ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ke$ha exibe dente de ouro durante passeio em Nova York


Ao abrir um sorrisão para o paparazzo, a cantora deixou a nova bizarrice à mostra

Ke$ha gosta mesmo de polemizar e chamar atenção. Agora, a novidade da cantora é um dente de ouro, que ela exibiu com orgulho durante um passeio em Nova York. Ao ver o paparazzo, a loira abriu um sorrisão e exibiu um canino reluzente do lado direito de sua arcada.

fonte e imagem:http://ego.globo.com

O charme dos dentinhos separados está na TV, na moda e na música

Anna Paquin, Madonna, Lara Stone e outras beldades com o adorável defeitinho dentário chamado Diastema

Quem disse que ser perfeita é legal? A moda agora é ter dentinhos separados. Não é à toa que Lara Stone é a top número 1 do mundo, segundo o models.com

fonte e imagem:http://ego.globo.com

Será que essa moda pega!?Eu particularmente não gosto.Mas gosto não se discute,não é verdade?!
E vocês, o que acham?!

Chega ao Brasil novo implante de zircônia

A Intermedic Technology, empresa que representa a alemã Z-Systems no Brasil, traz para o mercado brasileiro o novo implante dentário de zircônia, material cerâmico de alta precisão.
De acordo com os cirurgiões-dentistas e pesquisadores da Z-Systems para a América Latina, Paulo Leme e Carlos Veloso Salgado, que intermediaram a vinda do produto, o material foi desenvolvido levando em conta a preocupação com a saúde do paciente.
O principal benefício da zircônia, segundo eles, é que o material cerâmico é livre de metais e, por isso, não provoca reações alérgicas no organismo. Além disso, tem maior biocompatibilidade que os materiais usados até hoje e possui a cor branca, que favorece a estética, pois imita o natural.
Outras vantagens são a redução no tempo de procedimento, uma vez que apresenta menos peças para encaixe, ou seja, 18 para quatro, e o tempo de aplicação de apenas 45 minutos, incluindo assepsia, anestesia e acomodação.
Os cirurgiões observam também que o processo de fabricação da zircônia é totalmente exclusivo, desde a escolha da matéria-prima pura até o processo denominado Bio Hip, alcançando as propriedades exatas compatíveis com a demanda de um implante bucal.
Contudo, neste primeiro momento, somente os cirurgiões-dentistas Paulo Leme e Carlos Veloso Salgado estão certificados pela Z-Systems para executar a técnica no Brasil. A certificação nacional para os demais profissionais está prevista para o mês de outubro deste ano e estará disponível somente para 20 dentistas brasileiros, que possuam perfil qualificado.

fonte e imagem:http://www.dentalpress.com.br

Aleitamento materno minimiza chances de problemas ortodônticos

A amamentação garante inúmeros benefícios para a saúde do bebê, como a redução da incidência de doenças alérgicas, da ocorrência de diarréias, de infecções respiratórias, entre outras. O que ainda poucas mulheres sabem é que o aleitamento materno também pode ser um aliado para minimizar os riscos de problemas ortodônticos no futuro do bebê.
Segundo o Cirurgião-Dentista e mestre em Ortodontia Cássio Selaimen, a criança amamentada no peito sente maior segurança, o que diminui a ansiedade e qualifica as condições do desenvolvimento físico.
— Além dos benefícios já conhecidos, a criança melhora a respiração e exercita toda a musculatura do rosto, auxiliando no crescimento facial — explica.
Uma pesquisa organizada pela Universidade de São Paulo concluiu que as crianças que receberam amamentação exclusivamente materna durante mais os doze primeiros meses de vida apresentaram um risco vinte vezes menor para o desenvolvimento de problemas ortodônticos, especialmente em relação às mordidas cruzadas posteriores.
Cássio lembra que amamentar no mínimo até os seis meses também reduz o uso do bico, causador de inúmeros transtornos.
— Quando a criança está no seio da mãe ela está mais tranqüila, sem ter que compensar a ansiedade com o bico. O artefato utilizado inadequadamente causa problemas como a mordida aberta, o desvio do queixo e respiração bucal, favorecendo alterações inclusive, na estética da face — explica o ortodontista.

fonte e imagem:http://www.clicrbs.com.br

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Retração Gengival

Na hora de tomar um cafezinho ou uma bebida gelada você sente um choque nos dentes?
O primeiro passo para resolver esse problema é procurar um dentista. Ele o examinará, verificando se não existe cárie ou outro tipo de causa para a dor. Se essa alternativa for descartada, é provável que você sofra de
RETRAÇÃO GENGIVAL.
Saiba como evitar a retração gengival e cuidar da saúde de seus dentes.


O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL? É o deslocamento da gengiva causando a exposição do cemento (parte da raiz dentária que deve estar protegida pela gengiva) que provoca uma sensibilidade excessiva nos dentes.

CAUSAS: Uma das causas mais comuns dessa sensibilidade pode ocorrer quando se coloca muita força na hora da escovação ou também por utilizar escovas de dente impróprias, com cerdas muito duras. “Na verdade, até vícios como colocar lápis, caneta ou outros objetos na boca e ficar mordendo,podem levar a uma retração gengival localizada”, completa Dr. André Tortamano, especialista em Ortodontia.

TRATAMENTO: O tratamento é relativamente simples. A aplicação de produtos específicos por profissionais da área ajuda a eliminar a sensibilidade. “Existem produtos tais como verniz com flúor, flúor gel e algumas pastas de dentes apropriadas para esse problema”, explica Dr. André.Depois do tratamento feito no consultório do dentista, é necessário que haja um acompanhamento para que a sensibilidade não volte a atormentá-la.

PREVENÇÃO: “Utilizando escovas dentais com cerdas macias e cabeça pequena, pode-se escovar os dentes de maneira confortável. Faça movimentos circulares de modo a limpar os dentes sem a necessidade de aplicar força. Massageie a gengiva para estimular a irrigação sanguínea e promover a prevenção aos problemas gengivais mais comuns”, explica Dr. André.
Ao perceber qualquer reação diferente que cause desconforto em seus dentes, procure um profissional da área odontológica e cuide-se!

fonte:http://www.corpoeplastica.com.br
Imagem:http://www.clinicacarvalho.com.br

Eleições 2010

Filme da Campanha do TSE para Eleições 2010!



E não se esqueça: "Você não pode ficar nas mãos de quem não conhece.Nestas eleições pesquise o passado e as propostas dos seus candidatos!"

