Odonto!

" Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente. "

(Steve Jobs)
E viva o carnaval!!! \o/\o/\o/


E vamos às marchinhas de carnaval dos dentistas rs

♪ Maria Boticão, Boticão, Boticão / De dia auxilia / De noite põe a mão... ♪

♪ Olha a dentadura do zezé, será que ela é, será que ela é … será que usaram alginato? será que usaram zoÉ? parece que é porcelana, mas isso não sei se ela é… ♪

♪ A chapa do vovô não pára mais… A chapa do vovô não pára mais… Apesar de colar com Corega, a chapinha tá frouxa demais… ♪

♪ Doutor não quero, doutor não quero, doutor não quero arrancaaaaaaaar. Vem com a cureta, vem com a cureta, vem com a cureta pra tentar restaurar... ♪

♪ Quanto riso, Oh, quanta alegria! São 32 dentes no salão/ O dentista limpando e restaurando todos eles, evitando o boticão… ♪

♪ Bota um implante, bota, meu amor, não quero mais endo, arranca por favor! ♪

fonte: Blog Vida de DentistaVer mais

15 jeitos de enlouquecer um dentista

1-Antes da consulta, coma bastante alho, cebola, mastigue balas grudentas e diga que não teve tempo de escovar os dentes.

2-Leve seus filhos, sobrinhos e amiguinhos para a consulta e diga que não teve com quem deixá-los. Combine com eles de mexerem em todos os objetos da bancada e de brincarem de pique-pega lá dentro.

3-Mostre o dente que dói colocando o dedo bem em cima.

4-Tenha pavor de agulhas. Se puder grite, esperneie e segure a mão do seu dentista na hora da anestesia. E exija sempre a "pomadinha" antes

5-Não economize seu vocabulário. Chame gengiva de "gingiba", raio X de "raio X" e extração de "distração". Insista, mesmo que seu dentista lhe corrija.
  6-Diga que na sua opinião todo plano de saúde médico deveria ter tratamento odontológico grátis.

7-Diga sempre que a anestesia não pegou!

8-Mexa-se na hora do Raio X.

9-Tenha sustos enormes toda vez que seu dentista acionar o motor.

10-Diga para o especialista em ortodontia que você conhece excelentes dentistas que colocam aparelho de graça e com manutenção bem baratinha e ao final do seu tratamento ortodôntico diga que preferia seus dentes como eram antes.

11-Diga que não tomou o remédio que seu dentista lhe passou porque o "cara da farmácia achou melhor você tomar um outro.

12-Faça cara de que vai vomitar cada vez que seu dentista encostar o espelhinho em sua língua.

13-Interrompa a lua-de-mel ou as férias na praia de seu dentista, ligando para dizer que seu provisório caiu.

14-Tente falar alguma coisa toda vez que seu dentista for colocar algo em sua boca.

15-E por fim, na hora do pagamento, faça cara de susto e diga que em frente à sua casa tem uma clínica que só cobra cinco reais pelo mesmo procedimento.
 
fonte: charges.com.br

Consultório de Odontopediatra

9 Dicas para quem tem Dentes Sensíveis

1) Utilize escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;


2) A escovação deve seguir sempre um movimento circular e suave. Nunca horizontal e com muita pressão;

3) Evite cremes dentais clareadores e, se possível, prefira os desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes;

4) Fuja das soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio;

5) Evite tratamentos clareadores sem indicação médica;

6) Consulte seu dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel, principalmente nas fases de dor aguda;

7) Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade;

8) Passe a temperar a salada com azeite e sal, deixando o vinagre de lado por conta do seu alto teor de acidez;

9) Nunca deixe de escovar bem os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, e visite seu dentista regularmente;

fonte: Vya Estelar

Bizarrices!

5 dicas para quem pretende fazer Odontologia

1º – Certifique-se que você gosta de gente: Se a resposta for “não” nem continue a ler o resto. Pra ser dentista tem que gostar. MUITO. Não adianta enxergar cifrões na boca dos pacientes. Você simplesmente não os terá se assim fizer. Mas garanto que o reconhecimento pelo trabalho bem feito tem um sabor inigualável.

2º – Não seja nojento(a): 100% do tempo de sua vida clínica o dentista lida com saliva, sangue ou até mesmo outros fluidos corporais mais nojentos. Não dá pra perder o apetite todo dia.

3º – Goste de estudar: Por mais que eu tente explicar o quanto é preciso estudar, ainda vai ser pouco. Tenho 13 anos de formado e continuo estudando. Ainda não sei nada.

