ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Estudo associa saúde bucal ruim a problemas de raciocínio

Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que uma boa higiene bucal pode ajudar adultos a manter o raciocínio saudável. A pesquisa descobriu que pessoas com idade próxima aos 60 anos, que possuem doenças na gengiva, podem ter problemas de raciocínio rápido e memória.
O pesquisador James Noble e sua equipe também descobriram que adultos com os maiores níveis da bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora de problemas na gengiva, têm o dobro de chances de não passar em testes feitos com cálculos de subtração de números com três dígitos.
Várias pesquisas já associaram a saúde oral ruim com doenças cardíacas, diabetes e mal de Alzheimer. Doenças na gengiva podem influenciar as funções cerebrais por meio de vários mecanismos, de acordo com os pesquisadores do novo estudo. Este tipo de doença pode causar inflamações pelo corpo inteiro, um fator de risco para a perda das funções mentais saudáveis. (Reuters)

fonte e imagem:Dental Press

Como surgiram as primeiras escovas de dente e a pasta dental ?

O primeiro instrumento identificado como uma escova de dentes não passava de um pequeno graveto, mais ou menos do tamanho de um lápis, com as pontas desfiadas formando uma escova. Com cerca de 5 mil anos, o apetrecho foi encontrado em uma tumba egípcia.

fonte(http://www.stilomais.com.br/)

No final do século 15, os chineses criaram a primeira escova com aparência semelhante à que temos hoje. O acessório era confeccionado com pêlos de porco amarrados em varinhas de bambu ou pedaços de ossos e tornou-se muito popular na Europa. As famílias dividiam o uso de uma única escova entre todos os membros, o que trazia problemas. Os pêlos acumulavam umidade e mofavam, originando doenças bucais que eram passadas para toda a família. Além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas.

fonte(http://www.magmarqueologia.pro.br/)

A escova com cerdas de náilon, como as que usamos, foi criada em 1938, nos Estados Unidos. Desde então, elas se tornaram amigas diárias de todos nós. Certo? Bem, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 1997 mostrou que metade da população brasileira na época, cerca de 85 milhões de pessoas, nem tinha escova de dentes.

E a pasta dental?

Há cerca de 4 mil anos, no Egito também. Tratava-se de um creme altamente abrasivo e adstringente, à base pedra-pomes pulverizada e vinagre. O preparador era esfregado nos dentes com um pequeno ramo de árvore. Os romanos, no século I, acrescentaram um insólito anti-séptico na sua fórmula: urina humana, para deixar os dentes mais brancos. Isso ocorria – descobriu-se recentemente – devido à ação detergente da amônia (NH3). Hoje em dia, as pastas contêm basicamente uma substância aromática, uma substância abrasiva e, evidentemente, sabão.

fonte(http://blogspot.com/colgate)

(Revista Super Interessante)

fonte:Dental Press

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conheça os principais fatores que desenvolvem o câncer de boca

O câncer de boca tem no cigarro e no álcool os principais fatores para o seu desenvolvimento.
O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca. Isto é, podem afetar as bochechas, língua e embaixo dela (assoalho), o céu da boca (palato duro) e as amídalas. Em casos mais extremos, quando há metástase, pode chegar à região da orofaringe (pescoço) e subir para o rosto.
A doença, que atinge mais os homens do que as mulheres, pois eles costumam fumar e beber mais, registrou em 2010 mais de 14 mil casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Dentistas aconselham fazer consultas e avaliações regulares para a prevenção. O ideal é passar pelo consultório a cada seis meses.
As dentaduras também são responsáveis pelo câncer de boca. Nesse caso, a visita ao dentista também é fundamental para verificar a situação da prótese dentária e fazer manutenção.

Veja a matéria completa:



fonte: R7

Sites de compras oferecem tratamento estético e dentário de forma irregular

O espaço reservado às vendas de tratamentos estéticos e odontológicos nos sites de compras coletivas é cada vez maior. É só acessá-los para encontrar ofertas de lipoaspiração por menos de R$ 300 e um clareamento dental por, no máximo, R$ 100.
- Ao escolher pela internet, a pessoa está indo em um lugar totalmente desconhecido, sem saber se eles usam materiais adequados, as condições de higiene e se o profissional tem título, diploma, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Carlos Alberto Komatsu.
Para o presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia, Newton Miranda de Carvalho, ofertas dessa natureza são exemplos de falta de ética por induzirem o paciente a se submeter a um tratamento que pode ser desnecessário.
Assim como na esfera médica, o dentista que se envolve neste tipo de publicidade pode sofrer punições administrativas, desde processos à cassação do registro. Quem se sentir lesado por algum serviço pode entrar em contato com o Conselho Regional de Odontologia ou de Medicina do Estado onde recebeu o atendimento e fazer uma denúncia.

fonte e imagem: R7

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Plano odontológico: vale a pena pagar?