Isso vale também para você na hora de procurar um bom dentista!
Pesquisem.E para que sua escolha seja definitiva e segura ,consulte diferentes profissionais.Não procure um dentista priorizando apenas o lado financeiro.Indicações de outros pacientes também são válidas. Pensem nisso!

Dra.Priscilla Direnna (Cirurgiã-Dentista)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Boca saudável é garantia de sucesso

Homens passam a frequentar com mais assiduidade cadeira do dentista por interesse estético

Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Salões de beleza, academias e clínicas de estética deixaram de ser novidades. A tendência atual é buscar um sorriso bonito. Dentistas são categóricos em afirmar que o sorriso é o cartão de visitas desse novo homem. O ortodontista da Primmus Odontologia, Alysson Resende, afirma que um sorriso brilhante, harmônico e branco é fundamental. É mais do que teoria, é fato comprovado por números. "O homem com dentes bem cuidados tem 90% mais de chances de aceitação social e profissional. No rosto, uma das primeiras características notadas no contato inicial são os dentes", garante.
A partir do momento em que se tem dentes, é preciso visitar o dentista, afirma o comerciante Ricardo Vasconcelos Morais, antes de sentar-se na cadeira do consultório. Ele diz que boca é que nem carro: precisa de cuidado constante e revisão periódica, senão, poderá deixar o dono na mão. "Minha vinda ao dentista é para cuidado estético. Quero corrigir o sorriso e garantir o futuro dos meus dentes". Ele concorda que o maior problema dos dentes é o próprio dono: "Só procurei o tratamento porque um amigo dentista me orientou a cuidar melhor da arcada dentária. Ele disse que preciso usar aparelho para corrigir o desalinhamento dos dentes, mas ainda estou pensando. Primeiro quero um sorriso branco".
Os cuidados com os dentes, explica Alysson Resende, deveriam ser levados em consideração pelo homens tanto quanto os cuidados com a beleza, que já fazem parte do dia a dia deles. "De nada adianta ter um corpo bonito e sarado se não puder demonstrar a felicidade num simples e belo sorriso", observa.
Segundo ele, é comum ver homens preocupados, por exemplo, com colesterol ou peso elevado. Mas ainda é pequena a preocupação com os dentes. "É preciso que eles se conscientizem que dente é assunto sério e pode ser cuidado somente por meio de ações preventivas", alerta.

fonte e imagem:http://www.hojeemdia.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escova de dente usa energia solar e dispensa pasta

Reação química na boca fica responsável pela limpeza

Pesquisadores vão começar a testar em 120 adolescentes uma escova que dispensa o uso de pasta de dente – o produto usa energia solar para fazer a limpeza. A escova, chamada Soladey-J3X, tem um painel solar na base que transmite elétrons para a parte de cima do aparelho por meio de cabos. Essas partículas entram em contato com ácidos presentes na boca e criam uma reação química que consegue eliminar a placa bacteriana do dente.
O produto, criado por pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e fabricado pela empresa japonesa Shiken, precisa da mesma quantidade de luz que uma calculadora comum para funcionar.
Testes feitos em grupos de bactérias que causam doenças periodontais indicam que, de fato, o aparelho consegue eliminar esses micróbios.

fonte e imagem:http://noticias.r7.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dentadura de Churchill é vendida por R$ 42 mil em leilão

Uma dentadura parcial do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill foi vendida por um 15,2 mil libras (cerca de R$ 41,8 mil) em um leilão em Norfolk, no leste da Grã-Bretanha.
A dentadura, avaliada anteriormente em 5 mil libras (R$ 13,7 mil), estava sob os cuidados do filho do dentista protético que as havia feito.
Ela havia sido moldada especialmente para preservar a maneira natural de falar de Churchill, puxando os cês com a língua entre os dentes.
Segundo historiadores, Churchill queria que sua maneira peculiar de falar fosse facilmente reconhecida nos pronunciamentos pelo rádio que fazia durante a Segunda Guerra Mundial.
O primeiro-ministro considerava a dentadura tão importante que sempre carregava uma de reserva com ele para onde fosse.
Churchill (1874-1965) governou a Grã-Bretanha entre 1940 e 1945, durante a Segunda Guerra, e novamente entre 1951 e 1955.

fonte e imagem:http://www.bbc.co.uk

Zoo escova dentes de hipopótamo no Japão

Uma pequena multidão se aglomerou para assistir ao hipopótamo Dai escovar os dentes no zoológico de Obihiro, no Japão.
O animal colaborou docilmente com os tratadores e permitiu a limpeza de seus dentes com uma grande escova.
Para quem observou a cena, o animal parecia até estar gostando da experiência.
O evento fez parte de uma campanha de conscientização chamada "Semana de Bons Dentes" no Japão.
Um funcionário do zoo afirmou que quer fazer as pessoas perceberem que devem escovar os dentes regularmente, ao ver que até o hipopótamo escova os dentes. (BBC Brasil)

fonte e imagem:http://www1.folha.uol.com.br

Falta de Higiene Bucal pode provocar Acidente Vascular Cerebral

Você sabia que doenças cardiovasculares, diabetes, pneumonia, entre outras podem ser prevenidas com cuidados básicos de higiene bucal? Manter os dentes sadios é uma das principais maneiras de se evitar problemas de saúde graves e até irreversíveis como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A proliferação de bactérias bucais causam a Periodontite, doença que compromete os tecidos ao redor da raiz dos dentes, causando inflamações e alterações ósseas, levando inclusive a perda dos dentes. Além disso, a doença periodontal age no organismo de forma silenciosa e é um dos principais agravantes no desenvolvimento de sérios problemas de saúde.
Dr. Mauricio Querido, especialista e mestre em implantes, explica que a proliferação de bactérias na boca são as responsáveis por baixar a imunidade e desfavorecer o controle dos níveis de glicemia, causando diabetes e pneumonia, além disso, as toxinas da doença periodontal, agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos alterando o metabolismo das gorduras no sangue, o que facilita a ocorrência de trombose vascular, percussora de problemas cardiovasculares.
Uso de fio dental e escovação após as refeições, evitam o acúmulo de placas bacterianas e previne a doença periodontal, uma das portas para diversos problemas de saúde.
Atitudes simples, como visitas regulares ao dentista, proporcionam vida longa.

fonte e imagem:http://www.abn.com.br (ABN:Agência Brasileira de Notícias)