4º – Não namore: Por vários motivos. Além de te tirar o foco, tenho a obrigação de dizer que Odonto é “o curso”. Entrar nele namorando é talvez a maior burrice que um cidadão pode cometer. Falo por experiência própria.
 
5º – Não espere ficar rico: Pode até ser que isso aconteça, o que eu particularmente acho improvável, mas eleve sua expectativa até no máximo “uma vida confortável”. Mais que isso pode ser decepcionante.

E aí ??? Concordam ??? Discordam ??? Acrescentam algo ???

fonte: Blog Vida de Dentista

Cupcake do Dentista

10 dicas para escolher seu Dentista

1-Na primeira visita ao dentista, observe com atenção desde a sala de recepção até o interior do consultório.
Fique atenta(o) aos aspectos relacionados à limpeza do ambiente; à esterilização do material; e ao uso de gorro, luvas, máscara e agulhas descartáveis. Muitas doenças podem ser transmitidas no consultório.

2- Ao passar pela primeira consulta, não se acanhe e peça todas as explicações sobre o tratamento que vai ser realizado em sua boca. É nessa hora que você vai sentir se o profissional é competente ou não. Se não se sentir segura(o), procure outro dentista.

3- Verifique se, no decorrer do tratamento, o profissional ensina como cuidar dos dentes para prevenir futuros problemas. Essa qualidade demonstra que ele se preocupa com a saúde bucal de seus pacientes e não está interessado apenas em ganhar dinheiro.

4- Repare na maneira como o dentista trata seus pacientes, funcionários e, também, na atenção que dispensa`as suas dúvidas. Se ele trata a todos com gentileza, é sinal que fará o mesmo com você.

5- O tempo de formado do profissional não é de vital importância, mas também conta pontos. Afinal, um resultado perfeito do tratamento é o que realmente importa.

6- Não procure um dentista priorizando apenas o lado financeiro.Quando o preço for muito alto, peça descontos e, se for muito baixo, desconfie.

7- Para que sua escolha seja definitiva e segura , deve-se consultar diferentes profissionais a fim de se obter diferenciados orçamentos, que podem ser cobrados ou não.

8- Fique atento(a) para não se deixar levar por propagandas enganosas. Afinal, publicidade não significa competência. O que deve ser levado em consideração é o currículo do profissional e os resultados do seu trabalho. Um bom dentista deve estar bem atualizado e freqüentar congressos para se especializar cada vez mais.

9- Observe a quantidade de tempo que o profissional reserva para cada paciente, e se, entre as consultas é feita uma correta limpeza do consultório.

10- Faça uma análise logo na primeira consulta se houve a preocupação do profissional quanto ao seu problema , ou simplesmente, se o profissional se restringiu a fazer o orçamento.
 
fonte: Site Injoy Blend - Consultoria na área da saúde

7 dicas para comprar com segurança em dentais online

1.Pergunte a seus colegas de trabalho se já compraram em determinada empresa, como foi o atendimento? A empresa é honesta? Pergunte sobre o prazo de entrega, foi cumprido?

2.Pesquise o nome da empresa na Google (apesar de não ser uma referência de confiança estar nas primeiras posições do Google) é muito possível que você encontre o site da e...mpresa e até informações de clientes.

3.Digite o nome da empresa no Reclame Aqui , veja se o nome da empresa aparece, se encontrar alguma reclamação, leia até o final para verificar se o problema foi resolvido. Se a empresa tiver muitas reclamações desconfie.

4.Se você estiver muito desconfiado,entre em contato com a empresa e peça alguma indicação de profissional que tenha comprado com eles, entre em contato e pergunte sobre o atendimento.

5.Procure a empresa nas redes sociais, Twitter e Facebook e veja qual o relacionamento da empresa com seus clientes, procure comentários no buscador do twitter.

6.Entre no site da empresa e compare os preços com outras empresas, se os preços forem muito diferentes se certifique com o vendedor o porque da diferença, pergunte sobre o prazo de entrega e forma de envio. Não acredite em qualquer promoção. Promoções milagrosas costumam se tornar problemas no futuro, pesquise , pesquise e pesquise.

7.Procure informações da empresa no PROCON e faça a reclamação caso a empresa não resolva seu problema.

fonte: Blog Vida de Dentista

 

10 Dicas para um Recém-Formado em Odontologia

1- Não monte sua clínica ou consultório! Calma, explico! Antes de você montar seu próprio consultório, siga a segunda dica.