A ProTeste - Associação de Consumidores fez uma pesquisa com 18 convênios odontológicos com abrangência nacional para avaliar como as operadoras se comportam em relação às coberturas, exclusões, autorização para exames, carências e ao reembolso. Os resultados indicam que a maioria dos planos só cobre os procedimentos básicos, restringe a colocação de aparelhos ortodônticos, impõem períodos longos de carência, além de apresentar diferenças de preços de até 65%. Diante do diagnóstico, o consumidor deve redobrar os cuidados quando decidir contratar essa modalidade de assistência à saúde.
Atualmente, o mercado de planos exclusivamente odontológicos é o que mais cresce na saúde privada.
A pesquisa da ProTeste mostra que podem ser encontrados produtos para todos os bolsos.
Pollyana Carlos Silva, técnica da ProTeste responsável pela pesquisa, diz que vale a pena contratar um plano odontológico se o consumidor tem como objetivo a prevenção. Se a pessoa precisar de tratamento imediato não vai adiantar porque os planos exigem o cumprimento de carência para procedimentos mais complexos.
A técnica da ProTeste orienta o consumidor a identificar o seu perfil e da sua família antes de contratar um plano odontológico. Outro detalhe importante: desconfie dos planos dentários muito baratos porque eles só têm as coberturas básicas.

fonte e imagem: Diário de Pernambuco

Dentifrício sueco adota bisnaga plástica biodegradável

Especializada no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal com apelo natural, a sueca Allveggie acaba de lançar aquela que afirma ser “a primeira pasta de dente do mundo em bisnaga plástica biodegradável”.
A extrusão do tubo e a injeção da tampa são feitas na Suécia pela Tectubes com base no Bio-Flex, resina da alemã FKuR obtida do ácido polilático (PLA, resina derivada do amido de milho ou outras fontes vegetais). “O uso de um bioplástico nesse tipo de aplicação foi um desafio”, afirma Johan Barkentin, encarregado do projeto na Tectubes. “Tivemos de assegurar a compatibilidade entre os diferentes componentes e combiná-los com boas propriedades de conversão”.
As bisnagas plásticas formam um mercado emergente para os plásticos “verdes”. Diversos fornecedores têm investido nessa direção, entre eles a inglesa M&H e a brasileira C-Pack – que em 2010 anunciou o desenvolvimento de uma solução desse tipo, voltada inicialmente a cosméticos.

fonte e imagem: Embalagem Marca

Mel usado em xaropes pode fazer mal para os dentes

Pesquisadores do Centro Universitário do Pará descobriram que o medicamento, usado para curar gripes, tosses e dores de garganta, podem fazer estragos nos dentes.



fonte: R7

Ke$ha diz que escova os dentes com uísque

A cantora revelou que costuma escovar os dentes com a bebida alcoólica.
Além da mania, Ke$ha afirma que também tem o hábito de beber muito uísque.



fonte:R7

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Loco Abreu lança moda com protetor bucal personalizado

A camisa 13, o cabelo e a cavadinha são marcas registradas. Mas Loco Abreu pode ter lançado mais uma moda. Na vitória do Botafogo por 3 a 2 sobre o Fluminense, no último domingo, o atacante usou pela primeira vez um protetor bucal. O acessório é personalizado com a bandeira do Uruguai e a reprodução de seu autógrafo.
O atacante tomou a iniciativa de usá-lo depois de uma palestra dos dentistas alvinegros ao elenco mostrando a importância do acessório.
- Além do Abreu, foram confeccionados os protetores para os goleiros Jefferson, Renan e Milton Raphael. Eles são feitos sob medida, baseados no molde do jogador. Como são específicos para o futebol, têm boa retenção e estabilidade, além de não atrapalharem a fala ou a respiração - explicou Gustavo Ferreira, coordenador do departamento odontológico do Botafogo.
O equipamento é fabricado pela Bioforce, empresa que trabalha em conjunto com o Botafogo. Produzido a partir do polímero EVA (Etil Vinil Acetato), ele oferece proteção às articulações, aos dentes e à gengiva.
- Sua principal utilização é para aumentar o desempenho dos jogadores, pois existem artigos provando que protetores bucais ajustados por dentistas melhoram o equilíbrio e a respiração do atleta, adicionando mais oxigênio à sua musculatura - afirmou Cornelis Springer, presidente da Bioforce.

