ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 22 de junho de 2014

Escovar os dentes errado pode causar sensibilidade

Há quem acredite que escovar os dentes com força é a maneira correta para deixá-los limpos. Porém, quanto mais pressão for usada durante a escovação, mais chances de desgastar o esmalte e agredir as gengivas. Quando isso acontece, a dentina fica desprotegida e, assim, os estímulos de temperatura conseguem chegar à polpa, lugar do dente onde ficam os nervos e vasos sanguíneos.
O ideal é passar a escova nos dentes com certa suavidade e atingir todas as áreas possíveis. Para as partes que a escova não alcança, cerca de 35% da superfície dental, use o fio dental. “Se o problema for a escovação a melhor saída é pedir orientação ao dentista e manter uma rotina regular de cuidados com a saúde bucal, com consultas a cada seis meses para evitar o aparecimento ou agravamento de cáries”, diz Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). 
Outras causas do desgaste do esmalte podem ser cáries, excesso de clareamento dental, bruxismo, dentes quebrados, ingestão de bebidas ácidas, alguns tipos de medicamentos e escovação errada.  “A exposição da raiz do dente associada a inflamações nas gengivas (gengivites) pode causar sensibilidade dos dentes”, explica o especialista.  
 
Tratamento
 
Artur explica que há cura para essa dor inconveniente. O processo pode ser mais simples com o combate à cárie e a indicação de cremes dentais que atenuam a sensibilidade. Em casos mais graves, quando o esmalte já sofreu corrosão irreversível, pode ser necessário um tratamento de canal ou a utilização de próteses.
E engana-se quem pensa que esse mal só ocorre com pessoas de mais idade. “Há casos de aumento de sensibilidade desde a infância. Geralmente, também está associado a problemas na escovação dos dentes e ao consumo de alimentos e bebidas com nível de acidez muito alto”, explica o especialista. 
 
fonte: Site Terra
imagem: medicodentista.org

Cientistas britânicos prometem tratamento dentário sem brocas

Os cientistas da universidade King's College London acreditam que eletricidade pode ser usada para fortalecer um dente ao forçar minerais para dentro da camada do esmalte dentário.
Assim, eles esperam que a técnica acabe não só com a necessidade de brocas, mas também de injeções e obturações.
Minerais como o cálcio e fosfato circulam naturalmente para dentro e fora do dente. O ácido produzido pelas bactérias que processam o alimento na boca ajuda os dentes a perder esses minerais.
Na experiência, o grupo de pesquisadores aplicou um coquetel de minerais e depois usou uma fraca corrente elétrica para direcionar os minerais para dentro do dente.
Eles dizem que, assim, o processo, chamado de Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation ("remineralização Eletricamente Acelerada e Aumentada", em tradução livre), reforça o dente.
 
fonte e imagem: BBC