Os 6 mitos da saúde dos dentes

Conheça os erros mais comuns que praticamos na hora de cuidar da dentição, segundo estudo americano

Quem nunca ouviu falar que cárie é coisa de criança ou que ela só acontece quando a pessoa come muito açúcar? Pois afirmações como essas são tão verdadeiras quanto dizer que misturar manga com leite pode matar. Preocupada com esses mitos que rondam a saúde bucal e em como essas informações erradas interferem na prevenção, a pesquisadora americana Carole Palmer, da Escola de Medicina Oral da Tufts University, nos Estados Unidos, resolveu reunir em um trabalho os principais tabus sobre o assunto. O objetivo foi esclarecer, ponto a ponto, a razão de as ideias serem equivocadas.
No artigo, há a citação dos seguintes mitos: os cuidados dentários começam com a primeira dentição, cáries afetam somente a boca, mais açúcar na alimentação significa mais cáries, não tem problema perder dentes de leite por causa das cáries, osteoporose não tem nada a ver com os dentes e ter cáries é coisa de criança. Contra cada um, Carole apresenta evidências consistentes. Um exemplo é o conceito errado de que indivíduos mais velhos têm menos risco de apresentar doenças nos dentes. Em geral, os adultos, principalmente aqueles com idade mais avançada, usam algum tipo de medicamento. E alguns desses remédios podem reduzir a salivação. Entre eles estão os antidepressivos, os diuréticos, os anti-histamínicos, os calmantes ou remédios para dormir. “O problema é que menos saliva implica mais dificuldade para a limpeza natural da boca”, explicou a pesquisadora à ISTOÉ. “Por isso, quem faz uso desses medicamentos precisa ingerir água mais vezes ao dia para compensar o efeito da droga”, complementou. Também são um problema comum entre essa população as doenças periodontais, que afetam a gengiva e os ossos de sustentação dos dentes. “Elas podem favorecer o surgimento de cáries ao longo das raízes dos dentes”, alertou a especialista.
Outro pensamento – o de que os piores inimigos dos dentes são os alimentos mais açucarados – é derrubado com a constatação científica de que, na verdade, o que importa é a quantidade de tempo em que o dente fica exposto ao açúcar, e não a quantidade do ingrediente presente na guloseima. “Ou seja: a quantidade consumida de açúcar ou carboidratos fermentáveis não importa. O que leva à cárie é a exposição constante a essas substâncias”, esclarece Marisa Malt, vice-presidente da Associação Brasileira de Promoção da Saúde Bucal.
O conceito de que não existe problema em perder dentes de leite para a cárie – ele ia cair mesmo, pensam muitos pais –, também traz consequên­cias sérias. “O dente de leite tem função”, diz a odontopediatra Gabriela Schneider, do Ateliê Oral, de São Paulo. “Ele auxilia a mastigação, ajuda no desenvolvimento dos músculos da face e serve como guia para que o dente permanente cresça corretamente”, explica. Sem ele, o dente permanente pode demorar mais para nascer ou mesmo nascer torto – o que exigirá, posteriormente, o uso de aparelhos corretivos.
A ideia de reunir – e desmistificar – os tabus surgiu depois de anos nos quais a professora Carole cansou-se de ouvir enganos sobre a saúde bucal. A experiência lhe permitiu confirmar que a informação truncada ou insuficiente é uma das razões, por exemplo, que explicam o crescimento de um problema tão fácil de combater, como a cárie. “Essa é a doença infecciosa mais comum em todo o planeta”, disse Carole.
Com a divulgação do trabalho, a pesquisadora americana espera contribuir para frear essa escalada. De fato, quanto mais informação, melhor.

fonte e imagem:http://www.istoe.com.br

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SP: médicos usarão células-tronco de dentes para tratar córnea

Médicos paulistas irão utilizar células-tronco retiradas da polpa de dentes de leite em tratamento de pessoas com alguma lesão na córnea. O Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) começará em setembro a fazer a triagem dos pacientes para aplicar o novo tratamento. A técnica foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e pode ajudar a reconstruir os tecidos da córnea de pessoas que sofreram danos por queimaduras ou doenças genéticas e imunológicas.
Segundo o coautor do projeto, Nelson Foresto Lizier, a autorização para aplicação em seres humanos foi obtida este ano. Ainda não há previsão de quando o tratamento será iniciado, pois será preciso encontrar um grupo homogêneo de pacientes, ou seja, com problema semelhante na córnea, para testar o tratamento e provar que ele é eficaz em certo número de pessoas. Já há dez pessoas indicadas.
"O procedimento cirúrgico é relativamente simples e rápido e o acompanhamento será feito mensalmente durante um bom tempo, ou de acordo com a reação do paciente. Será observada a qualidade da córnea, se ela está ficando transparente, se a pessoa apresenta algum problema com o transplante, e a durabilidade dessa córnea, já que o objetivo é o de que a transparência dure para sempre", disse Lizier.
Ele também explicou que os dentes de leite são doados por pacientes do hospital e as células encontradas na polpa (tecido mole) do dente tem características muito semelhantes às da córnea.
Ele disse que o procedimento é vantajoso porque não é invasivo e apresenta baixo risco para o paciente. Além disso, as células-tronco do dente de leite são imunoprivilegiadas, isto é, dificilmente seriam rejeitadas pelo organismo receptor.
De acordo com Lizier, o custo de todo o procedimento laboratorial não passa de R$ 500. A técnica já é estudada para a utilização em outros tipo de doenças de visão, ossos, cartilagens e tecidos nervosos.

fonte:http://jbonline.terra.com.br
Imagem:http://www.santaluziavirtual.com.br

Idosos trocam dentadura por implante

Por segurança e estética, os idosos estão aposentando a velha dentadura e dando preferência a implantes e próteses fixas. Com uma vida social cada vez mais intensa, eles não querem correr o risco de passar por um constrangimento em público, como ver os dentes saltarem da boca durante uma boa gargalhada, por exemplo.
A mudança tem sido gradativa e constante, segundo o dentista e professor de implantologia Carlos Eduardo Francischone.Segundo ele, os custos estão caindo. Nos últimos dez anos, a redução no valor de uma prótese sobre implante foi de aproximadamente 50%. A entrada no mercado de empresas nacionais como fornecedora de material ajudou muito nessa diminuição.
Com uma demanda maior de pacientes, o tratamento, consequentemente, ficou mais barato.
A função do implante é substituir a raiz do dente que foi perdido. Faz-se um furo no osso da mandíbula e da maxila e coloca-se o pino onde é conectada a coroa do dente. Daí vem o nome prótese sobre implante.
Na maioria das vezes, ele é feito com anestesia local e a cicatrização demora cerca de três meses. Outra técnica, chamada de carga imediata, é utilizada quando o paciente não pode esperar. A cirurgia e o implante são feitos no mesmo dia. Por causa do estresse e da dor provocados por essa técnica, ela é utilizada apenas em casos específicos.

