ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 11 de julho de 2013

“Ato Médico” não tem impacto na Odontologia

Do CRO-SP:

"Na noite de 18 de junho, o plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto de Regulamentação da Profissão dos Médicos, mais conhecido como PL do Ato Médico, que estabelece como atividades exclusivas dos graduados em medicina a formulação de diagnósticos e prescrição terapêutica. 

Em discussão no Congresso Nacional há dez anos, o documento segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) vem a público esclarecer que a decisão não tem qualquer impacto para os cirurgiões-dentistas.
 
Desde 2004, o CROSP trabalhou para que a Odontologia fosse excluída do “PL do Ato Médico”, o que de fato conseguiu. Confira o histórico dessa luta abaixo:

 • 14 e 15/10/2004 - CROSP, CFO (Conselho Federal de Odontologia) e demais Conselhos de Odontologia se reúnem em Brasília e elaboram manifesto denominado "Ato de Saúde", posicionando-se contrários à aprovação do Substitutivo apresentado pelo Senador Tião Viana que interferia na autonomia da Odontologia;
 
• 05/11/2004 - CROSP e CFO se reúnem com o Senador Tião Viana para entrega do manifesto "Ato de Saúde";
 
• 18/11/2004 - CROSP retorna à Brasília para entregar documento com sugestões ao substitutivo, conforme acordado com o Senador Tião Viana. As propostas apresentadas foram acatadas por contribuírem para o aperfeiçoamento do novo substitutivo que seria encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal;
 
• 07/12/ 2004 - Atendendo solicitação do CROSP, Senador Tião Vianna, apresentou novo substitutivo, que assegurou as prerrogativas das demais atividades da área da saúde;
 
• 25/04/2008 - Participação do CROSP em debate realizado entre conselhos de classe do segmento da saúde com o relator do Projeto de Lei, Deputado Federal Edinho Bez.
 
O substitutivo aprovado pelo Senado em 18/6 e parcialmente modificado em 20/6 dispõe no parágrafo 6º do artigo 4º, que “o disposto neste artigo não se aplica ao exercício da Odontologia, no âmbito de sua área de atuação”.
 
Veja o documento aqui."

(CRO-SP)
 
fonte e imagem: Dental Press

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes, entre elas problemas de saúde bucal, como a periodontite e gengivite. Isso é o que mostram Trícia Drumond-Santana e equipe da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em um estudo que teve como objetivo avaliar o impacto da doença periodontal na qualidade de vida de portadores de diabetes mellitus.
Participaram do trabalho 322 diabéticos, de ambos os gêneros, com idade entre 14 e 85 anos, matriculados e agendados para controle médico no segundo semestre de 2004, no Departamento de Endocrinologia do Hospital Dr. Ovídio Nogueira Machado, em Itaúna (MG). De acordo com artigo publicado na edição de março de 2007 dos Cadernos de Saúde Pública, “a doença periodontal tem maior prevalência e gravidade em indivíduos diabéticos quando comparados aos indivíduos não-diabéticos e o impacto na vida diária da doença periodontal nestes indivíduos é pouco relatado na literatura”.
Os pesquisadores observaram que 15,7% dos avaliados foram classificados como periodontalmente saudáveis, 35,2% apresentaram gengivite, 27,7% periodontite leve a moderada e 21,4% periodontite avançada. Os resultados do mostram ainda que aproximadamente 75% dos diabéticos apresentaram impacto negativo na qualidade de vida em pelo menos uma pergunta. Aqueles com periodontite relataram maiores impactos negativos. Incômodo na mastigação, desconforto pessoal e inibição foram os principais problemas citados.
Segundo os especialistas, estudos prévios sobre repercussão da condição bucal na qualidade de vida já haviam demonstrado que alterações da saúde bucal interferem negativamente na qualidade de vida das pessoas afetadas. “Os resultados do presente estudo confirmam essas observações e, indicam que é necessário o desenvolvimento de programas específicos com estratégias que minimizem os efeitos negativos da doença periodontal na qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes mellitus”.

(UOL Odontologika)
 
fonte e imagem: Dental Press 

Consumo de queijo ajuda a proteger os dentes contra cáries

O consumo de queijo e outros produtos lácteos pode ajudar a proteger os dentes contra as cáries. É o que revela estudo divulgado pela Academy of General Dentistry, dos EUA.
Pesquisa sugere que alimentos aumentam pH da boca e previnem aparecimento da condição bucal.
Os resultados aparecem na revista General Dentistry.
Um nível de pH inferior a 5,5 coloca uma pessoa em risco de erosão dentária, processo que desgasta o esmalte do dente. "Quanto maior o nível de pH acima de 5,5, menor a chance de desenvolver cáries", explica o autor do estudo Vipul Yadav.
O estudo indicou que o aumento dos níveis de pH após o consumo de queijo pode ter ocorrido devido ao aumento da produção de saliva, o que poderia ser causado pela ação de mastigar. Além disso, vários compostos encontrados no queijo podem aderir ao esmalte dos dentes e proteger ainda mais contra o ácido.
A equipe acredita que os produtos lácteos não são apenas uma alternativa saudável para lanches ricos em carboidratos e açúcar, eles também podem ser considerados uma medida preventiva contra a cárie.

(Isaude.com)

fonte e imagem: Dental Press

Ana Hickmann na cadeira do dentista: 'Tudo por um sorriso bonito'

Ana Hickmann não é daquelas que faz questão de sempre sair bem na foto. A apresentadora publicou no seu perfil do Instagram uma imagem - meio esquisita - na qual aparece de olhos arregalados na cadeira do dentista durante uma sessão de clareamento : ''Tudo por um sorriso mais bonito'', escreveu na legenda do post.
 
fonte e imagem: Site Ego