2- Faça bons Networks durante a graduação, veteranos, professores, amigos de Congressos, amigos de Jornadas ou Jogos Odontológicos… podem ser prováveis empregadores para um recém-formado. E, depois de formado procure amigos, o...u veteranos que já tenham uma clínica montada para poder trabalhar. Conhecer o empregador é o melhor currículo vittae que você pode entregar.

3- Trabalhe como clínico geral e faça muita clínica geral! Nos primeiros anos de formado, faça de tudo, prótese, endodontia, cirurgia, periodontia… Percebo hoje, que muitos dentistas tem uma falta de visão de planejamento de tratamento por não ter tido experiência em outras áreas. Aquele ditado que diz que "Na teoria a prática é outra", vale para Odontologia.

4- Não saia da graduação desesperado por uma especialização! Ao contrário do que você pensa, seus pacientes não querem um profissional que saiba muito de pouco, mas sim um pouco de tudo! Hoje, encaminhar um paciente para um especialista torna-se perigoso, porque você não sabe se ele vai voltar ao seu consultório! Por isso, os primeiros anos são fundamentais para aprender a trabalhar numa clínica, em equipe e não especializando-se.

5- Leia muito! Dentista tem preguiça até de ler a bula dos materiais que usa no dia-a-dia! Depois, bota culpa no material que é ruim ou no protético que não sabe montar uma PT em cima da sua moldagem "perfeita"! Informação não pesa, ainda mais se for da área odontológica, irá te dar prazer! Nem que seja a revista a APCD, ou os Blogs de Odontologia. Fique por dentro pelo menos da sua profissão! Ela é mais dinâmica do que você imagina!

6- Nunca, mas nunca fale mal do trabalho de colegas de profissão para o paciente! Acredite, isto só volta pra você mesmo! Vários irão pedir uma segunda opinião para você, falando mal de outro profissional! Visão budista para o assunto: ache o lado positivo do assunto ou situação. A maioria deles está querendo testá-lo para conseguir uma consulta gratuita. Quebre esta corrente cobrando a sua consulta! Se ele não quer pagar, é melhor perdê-lo!

7- Valorize sua profissão! Desde sua formação coloque como meta primordial! Só assim poderá se orgulhar dela e colher os frutos no futuro!

8- Pense na sua aposentadoria desde o dia em que se formou! O tempo passa muito rápido, e o seu vigor de recém-formado uma hora acaba!

9- Monte sua clínica! Depois de acumular experiência, dinheiro e até um ou mais sócios, monte a sua clínica! Cursos como o Empretec do SEBRAE, ou os vários cursos de empreendedorismo na Odontologia, darão respaldo e segurança para um futuro próspero.

10- Relaxe nos fins de semana e curta com a família, pois nada é mais precioso do que os momentos que você passa com ela.

E isso não tem preço!!!

fonte: Blog Ortodontia para Todos

Pendrive do Dentista

Higienização das escovas dentais

1. Antes de iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão.

2. Também um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois isso diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior. Se houver restos de alimento presos entre os dentes, também deve...m ser removidos antes da escovação com o auxí­lio do fio dental e de escovas interdentais do tipo Prime que se adaptam perfeitamente aos espaços interproximais.

3. Após o término da escovação, preferencialmente com uma escova com mais de 5 mil cerdas e de acordo com a técnica recomendada, todas as superfícies da escova devem ser lava­das com água corrente.

4. Segue-se o procedimento pela remoção do excesso de água com uma pequena batida da escova sobre a palma da mão ou sobre a borda limpa da pia do banheiro.

5. Faz-se então a aplicação do desinfetante através do borrifa­mento do antisséptico oral a base de clorexidina entre 0,12% a 0,2% especialmente na parte das cerdas.

6. Coloca-se o protetor de cabeça que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica.

7. Em seguida, a escova pode ser guardada dentro do armá­rio fechado do banheiro. O antisséptico ficará agindo duran­te todo o intervalo entre as escovações, promovendo assim, uma desinfecção eficiente.

8. Um ponto fundamental é: antes da próxima escovação, a escova deve ser novamente muito bem lavada e enxaguada em água corrente – da mesma forma descrita inicialmente – para a remoção dos resíduos do produto utilizado e também para a remoção dos micro-organismos eliminados.

fonte: IRL Odontologia

Dicas de Decoração do Consultório Odontológico

* Cores como azul claro, verde, amarelo, púrpura, branco e bege podem ajudar os pacientes a manter a calma na sala de espera e na sala de procedimento.