fonte:http://www.dentalpress.com.br
Imagem:http://www.minhavida.com.br/

domingo, 22 de agosto de 2010

Johnson & Johnson do Brasil lança enxaguatório bucal infantil

Inédito no Brasil, o enxaguatório LISTERINE ® Agente Cool BlueTM auxilia e estimula as crianças a manterem a qualidade da saúde oral de forma prazerosa e divertida. O produto, que deve ser utilizado antes da escovação, pinta a placa bacteriana de azul, ajudando os pequenos a identificar as regiões que necessitam de um cuidado melhor.
Com sabor suave e agradável de menta glacial, em embalagem de 250ml, o novo enxaguatório infantil possui ainda uma válvula dosadora que mostra a quantidade ideal (10ml) para a realização do bochecho.
Para completar a higiene bucal do público infantil, a linha Agente Cool BlueTM, traz a escova de dente REACH® Johnson&Johnson com design moderno e diferenciado, disponível nas cores azul e rosa, além de fio dental com um saboroso gosto de tutti-frutti.
É recomendando o uso para crianças a partir de 6 anos de idade.

fonte:http://www.odontosites.com.br
Imagem:http://www.listerine.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Produtos falsificados prejudicam o bolso e a saúde do consumidor

Reportagem do Fantástico revela esquema de pirataria em camelôs e grandes lojas do Brasil

A equipe do Fantástico percorreu todo caminho da pirataria: da fábrica até as prateleiras dos mercados populares. São R$ 40 bilhões que o Brasil perde todos os anos por causa da indústria ilegal. Um teste em laboratório comprova que a falsificação também prejudica a sua saúde do consumidor.
Um produto popular no Centro de São Paulo é a escova de dentes. À olho nu, elas são iguais às originais, até na embalagem. Os piratas têm uma técnica para conquistar o mercado: chegam a misturar escovas falsas às verdadeiras.
“O povo das farmácias fazem assim: eles compram um pouco de uma e um pouco da outra, aí mistura e vai embora. O povo não desconfia, é igualzinha”, conta comerciante.
Um revendedor explica como a fraude funciona. O segredo está no detalhe da falsificação: “o importante, hoje em dia, de você vender a Oral B é ter o código de barras. Se tem o código de barras, já era”.
Há escovas chinesas que chegam ao Brasil via Paraguai. Na Cidade do Leste, nossa equipe encontra uma fornecedora. Ela confirma que o produto é falso.
“Ela é primeira linha, ela é réplica perfeita, vem igual a do Brasil. Mas original não tem não. São todas chinesas”, afirma a vendedora.
Levamos as escovas para um teste no laboratório da Associação Brasileira de Odontologia e a conclusão é que elas são um risco para a saúde. As cerdas têm um péssimo acabamento.
“São pequenas lâminas, que você vai perceber, que vão entrar em contato e corta a gengiva.”, explica Heitor Panzeri, da Associação Brasileira de Odontologia.
Além da réplica da marca original, a vendedora também apresenta outra opção: “tem uma que é parecida com Oral B, tem o mesmo desenho. Só muda o nome”, diz revendedora.
Existe a cópia industrial, uma forma mais sofisticada de burlar a fiscalização e enganar o consumidor.
“É a sofisticação da falsificação. Não está falsificando a marca, mas falsifica o produto. O desenho industrial do produto está sendo falsificado”, esclarece Edson Luiz Vismona, do Fórum nacional Contra a Pirataria.
Seu Chadi, o barão das escovas de dentes Juliana. Dono da maior distribuidora da Cidade do Leste. Ele diz que seu produto é feito na fábrica da Colgate e da Oral B, na China.
As escovas são cópias descaradas dos modelos das principais marcas do mercado brasileiro. Chadi tenta convencer os repórteres que o produto dele é melhor do que qualquer réplica.
De acordo com a investigação de um escritório de inteligência de mercado, que defende as marcas que criaram os modelos originais, Chadi movimenta US$ 6 milhões por mês, despejando no Brasil dois milhões de escovas.
Em São Paulo, a escova Juliana é um sucesso. Juliana, que nunca foi certificada pela Associação Brasileira de Odontologia, também foi reprovada no teste da associação brasileira de odontologia.
A Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias diz que desconhece a comercialização de escovas piratas. Na embalagem da Juliana, a falsificação é tão grosseira que até a língua portuguesa é desrespeitada.

fonte:http://fantastico.globo.com
Imagem:http://necessairedecosmeticos.blogspot.com

Perlla coloca aparelho cor de rosa nos dentes


Cantora escolheu elásticos coloridos e fez questão de tirar foto no consultório do dentista.

Perlla resolveu colocar aparelho nos dentes - e, claro, tinha que mostrar para os fãs seu novo sorriso rosa, cor dos elásticos que escolheu para colocar no aparelho. A cantora foi ao dentista nesta quarta, 17, e fez questão de divulgar fotos no consultório.
"É a primeira vez que uso aparelho fixo. Achei que ia doer horrores, mas não estou sentindo muitas dores e estou falando normalmente. É claro que escolhi uma borrachinha rosa para ficar do jeito que gosto. Ainda vou colocar a parte de baixo do aparelho e espero que seja tranquilo também", disse ela que é fã da cor.

fonte e imagem:http://ego.globo.com

Problemas na ATM (Articulação Têmporo Mandibular)

Sentir um "clique" ao abrir e fechar a boca pode ser o sinal de que algo não vai bem na articulação temporomandibular

