ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ganho de gordura abdominal pode aumentar o risco de diabetes

A Diabetes atinge cerca de 347 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No entanto, como não dá sintomas no início, metade das pessoas que têm a doença não sabe e, entre as que sabem, muitas não seguem o tratamento ou não fazem o controle do jeito adequado, como alertaram os endocrinologistas Alfredo Halpern e Ricardo Botticini Peres no Bem Estar da última segunda-feira.
Entre os fatores de risco principais para desenvolver a doença, estão a genética e a obesidade, principalmente o ganho de gordura abdominal, que prejudica o trabalho do pâncreas. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, um paciente pode nem ser obeso, por exemplo, mas ter a aquela barriguinha, o que já aumenta o risco de ser diabético. Por isso, é preciso tomar cuidado com os hábitos de vida e com o controle do peso, como recomendaram os médicos.
Segundo os especialistas, o diagnóstico de diabetes acontece quando o nível de açúcar no sangue está acima de 126 mg/dl. Se estiver em até 100 mg/dl, está no nível normal; entre 100 mg/dl e 126 mg/dl, significa um quadro de pré-diabetes que ainda pode ser reversível.
 
Para avaliar esses níveis, o paciente pode fazer alguns exames - o de glicemia, que tira sangue da ponta do dedo e pode ser feito em um laboratório; o de tolerância a glicose, em que ele toma uma grande quantidade de açúcar e avalia o nível no sangue depois; e o de hemoglobina glicada, que mede quantos glóbulos vermelhos estavam com excesso de açúcar no sangue nos últimos 3 meses.
 
A doença pode ser evitada com a prática de atividade física,  já que o exercício é um fator importante na prevenção da obesidade.
Porém, além de se exercitar, é importante ainda manter uma alimentação saudável e não só controlar o consumo de açúcar, como também o de carboidrato e gorduras, como explicou o endocrinologista João Salles.
Segundo o médico, o risco de desenvolver diabetes é maior quando as mulheres atingem mais de 80 cm de circunferência abdominal e os homens, mais de 94 cm. Por isso, é importante manter o peso, levando uma vida com hábitos saudáveis, para evitar a doença.
Mesmo quem já é diabético, no entanto, precisa também se preocupar com a alimentação. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, o descontrole alimentar é a principal causa da diabetes mal controlada.
 
 
Para evitar esse problema, é importante montar uma geladeira de acordo em casa, sem alimentos como doces, refrigerantes e pães brancos, por exemplo. A dica do médico é optar sempre por integrais, frutas, verduras, legumes e água.
Manter esse controle da doença é essencial para evitar as consequências dela para a saúde. Muitos pacientes que não controlam o problema acreditam que isso pode não ser grave, mas como alertaram os endocrinologistas, por causa do descontrole da diabetes, o paciente pode ter problemas nos rins, olhos e pernas, por exemplo.
Além disso, como a doença lesa os vasos sanguíneos, o paciente pode perder a sensibilidade nos membros e até ter um quadro de amputação, como lembrou o endocrinologista Ricardo Botticini Peres.
Por isso, é importante que as pessoas se preocupem não só com a prevenção, mas também com o tratamento.
 
fonte e imagens: Programa Bem Estar

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dieta vegetariana pode aumentar incidência de cárie

Optar por uma dieta vegetariana pode ser uma questão filosófica, de saúde ou de gosto mesmo. O indicado antes de mudar radicalmente a alimentação é consultar um nutricionista para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em seu prato.
Dentre as dietas vegetarianas existem diferenças. O ovo-lacto-vegetariano, que não come carne, mas consome ovos e produtos com leite, o lacto-vegetariano, que, além das carnes, não aceita ovos em sua alimentação, o vegan, que não come nada que seja de origem animal, entre outros.
 
Segundo o cirurgião-dentista, Luiz Octavio Benatti Jr., a dieta vegan pode ser deficiente em vitaminas lipossolúveis essenciais (vitaminas de gorduras de origem animal) e aminoácidos (proteínas) necessários para ajudar o corpo a reconstruir os tecidos e ossos. “A insuficiência de vitaminas D, K2, e A são a principal razão para que muitos vegetarianos apresentem um número aumentado de cáries”, diz.
Outro ponto é que a maioria das dietas vegetarianas estimula o consumo de nozes, castanhas e frutas secas e desidratadas, que tendem a aderir na superfície dos dentes. Já as frutas frescas, apesar de também serem saudáveis,  podem ser ricas em açúcar (frutose) e acidez. “Quanto mais restos de comida ficam presos aos dentes, mais fácil para o metabolismo de bactérias e o processo de destruição do esmalte”, afirma Benatti.
Para reverter o problema e manter os dentes saudáveis, é indicado consumir azeite de oliva e gordura saturada, como o óleo de coco, além de boas fontes de vitamina D (cogumelos e sol), cálcio (couve) e outras vitaminas e minerais. “Fazer a higiene bucal depois de todas as refeições, incluindo lanches, também ajuda a prevenir a cárie”.

fonte e imagem: Dental Press