* Coloque pôster emoldurado ou pintura com fotos de sorrisos, por exemplo, ou algo que demonstre a beleza, a estética e a felicidade. Nunca mostre o lado tenso da odontologia.

* Coloque cadeiras confortáveis na sala de espera. Quando os pacientes chegam, alguns deles provavelmente vão estar tensos. A última coisa que esses pacientes necessitam é de esperar em uma cadeira desconfortável que irá levá-los a subir ainda mais a tensão.

* Os livros podem ser uma boa opção e podem mostrar às pessoas o quão longe os procedimentos odontológicos e práticas estão.

* Coloque plantas em diversos locais da área de espera, mesmo sendo artificiais. Elas vão fazer com que o consultório não pareça um ambiente frio e vai adicionar um pouco de vida e cor ao ambiente.
 

fonte: Blog Profissão Dentista

Sorria!

Sorria sempre, mas sorria com a alma, com a felicidade de uma criança, com a pureza de uma flor e com a beleza de um beija- flor.. faça da sua alegria uma arma e uma benção, as vezes um sorriso verdadeiro transforma o dia de uma pessoa, transmita sua felicidade, sua energia positiva para aqueles que precisam e merecem.. esqueça os problemas e seja feliz AGORA, esqueça tudo que te causa sofrimento e dor.. guarde as coisas boas no coração e jogue fora o que não lhe acrescenta em nada, isso faz bem, mantenha sua alto estima lá em cima, e tenha uma luz só sua.. uma luz rara, que transmite de um jeito só seu.. pense em você, acima de tudo e todos, seja FELIZ.

Gugu Liberato dando dicas de saúde bucal no Instagram

E vc já escolheu sua máscara??? rs

Em ritmo de carnaval!!! 5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

1- Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação e mau hálito

2- Passe protetor labial para proteger a boca dos raios solares

3- Coma maçãs. São alimentos detergentes que limpam os dentes na falta da escova

4- Depois de comer, caso não dê para escovar os dentes, as gomas de mascar sem açúcar disfarçam o mau hálito e neutralizam o pH da boca

5- Não fique muito tempo sem comer. Grandes períodos de jejum são um prato cheio para o mau hálito.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Claudia Colucci lista mudanças: “Clareei meus dentes, bronze a jato...”

Claudia Colucci apostou em algumas mudanças no visual para fazer bonito pela escola de samba Dragões da Real, na madrugada deste sábado (9), em São Paulo. Por outro lado, a ex-BBB garantiu que não fez nenhuma intervenção estética ou alteração radical.
"Não mudei nada no meu corpo. A única coisa diferente é que clareei meus dentes e coloquei lentes neles para corrigir o espaçamento, pode ser isso o diferente. Mas não fiz nenhuma plástica e as medidas estão iguais. Antes do desfile, fiz um bronze a jato. Fiz mais nada”, disse. A sister é uma das musas da agremiação.
 
fonte: Revista Quem

Nathalia Dill coloca aparelho nos dentes e exibe novo visual em Salvador

Nathalia Dill curtiu na tarde deste sábado (9) o bloco Cerveja & Cia, de Ivete Sangalo, de cima do trio da cantora, que animou o Carnaval de Salvador. De óculos escuros verde, a atriz exibiu o novo visual, com aparelho nos dentes.
 
fonte e imagem: Revista Quem

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Herpes está na boca do povo

Carnaval chegando e com ele as doenças também...

Uma coceirinha discreta acompanhada de um leve ardor no canto dos lábios anuncia a saga que está por vir. A vermelhidão, as bolhas e a dor desconcertante e, às vezes, até mesmo febre não tardam a arrebatar a vítima. Sem falar no constrangimento de exibir uma ferida proeminente no rosto. Inicia-se, então, uma via-crucis que irá perdurar por cerca de sete longos dias, dificultando tarefas simples como comer e conversar. Quem já teve uma crise de herpes conhece bem esse martírio. E quem nunca enfrentou o problema não está totalmente livre dele. "Cerca de 90% da população já teve contato com o vírus da doença, mas apenas de 10 a 15% manifestam os sintomas", estima o dermatologista Reinaldo Tovo Filho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional de São Paulo.
Grande parte das pessoas contrai o micróbio na infância, por meio do contato com gotículas de saliva — haja beijocas de tios, tias... — ou brinquedos contaminados. Já na idade adulta, a transmissão costuma se dar, por assim dizer, boca a boca. A moçada que se orgulha de contabilizar o número de beijos ao final da balada tem aí um motivo para moderar na empolgação. Uma vez infectado, cada um depende da capacidade de seu organismo de reagir ao vírus.
A má notícia é que, em quaisquer dessas condições, não dá para se livrar do vírus: o hospedeiro terá que conviver com ele para o resto da vida. O pior de tudo é que, além do desconforto que o enxerido provoca, ele não é tão inofensivo quanto parece. "Em situações mais raras, o herpes ataca o cérebro, provocando meningite, ou os olhos, levando à cegueira", alerta o infectologista Davi Uip, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sem contar que um estudo novíssimo acaba de associar a presença do vírus no corpo à ocorrência do mal de Alzheimer.
A doença deve ser tratada precocemente, quando surgem os primeiros sinais.
Dessa forma, diante da suspeita desse estorvo, é melhor não vacilar e procurar a orientação de um profissional.
 