Ao realizar qualquer movimento com a boca a articulação temporomandibular (ATM) - que liga a mandíbula ao crânio-, é estimulada. Localizada na frente dos ouvidos, ela une dois ossos por meio de uma cartilagem.
Muitas pessoas sofrem dores no maxilar e não conseguem identificar a raiz do problema. "O melhor a fazer é consultar periodicamente o dentista, para que ele observe quais as causas e a forma correta de tratamento", diz o cirurgião-dentista Mario Kruczan, da Federação Europeia de Periodontia.
Entre as principais causas de uma disfunção temporomandibular (DTM) está o bruxismo, que consiste no ato de apertar (ou ranger) os dentes, principalmente durante o sono. Esse distúrbio pode levar ao desgaste da articulação e com isso à dor. Suas causas são de fundo emocional, pois costuma aparecer em pessoas ansiosas ou que passam por alguma situação de muita tensão.
O tratamento deve ser odontológico e sintomático. Mario Kruczan diz que é indicado o uso de placas interoclusais - dispositivos colocados entre os dentes - na hora de dormir, que ajudam a relaxar a musculatura e diminuem o impacto sobre as articulações.
Outro problema que pode provocar os estalos no maxilar é a oclusão dentária, causada por dentes mal posicionados. Nesse caso, o tratamento adequado é o ortodôntico e deve ser definido junto ao especialista. Mario Kruczan, diz que a falta de dentes, próteses mal adaptadas ou restaurações fora de nível também podem ocasionar dores na ATM.

fonte e imagem:http://revistavivasaude.uol.com.br

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Distúrbios Alimentares X Saúde Bucal

A anorexia e a bulimia podem danificar seus dentes de diversas maneiras.
Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais durante o vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, descoloração e até a perda do dente.
Como os dentes ficam com uma aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais deste distúrbio alimentar. A odontologia cosmética pode ajudar a corrigir o esmalte danificado dos dentes.
Na anorexia, a quase inanição priva o organismo dos nutrientes de que necessita. Pode-se desenvolver uma osteoporose com um enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes podendo-se chegar até à perda do elemento dentário.
Em ambos os casos, é essencial que se trate as causas subjacentes que levam à anorexia e à bulimia, bem como que se trate as complicações dentárias delas resultantes. Embora o dentista possa reparar o esmalte danificado dos dentes, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar real.
Casa você tenha - ou suspeite ter - algum distúrbio alimentar consulte seu médico.

fonte:http://saudebucal.terra.com.br
Imagem:http://tamarisrodrigues.blogspot.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Escova de Dentes: Como fazíamos sem...

A primeira escova de que se tem notícia foi encontrada numa tumba de 5 mil anos. Na verdade, era um pequeno ramo de planta que foi desfiado até as fibras aparecerem – elas eram esfregadas nos dentes para limpá-los.
O mau hálito deve ter incomodado os povos antigos. Tanto que outras alternativas para auxiliar na higiene bucal foram criadas com o passar dos anos. Além dos dedos, de folhas e de gravetos, pequenas varetas com a ponta amassada também eram utilizadas para limpar os dentes. Diocles de Caristo, um médico grego do século 4 a.C., deixou escrito um documento em que recomendava a seus clientes que todas as manhãs colocassem uma fina camada de hortelã pulverizada nos dentes e nas gengivas e a esfregasse com os dedos para remover restos de alimentos. Já os romanos limpavam seus dentes com um pó bem diferente – os ingredientes eram cinzas de ossos e dentes de animais, ervas e areia.
Na Idade Média, as escovas ainda não haviam evoluído muito, mas as pastas de dentes já tinham melhorado bastante. Nessa época, eram preparadas à base de ervas aromáticas, como a sálvia.
A escova de dentes de cerdas só foi inventada em 1498, pelos chineses. Porém, além do fato de serem muito caras – e, por isso, famílias inteiras terem que dividir uma peça –, eram feitas de pêlos de porcos atados a pedaços de bambus ou ossos. Com a umidade, os pêlos mofavam e enchiam a boca de fungos.
O problema só seria resolvido em 1938, nos Estados Unidos, com o surgimento de cerdas de náilon. Na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos eram obrigados a usar a escova de dentes. De lá para cá, ela só foi se aperfeiçoando. Uma pesquisa feita em 2003 nos Estados Unidos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts supreendeu pelo resultado: para os americanos, a escova de dentes é a invenção mais importante da história da humanidade.

E ainda é,não é verdade!?

fonte:http://historia.abril.com.br
Imagem:http://portalexame.abril.com.br

Gripe H1N1: OMS anuncia fim da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o início da fase pós-pandêmica da gripe H1N1. Isso significa que o vírus continua circulando no mundo, mas junto com outros vírus sazonais (da gripe comum) e em intensidade diferente entre os países. Alguns deles, como Índia e Nova Zelândia, ainda têm apresentado epidemia pela gripe H1N1. De acordo com a OMS, o monitoramento epidemiológico mostrou que o vírus H1N1 não sofreu mutação para formas mais letais, a resistência ao antiviral fosfato de oseltamivir não se desenvolveu de forma importante e a vacina se mostrou uma medida eficaz para proteger a população.
Essas evidências contribuíram para a decisão de mudar o nível de alerta para fase pós-pandêmica. No entanto, a OMS alerta que, mesmo com a mudança de nível, o monitoramento e as ações preventivas devem continuar, especialmente em relação aos grupos mais vulneráveis para desenvolver formas graves da doença, como gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de dois anos. "A vigilância contínua é extremamente importante", orientou a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, que ressaltou a importância da vacinação no enfrentamento da pandemia.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça a recomendação da OMS e destaca a vacinação recorde realizada no Brasil. “Fizemos um imenso esforço conjunto e conseguimos vacinar, em apenas três meses, 88 milhões de pessoas. Isso nos permite ter todos os índices de gripe em queda e a demanda por atendimento médico por doenças respiratórias está menor que o esperado para esta época do ano”, afirma o ministro. Ele ressalta, no entanto, que é necessário continuar monitorando o vírus e manter os cuidados típicos do período do inverno, como os hábitos de higiene.

fonte:http://portal.saude.gov.br
Imagem:http://kadoshino.blogspot.com

Exame de hálito poderia detectar vários tipos de câncer, diz estudo

Um exame de hálito, tão barato quanto um teste de alcoolemia, pode permitir detectar o câncer de pulmão, de mama, de intestino ou próstata, garante estudo publicado pela revista britânica The British Journal of Cancer.
Os testes feitos em 177 voluntários afetados ou não por diferentes tipos de câncer mostraram que um teste de hálito pode reagir a compostos químicos que as células cancerosas emitem e estabelecer, independentemente da idade e do sexo dos pacientes, de que tipo de câncer se trata.
"Este estudo mostra que um 'nariz eletrônico' pode distinguir uma respiração saudável de uma maligna, assim como detectar os diferentes tipos de câncer", disse o professor Abraham Kuten, do instituto situado em Haifa (norte de Israel).
"Se pudemos confirmar estes resultados preliminares com estudos mais profundos, esta nova tecnologia poderia se tornar uma ferramenta simples para um diagnóstico precoce", acrescentou.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br
Imagem:http://www.colgate.com.br

domingo, 15 de agosto de 2010

Perca o Medo do Dentista

Novos produtos e técnicas garantem um tratamento livre de ansiedade para quem sofre com os procedimentos odontológicos

