ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 1 de dezembro de 2013

Periodontite é a quarta complicação mais comum em pacientes diabéticos

Inflamações na gengiva - as chamadas periodontites - são a quarta complicação mais comum do diabetes em adultos. O problema bucal vem atrás apenas da retinopatia (que afeta os olhos), da nefropatia (problema renal) e da neuropatia (comprometimento dos nervos periféricos). Para os pacientes diabéticos, os cuidados com a higiene oral e as visitas regulares ao dentista devem ser reforçados.
"O paciente com diabetes, quando descompensado, ou seja, com valores de glicemia muito elevados, tem maior predisposição a infecções bucais. A presença destas infecções, por sua vez, contribui para elevar ainda mais a glicemia, o que dificulta o tratamento das patologias orais. Com isso temos um ciclo vicioso", explica o endocrinologista Roberto Zagury.
O mau controle do chamado "açúcar no sangue", a longo prazo, pode ainda causar danos às pequenas artérias que levam o sangue para a gengiva, o que também aumenta os riscos do desenvolvimento de periodontites. Este quadro de inflamação crônica favorece ainda o acúmulo de gordura nos vasos que levam sangue ao coração - maior causa de morte entre os diabéticos.
 
Cuidados especiais
 
Para o atendimento ao diabético, é importante que o dentista esteja capacitado e busque, sempre que necessário, contato com o médico do paciente. Em especial antes da realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos, como implantes dentários, extrações e tratamentos de canal, é preciso uma liberação médica formal, atestando que a glicemia está em níveis adequados. Além disso, outras condições frequentemente associadas ao diabetes, como a hipertensão, também precisam estar controladas.
Para o cirurgião-dentista Renato Zagury, doutor em Implantologia Oral, adaptações no consultório também são importantes para garantir a segurança no tratamento de pacientes com diabetes.
"O dentista deve ter um aparelho para checar a glicemia durante o atendimento e saber reconhecer os sinais da doença. Dependendo do procedimento odontológico, juntamente com o endocrinologista, deve rever a dieta do pós-operatório do paciente com a finalidade de que todos os processos de cicatrização completem-se regularmente", diz.
 
Outras doenças
 
Tratamentos para outras doenças também podem intervir na saúde bucal. O uso de iodo radioativo para algumas patologias da tireoide (como hipertireoidismo e câncer de tireoide ) favorece, com alguma frequência, o surgimento de cáries, por alterar o funcionamento das glândulas salivares. Além disso, os chamados bisfosfonatos, remédios muito utilizados para tratamento da osteoporose, quando em altas doses e por via venosa, podem gerar uma exposição do osso da mandíbula. Essa, porém, é uma reação rara, afirmam os especialistas

fonte e imagem: Jornal Extra