fonte:Revista Saúde É Vital
imagem:Midia News

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Homem encontra dente humano em pacote de linguiça


Um consumidor britânico encontrou um dente humano dentro de um pacote de linguiça comprado na rede de supermercados Tesco, que recentemente ganhou destaque por admitir que vendia hambúrguer feito de carne de cavalo.
Tony Hinds, de 27 anos, disse que comprou as linguiças para preparar sanduíches para sua festa de aniversário, mas levou um susto ao encontrar um dente humano com uma obturação dentro de um dos pacotes.
O consumidor diz que imediatamente entrou em contato com a Tesco, que o recompensou pelo incidente com um vale-compras no valor de £25 (cerca de R$ 78). Um gesto considerado desprezível pelo Tony, que garantiu ao jornal Daily Mail que nunca mais voltará a comprar na rede de supermercados.
O incidente aconteceu em agosto do ano passado, mas o consumidor decidiu divulgar o ocorrido depois que descobriu que a rede de supermercados vendia hambúrger com carne de cavalo. Segundo Tony, na época ele enviou o produto para análise da Tesco, que em setembro enviou a ele uma carta com os vale-compras e um pedido de desculpas pelo "pedaço de osso" encontrado no pacote de linguiça. Furioso, ele exigiu que empresa reconhecesse que o "osso" era, na verdade, um dente. A empresa manteve o pedido de desculpas, mas em carta ao consumidor se disse "confiante de que o dente não estava dentro do pacote". "O objeto em questão tem uma parte de metal e, durante nossos testes de qualidade, teria sido localizado pelo detector de metais", afirmou a Tesco.
 
fonte e imagem: Revista Época

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Dentista Mascarado

Após deixar a MTV no fim do ano passado, Marcelo Adnet deve entrar no ar na Globo em abril. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
Segundo a publicação, ele começa a trabalhar mês que vem na série O Dentista Mascarado, escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young.
Na produção, Adnet será um dentista atrapalhado que, à noite, vira super-herói e sai para combater o crime. Leandro Hassum e Taís Araújo estariam escalados para o elenco da atração.
Adnet também pode ganhar quadros no Fantástico e ter um programa solo no segundo semestre.
No ano passado, Adnet não quis confirmar os boatos de que iria para a Globo. Na ocasião, ele afirmou que estava avaliando o melhor contrato. 
Em 2011,  a MTV conseguiu mantê-lo no elenco, mas em 2012 a ida para a Globo acabou acontecendo.
O humorista também tem planos para ser pai, mas não marca uma data para realizar o sonho. 
 
fonte e imagem: R7

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acupuntura é alternativa para tratamentos odontológicos


Sempre em busca de alternativas cada vez melhores para os pacientes, gerando mais conforto e bem estar, a comunidade científica encontrou mais uma aliada para realização dos procedimentos odontológicos, a acupuntura.
De autoria do professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Rodrigo Galo, o estudo comparou a eficácia da terapia de acupuntura com o tratamento convencional em pacientes com disfunção temporomandibular. Podendo provocar dores de cabeça, dores de ouvido e zumbido, cansaço dos músculos da mastigação e dificuldade para abrir a boca, a disfunção afeta adultos e crianças.
No tratamento convencional o paciente utiliza uma placa estabilizadora durante a noite. Confeccionada de material rígido, a placa tem função de aliviar as articulações, relaxar os músculos da região e proteger os dentes do desgaste.
O professor concluiu, por meio da pesquisa, que sessões de acupuntura têm a mesma eficácia da utilização da placa. “O resultado positivo vai além da comprovação de que o método é efetivo, existe a comodidade também. A placa deve ser utilizada pelo paciente, toda noite, por aproximadamente 8 horas, que é a quantidade indicada de sono por noite. Já as sessões de acupuntura têm duração média de 20 minutos, uma vez por semana. É muito mais confortável para o paciente”, diz Galo.
Além de poder ser utilizada no tratamento da disfunção temporomandibular, a acupuntura é alternativa também para o pós-operatório de cirurgias em terceiros molares. Em pesquisas na FORP, pacientes que passaram por sessões com as agulhas antes e logo depois da cirurgia revelaram uma redução na necessidade de consumo de analgésico, principalmente nas primeiras horas após o procedimento cirúrgico.