A agulha da anestesia e o barulho da broca sempre foram os grandes inimigos dos que relutam em ir ao dentista. Agora, esses medos podem ficar para trás. As novidades científicas e tecnológicas da odontologia permitem que o paciente sinta-se mais confortável e relaxado no consultório e consiga passar por tratamentos sem traumas. Máscara que toca mp3 e faz massagem facial (foto ao lado), remédios homeopáticos que deixam o paciente mais calmo e o uso de hipnose durante cirurgias são algumas das novidades.
“Algumas gotas podem reduzir a tensão quando há um medo crônico, estresse ou temor de agulhas e também durante um procedimento cirúrgico como uma extração, do qual o paciente sente mais medo”,diz o dentista homeopata Marco Antônio Kulik.
Para diminuir a tensão, outro lançamento é a máscara que toca música e massageia o rosto.“A máscara tem nove bolsas de massagem facial e um controle pelo qual o paciente pode baixar músicas do computador e controlar o que ouve”, explica o gerente de marketing da fabricante do produto Brasil Medic, Júlio Cesar Barbosa.
Se mesmo assim o medo persistir, a hipnose pode ser uma técnica útil na hora de combatê-lo.“Sob hipnose, o paciente consegue imaginar que está em outro lugar e fica menos tenso”,diz o dentista e psicanalista Miguel Angel Singh Gil.

fonte e imagem:http://www.gazetadopovo.com.br

Piercing na língua pode entortar dentes, alertam especialistas

Colocar um piercing na língua pode alterar a posição dos dentes. É isso o que conclui um estudo realizado na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, e publicado recentemente no periódico científico "Journal of Clinical Orthodontics".
Os autores acompanham o caso de uma mulher de 26 anos que usa o acessório há sete. A moça tem um espaço entre os dentes incisivos superiores, que não existia antes de ela colocar o piercing.
De acordo com relato da própria paciente, ela tem o hábito de brincar com o piercing, empurrando a pequena bolinha contra os dentes.
"O piercing muda a posição da língua, além de deixá-la hipotônica", afirma o ortodontista Everson Schweitzer, da rede Sorridents, em São Paulo. "Isso pode alterar a posição dos dentes, além da fala e da deglutição", conta.
O acessório também pode causar outros problemas, como infecções e hemorragias, mostram estudos.
"Para quem usa aparelho, o piercing é contraindicado", completa Schweitzer. Ele afirma conhecer casos de pacientes que tiveram a língua rasgada porque o piercing se prendeu ao aparelho.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/
Imagem:http://www.mulherbeleza.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Técnicas minimamente invasivas chegam aos consultórios

O conceito de preservação dos tecidos utilizando técnicas menos invasivas tem sido usado cada vez mais nas áreas da saúde.
Exames como tomografias computadorizadas permitem ao dentista saber a espessura do osso, a posição da arcada dentária e a relação com estruturas da face como nervos e artérias, permitindo escolher o tamanho e posição do implante que substituirá um dente natural, por exemplo.
Atualmente é possível examinar os dentes dos pacientes com câmeras de vídeo intra-orais, detectar cáries com aparelhos de laser e marcadores químicos ou ainda com RaioX digital.
O barulhinho do motor e da broca aos poucos estão sendo substituídos pelos aparelhos de laser que "cortam" seletivamente o esmalte dos dentes.
Os materiais utilizados na odontologia também evoluíram. Hoje, além de não serem tóxicas, as resinas podem restaurar um dente cariado com pouquíssima destruição dos tecidos saudáveis, com a vantagem de ficarem aderidas aos dentes, impedindo uma nova infiltração.
As facetas de porcelana são ótimas opções para a maioria dos "defeitos", como espaços entre os dentes e má-posição dental, corrigindo-os em apenas duas sessões de tratamento. A chegada de mais técnicas minimamente invasivas facilitam o trabalho dos especialistas da área e, principalmente, possibilitam que a população cuide dessa parte tão importante do seu corpo. Não se trata apenas de um sorriso bonito. Saúde bucal faz parte de uma vida saudável e feliz. (Agência Estado)

*(Dr. José Augusto de Souza Negrão - cirurgião-dentista)
fonte e imagem:http://www.dentalpress.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Higiene bucal dos bebês deve começar nos primeiros meses de vida

Ausência de dentes e alimentação baseada no leite materno não dispensam necessidade de manter a boquinha das crianças sempre limpa. Cuidados podem evitar problemas futuros

Nos primeiros meses da vida do bebê é natural pensar que a ausência de dentes e a alimentação baseada no leite materno dispensariam a necessidade de higiene bucal. Natural, porém um grande engano.
Desde o nascimento do bebê, os pais devem realizar a higiene bucal através da limpeza da gengiva e da língua, com fralda ou gaze umedecida em água filtrada após as mamadas. De acordo com a médica Maristela Lobo, especialista em Odontologia Estética, a limpeza tem grande importância mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, já que acostuma o bebê a ter alguém manipulando sua boca, facilitando a higiene à medida que a idade avança. Além disso, retarda a instalação e multiplicação de bactérias nocivas na cavidade oral.
“Quando os primeiros dentes nascem deve-se iniciar a escovação de forma suave, com uma escova bem macia, sem creme dental ou com creme dental específico para os bebês (sem flúor e substâncias alergênicas). Os cremes dentais que contêm flúor devem ser introduzidos na higiene bucal da criança a partir de três ou quatro anos, somente quando ela aprende a cuspir.
Além dos cuidados práticos, existe uma relação intrínseca entre a nutrição com leite materno e a saúde bucal. O alimento é uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo e ajuda a prevenir cáries precoces",alerta Maristela.
Outro dos grandes vilões para a saúde bucal é o hábito da sucção. Chupar o dedo ou recorrer a chupetas parece necessário para acalmar as crianças em seus primeiros anos de vida. Contudo, o ideal é que seja interrompido até, no máximo, os quatro anos de idade para que não haja danos ao desenvolvimento do sistema respiratório e à anatomia do próprio dedo. O hábito de sucção pode trazer prejuízos à formação dos ossos e músculos do terço inferior da face, incluindo também os dentes.

