ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 20 de março de 2014

Um dente foi encontrado nascendo dentro do cérebro de um bebê de quatro meses de vida. A criança de Maryland, EUA, que não teve nome identificado, teve um tipo raro de tumor cerebral, que continha vários dentes totalmente formados.
O bebê parece ser a primeira pessoa no mundo a ter esse tipo de tumor cerebral. Ele passou por cirurgia para remover os dentes, e agora, um ano depois, está se recuperando plenamente. O tumor foi descoberto depois de um exame de rotina.
Os dentes se pareciam muito com os encontrados no maxilar inferior dos humanos. Especialistas acreditam que ele tenha surgido a partir da bolsa de Rathke, um precursor embrionário de parte da glândula pituitária. Estes tumores são muitas vezes preenchidos com fluido viscoso, amarelo, contendo cristais de colesterol.
O bebê ainda passa por exames de ressonância magnética constantemente para assegurar de que o tumor não volte a aparecer.
 
fonte e imagem: Primeira Hora

Gusttavo Lima exagera no clareamento dental e vira alvo de piadinhas

Gusttavo Lima quis mostrar seu novo sorriso branco no Twitter, mas acabou virando alvo de piadinhas na Internet. O cantor, que já havia chamado atenção com o clareamento dental no programa de entrevistas da apresentadora Marília Gabriela, do canal SBT, agora ganhou ainda mais destaque nas redes sociais.
"Bora treinar amores???", escreveu ele, antes de começar seus exercícios na academia. Na Internet, começaram a rolar algumas interpretações do clareamento dental de Gusttavo Lima. Entre elas, no blog Morri de Sunga Branca, com a bala Mentex e o personagem do cinema O Máscara.
 
fonte e imagem: Revista Quem

Doença falciforme: pacientes têm mais chance de infecções bucais


A doença falciforme (também conhecida como anemia falciforme) é o problema hereditário mais comum do Brasil: de acordo com o Ministério da Saúde, 3.500 crianças nascem, todos os anos, com a modificação nas hemácias (glóbulos vermelhos), que passam a ter o formato de uma foice. O problema pode levar a AVCs, enfartes, problemas no baço e fígado, além de promover um risco maior para as infecções bucais.
“Uma das complicações bucais mais comuns é a osteomielite, uma infecção grave dos ossos maxilares, que acontece em geral após a extração de um dente feita sem o devido preparo. Também pode haver sensação de dormência prolongada e dor em regiões da face”, explica o estomatologista do Hemorio Alexandre Giannini (o centro tem um serviço de odontologia especializado nesses casos).
Devido aos riscos, portanto, o tratamento do paciente com doença falciforme deve ser multidisciplinar. Antes de qualquer procedimento dentário, o médico hematologista deve ser consultado para avaliar o estado do paciente.
“Quando o paciente está estabilizado, pode-se executar quase todo procedimento dentário (restaurações, limpezas, flúor) normalmente, exceto os que possam gerar riscos de infecção, como extrações”, lembra ainda Giannini.
De acordo com pesquisas, pacientes com a doença hereditária também podem ter mais chances de desenvolver cáries e periodontites (inflamações nas gengivas). Por isso, a rotina de higiene deve ser reforçada. As consultas de rotina com o dentista, que devem acontecer de seis em seis meses, são fundamentais para a prevenção de complicações.

fonte e imagem: Jornal Extra