fonte e imagem: Dental Press

Pesquisadores da USP lançam gel dental adequado às crianças

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram desenvolver um gel dental acidulado, com a composição de flúor, especialmente adequado para crianças e com maior proteção contra cáries. Após passar por testes clínicos e aprimoramentos ao longo de mais de cinco anos, o produto foi lançado durante o 1º Congresso Interdisciplinar da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) em São Paulo.
" Encontramos a fórmula perfeita para maximizar o efeito anticárie e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos da ingestão de flúor pelas crianças. Já temos pedidos da ordem de meio milhão de unidades do produto até fevereiro" , contou o cirurgião dentista Fabiano Vieira Vilhena.
" As crianças pequenas, ao escovarem os dentes com um gel convencional, engolem uma grande quantidade do flúor presente na composição do produto, o que pode causar a fluorose dentária" , explica Vilhena. Isso porque os géis dentais convencionais possuem uma concentração de mil a 1,1 mil partes por milhão (ppm) de flúor que, se ingerido em excesso por crianças dessa faixa etária, pode causar um problema caracterizado por pequenas manchas esbranquiçadas - e até mesmo amarronzadas - nos dentes, que é a fluorese.
Desenvolvido em conjunto com a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Bauru, e orientadora de Vilhena, o produto, batizado de " Novo gel dental do Escovinha sabor bubble gum" , tem 550 ppm de flúor em sua composição.
A pesquisa revelou que as crianças que escovaram os dentes com o novo produto por seis meses apresentaram três vezes mais flúor nos reservatórios bucais (como a bochecha e os dentes) do que as que usaram creme dental convencional durante o mesmo período. E que o flúor presente no biofilme dentário do primeiro grupo de crianças é capaz de regular o desenvolvimento bacteriano.
Segundo Vilhena, o gel dental acidulado é mais indicado para crianças na faixa etária de 11 meses até 9 anos, para que obtenham os benefícios de prevenção contra cáries e fluorose. Mas também pode ser usada por pessoas de todas as idades.
Para comercializá-lo, a Oralls celebrou um contrato de licenciamento com a Agência USP de Inovação. O produto será comercializado em supermercados e drogarias do país.

Com informações da Fapesp
 
fonte e imagem: Dental Press

Homem que bebe oito litros de refrigerante por dia perde todos os dentes

 
O hábito de beber muito refrigerante custou todos os dentes de um homem de 25 anos na Austrália. Segundo o “Daily Mail”, os dentistas de William Kennewell alertaram que o seu gosto pela bebida açucarada iria apodrecer os dentes, mas ele ignorou a advertência e, hoje, precisa usar dentadura.
- Eu bebia de seis a oito litros de refrigerante, principalmente de cola, todos os dias - disse.
Kennewell só tinha 13 dentes do lado esquerdo, que precisaram ser removidos.
- Tudo começou porque eu não era fã de água e, como fui trabalhar na indústria hoteleira, eu tinha acesso fácil à Coca-Cola. Os meus dentes começaram a se deteriorar tanto que o meu sangue ficou envenenado e eu cheguei a ficar doente. Mas, com as próteses, a minha saúde melhorou.
Especialistas em saúde, na Austrália, estão usando agora o vício de Kennewell como um estudo de caso para mostrar por que os jovens devem evitar bebidas gaseificadas.

fonte e imagem: Jornal Extra

Gusttavo Lima faz pose na cadeira do dentista

 
Gusttavo Lima não tem problema em compartilhar com os fãs seus momentos de intimidade. Na noite de segunda-feira (4), o sertanejo postou uma foto sentado na cadeira do dentista.

— Meus amores estou aqui dando um grau no sorriso, com meu dentista.
 
fonte e imagem: R7