fonte e imagem:http://jornal.ofluminense.com.br

Escovação Correta Pode Prevenir Doenças Cardíacas

Bactérias que causam a inflamação da gengiva entram na corrente sanguínea e podem se alojar nas artérias que irrigam o coração

Uma pesquisa realizada na Escócia e publicada no Reino Unido numa revista especializada em medicina aponta que a saúde da boca está diretamente relacionada com a saúde geral do paciente. De acordo com o estudo feito com quase 12 mil pessoas, quem não escova os dentes, ou os escova apenas uma vez por dia, tem mais chance de ter problemas cardiovasculares.
O professor do curso de odontologia Eduardo Rollo Duarte explica qual a relação entre a boca e o coração. "Pessoas que não escovam pelo menos duas vezes por dia tem 75% mais chances de terem problemas cardiovasculares. Muito provavelmente porque quem não escova bem ou escova pouco desenvolve gengivite, que é uma inflamação dos tecidos gengivais”, diz.
Os especialistas dão dicas de como fazer para fazer a escovação correta dos dentes. "Uma boa escovação começa primeiro com um bom bochecho forte com água, na pia, no banheiro, e a pessoa que vai escovar os dentes tem que estar visualizando os movimentos, de preferência sem muita força, com carinho, de forma circular em volta dos dentes com a ponta da escova, das cerdas próximas à gengiva, sem fazer muita força", diz o dentista.
“As escovas não duram. Eles devem ser trocadas com certa frequência (a cada 2 ou 3 meses no máximo). Toda vez que a escova já estiver com as cerdas já esgarçadas e as pontinhas começam a ficar alteradas, a escovação não fica eficaz, porque a cerda deve ser bem macia para poder limpar os dentes em volta da gengiva”, completa Eduardo. Os dentistas dizem ainda que não é preciso exagerar na quantidade de pasta de dente. Afinal, é a escova que faz o trabalho de limpeza. Você deve colocar a quantidade equivalente a um grão de ervilha.

fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje
Imagem:http://mdemulher.abril.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Você realmente precisa usar aparelho?

01. História do Aparelho

O primeiro aparelho dentário do mundo era uma engenhoca de arames que dava à suas vítimas a aparência de quem beijou uma garrafa de champanhe. Inventado por um dentista francês, foi batizado de “pelicano” e chegou a ser usado até por Maria Antonieta – obrigada a colocá-lo na boca durante três meses para consertar dentes tortos e ser aceita por sua corte superexigente. Perto do seu ancestral, os aparelhos levinhos de hoje são mais uma ótima notícia na linha evolutiva das invenções humanas. Ainda bem – porque na última década o Brasil foi tomado por sorrisos metálicos. Se há cerca de dez anos os corretores ortodônticos eram coisa de criança ou, no máximo, adolescentes, eles agora estão na boca do povo na casa dos 20 anos em diante.

02.Aparelhos em Adultos

Em estimativa da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (Abor), os adultos já são cerca de 45% das pessoas atendidas nos consultórios. Esse boom tem uma coleção de motivos. Hoje, por exemplo, há mais técnicas disponíveis para essa faixa etária. Na década de 1980, o número de ortodontistas aumentou em todo o mundo – e não havia pacientes infantis para todos eles. Foi quando o desenvolvimento dos métodos para adultos deu um salto: trouxe mais conforto e um número maior de opções. “As técnicas e materiais para a colocação de aparelhos em adultos foram aperfeiçoados por uma questão de sobrevivência comercial”, explica Ronaldo da Veiga Jardim, presidente da Abor.

03. Preços

Os preços também estão menos salgados. Com a chegada de planos odontológicos, por exemplo, dá para dividir o pagamento por meses e meses. Em meio a essas boas notícias, o perigo é acabar colocando o aparelhinho sem precisar – ou usá-lo por mais tempo que o necessário.Por isso, olho vivo na hora de escolher seu ortodontista.

04. Que Profissional Procurar?

Segundo a Constituição Brasileira, qualquer cirurgião-dentista pode exercer esta ou qualquer outra especialidade. Mas, o mais prudente é optar por alguém com formação específica.

05. Resultados

Não há dúvida de que hoje o tratamento ortodôntico em adultos é tão eficaz quanto em crianças e adolescentes. A única polêmica está no tempo necessário para ele dar resultado. Para Jonas Capelli Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Ortodontia, a diferença é pequena. Segundo ele, na infância a movimentação dos dentes é mais rápida, mas é difícil a criança usar o aparelho direito. “Já o adulto usa corretamente, então, uma coisa compensa a outra”, afirma.

06. Pequenas Correções

A preocupação com a estética é o principal motivo que leva jovens adultos a optarem pelo uso do aparelho.Foi o cuidado com a imagem que levou a diretora comercial paulistana Alexandra Lima, 30 anos, ao consultório. “As pessoas diziam que eu não precisava de aparelho, mas percebi que meus dentes da frente estavam abrindo”, conta ela, que exibe o aparelhinho fixo de porcelana há um ano. 
07. Fique Atenta

• Se a recomendação for uso de aparelho, peça para o ortodontista explicar BEM o motivo. É bom também consultar uma segunda (ou até terceira) opinião para ter certeza de que o tratamento é o certo.
• Desconfie se o profissional fizer o diagnóstico sem pedir a documentação ortodôntica: radiografias e moldes dos dentes.
• Consulte o Conselho Regional de Odontologia do seu estado para saber se o profissional é especialista em ortodontia.
• A duração média de um tratamento é de dois e meio a três anos. Se você já usa há muitos anos, verifique o que está acontecendo, inclusive procurando outro profissional.

08. Modelos de Aparelho

A escolha do modelo do aparelho depende sempre do tipo de problema dentário que você tem. Só o ortodontista poderá avaliar qual o mais adequado para o seu caso. Veja os mais comuns:

Fixo com braquetes metálicos: é o modelo mais usado e o mais barato. Os braquetes (pequenas peças metálicas coladas no dente) prendem o fio (também metálico) e produzem a força que movimenta os dentes.

Fixo com braquetes de porcelana ou plástico: os de porcelana são da cor do dente, o que faz com que seja bem mais discreto. É cerca de 40% mais caro que o de metal. Há também os braquetes de plástico. Apesar de serem mais baratos que os de porcelana, são pouco usados porque o material deforma com facilidade.

Invisalign: placa transparente moldada nos dentes e removível, que é trocada a cada quinze dias. É quase imperceptível, mas o valor é mais alto – em torno de R$ 3 a R$ 4 mil (preço de custo) – porque ele é confeccionado nos Estados Unidos.

Técnica lingual: também poderia ser chamado de “aparelho invisível”. Os braquetes são instalados na face lingual dos dentes (aquela voltada para dentro da arcada dentária) e ficam escondidos, o que é uma vantagem. A desvantagem é que a adaptação ao seu uso é mais complicada (pode atrapalhar um pouco a fala) e a limpeza é difícil, além de o preço ser alto: cerca de R$ 5 mil.

Aparelho móvel: pode ser usado em adultos em alguns casos, mas não é tão adequado quanto os aparelhos fixos.

fonte e imagem:http://gloss.abril.com.br/

Tatuagem no Dente: Era só o que faltava!

Parece que para muitos os dedos, as costas, as pernas e os pés não são regiões suficientemente interessantes para fazer uma tatuagem. Tanto é que o artista plástico e tatuador americano Steven Heward resolveu se especializar em fazer desenhos nos dentes das pessoas.
De princesa Diana a Amy Winehouse, passando por Abraham Lincoln e até David Letterman, tudo pode servir como adereço para decorar seu dente. Funciona assim: primeiro é preciso fazer um molde da arcada dentária, que deve ser enviado para a equipe da Tooth Tatoo. A partir disso eles criam a coroa que será ilustrada e depois aplicada no dente escolhido. Simples, não?
E quer saber o melhor? Se você se arrepender depois basta uma passadinha de cinco minutos na cadeira do dentista (é isso que eles dizem, pelo menos) para remover o desenho.
As imagens impressionam pelo nível de detalhamento em uma superfície tão pequena.
(Revista Criativa)

fonte e imagem:
http://www.odontosites.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Barbie Quero Ser... DENTISTA


A linha Barbie Quero Ser... permite que as meninas sonhem e experimentem tudo o que elas quiserem ser.
No conjunto de dentista, a Barbie vem com um consultório completo para atender a Kelly. Escova de dentes, pasta, raio x e a cadeira que faz som de gargarejo são os acessórios que ajudarão a Barbie a ensinar a Kelly como ter dentes bonitos.

fonte e imagem:http://www.submarino.com.br

Ahhh eu também quero (risos)!

Brasil é o País com o Maior Número de Dentistas

No Brasil, estão 19% dos dentistas do mundo. O dado é do livro "Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro", que foi lançado no 28º Ciosp (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo).
Segundo Maria Celeste Morita, professora da Universidade Estadual de Londrina e uma das autoras do livro, o Brasil é o país com a maior quantidade de profissionais de odontologia do mundo em números absolutos: são 219.575 profissionais cadastrados.Mas o recorde em número de dentistas ainda não se reflete no acesso de boa parte da população aos serviços odontológicos. "Embora nos últimos anos a odontologia esteja se incluindo de forma mais representativa nas políticas públicas de saúde, ainda há muita desigualdade", afirma Ana Estela Haddad, da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério do Trabalho. Haddad também assina o livro, com Morita e com Maria Ercília de Araújo, do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia.
A dificuldade de acesso a esse enorme contingente de profissionais é, segundo Haddad, explicada por uma soma de fatores. Um deles aparece nos dados levantados para o livro: 59% dos dentistas estão na região Sudeste e três Estados concentram 57% deles --cerca de 33% estão em São Paulo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada um, aproximadamente 12% dos dentistas.
Além da distribuição regional, Haddad acredita que outros dois fatores expliquem o menor acesso de camadas da população aos serviços odontológicos. "A inserção do dentista nas políticas públicas de saúde é algo recente. Além disso, conforme constatamos no livro, 2/3 dos dentistas trabalham como autônomos, em atendimentos particulares. Isso representa um custo que algumas parcelas da população não podem pagar", diz Haddad.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br
Imagem:http://www.kroonos.com

Comissão aprova inclusão de kit de higiene bucal na cesta básica

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou a inclusão obrigatória de três escovas de dentes, dois cremes dentais e um fio dental em todas as cestas básicas produzidas, comercializadas e distribuídas no País.
A medida está prevista no Projeto de Lei 4281/08, do deputado Arnon Bezerra (PTB-CE).
O relator, deputado Neilton Mulim (PR-RJ), defendeu a proposta como forma de beneficiar a saúde de brasileiros com dificuldade de acesso a serviços dentários. "Essa ação contribuirá para reduzir as cáries e os dentes perdidos da população, diminuindo a demanda por procedimentos reparadores", disse.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

fonte:http://www2.camara.gov.br
Imagem:http://portaldepaulinia.com.br

Dentes Alinhados Sem o Uso de Aparelhos Fixos

Você já imaginou como seria prático e confortável alinhar seus dentes e exibir um sorriso perfeito sem precisar comprometer sua aparência com um aparelho fixo de metal?
Graças aos avanços da tecnologia odontológica associada à estética, hoje você pode tornar o seu sorriso ainda mais bonito com o uso de um aparelho móvel à noite e por algumas horas durante o dia.
Inovando no mercado com alta tecnologia em alinhamento dental, surge uma opção para corrigir a posição dos dentes de forma simples, confortável e sem inconvenientes: o Sistema Myobrace.
Confeccionados em silicone, a linha de aparelhos australianos Myobrace foi desenvolvida para alinhar os dentes ao mesmo tempo em que corrige a função mastigatória, a respiração bucal, a força que a língua exerce sobre os dentes e a forma incorreta de engolir a saliva. Estes problemas são conhecidos como hábitos miofuncionais, os quais muitas vezes são as causas do mau posicionamento dos dentes. Além destes benefícios, o aparelho Myobrace é muito bem aceito por exigir uso somente à noite e duas horas durante o dia, não prejudicando a estética e o conforto na realização das atividades diárias.
O alinhamento dentário pode ajudar na prevenção das cáries e das doenças que atingem a gengiva, os ligamentos e a estrutura óssea dos dentes, pois possibilita uma higienização mais fácil e completa. Além de toda importância estética que um sorriso bonito tem para imagem pessoal, dentes alinhados promovem uma mastigação com o aproveitamento ideal dos alimentos ingeridos, contribuindo também para o bom funcionamento das articulações entre os maxilares.
(Assessoria de Imprensa/OrthoSource)

fonte:http://www.dentalpress.com.br
Imagem:http://www.orthosource.com.br