fonte e imagem:Globo Esporte

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estudo associa ranger de dentes a doença respiratória

Frequentemente associado ao estresse, o Bruxismo (ranger de dentes) pode ter origem em dificuldades respiratórias durante o sono, aponta estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em parceria com o serviço de pneumologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
O estudo usou placas de avanço mandibular, que combatem apneia do sono e ronco, em pessoas com bruxismo. Os resultados foram mais satisfatórios do que quando a placa específica para o distúrbio foi usada. Testada em 28 pacientes, a placa para ronco amenizou o problema em 27 pessoas. Os aparelhos para bruxismo apresentam sucesso em 40% dos casos. Não existe cura para o problema.
O cirurgião-dentista e coordenador do estudo, Márcio Lima Grossi, explica que "o bruxismo aparece durante microdespertares do sono".
– A pessoa que tem dificuldades para respirar ou outros distúrbios do sono tende a ter despertares mais frequentes.
Segundo ele, o bruxismo é um mecanismo fisiológico.
– Todo mundo tem um pouco de bruxismo. É algo que acontece naturalmente.
Entretanto, os sintomas de ranger os dentes ou pressionar as mandíbulas de modo a gastar o esmalte dentário ou provocar intensas dores de cabeça aparece em 30% dos brasileiros.

fonte:R7
Imagem:Blog Odontologia na Boca do Povo

Câmera dental sem fio para dentistas, curiosos e Sherlock Holmes

Você já quis desvendar os “mistérios” que moram dentro da sua boca, mas o espelho, a posição e a luminosidade da sua casa não ajudaram muito, certo? Pois a Wireless Dental Camera finalmente irá matar a sua curiosidade, com facilidade e conforto, e ajudar a vida de muitos dentistas.
O aparelho é um pouco maior do que uma caneta e possui em sua ponta pequenas luzes e uma câmera de 1,3MP de resolução, que transmite as imagens do que está se passando dentro da sua boca para um receptor conectado a uma TV ou um monitor de computador, via AV ou USB.
A transmissão para o receptor, que acontece sem o uso de fios, permite uma exploração da boca de forma muito mais livre e completa. Além disso, o aparelho já vem com capas plásticas descartáveis, que garantem a utilização do aparelho de forma higiênica tanto por dentistas em seus consultórios, como por uma família de voyeurs do universo bucal.
A Wireless Dental Camera é mais surpreendente do que parece. O aparelho pode ser utilizado em outras ocasiões, como para investigar o couro cabeludo, função útil para cabeleireiros. Além disso, a câmera de alta resolução permite obter uma visão mais minuciosa da pele do corpo, auxiliando o trabalho de dermatologistas, por exemplo.
Outros usos podem ser feitos de acordo com sua curiosidade e bom senso, é claro. A criatividade é o limite. Tenho certeza que Sherlock Holmes também descobriria ótimos usos para esse gadget. O aparelho custa $95.92. Uma verdadeira pechincha para curiosos, detetives e dentistas.

fonte e imagem: Tech Tudo

Como Quitéria Chagas, adultos vencem o medo de sorrir com aparelho ortodôntico

Quando coloca o salto alto e os adereços coloridos, Quitéria Chagas vira um mulherão nas quadras de samba. Sinônimo de sensualidade, a dançarina, modelo e atriz abusa da própria beleza na profissão. Por isso, o medo de parecer uma adolescente ao colocar aparelho nos $aos 30 anos foi enorme.
— Tive um problema com os sisos inclusos e fui orientada a usar aparelho ortodôntico, para não agravar a situação no futuro. O esforço vale a pena — conta a musa da Vila Isabel, que pretende, em breve, trocar o atual por um modelo de aparelho mais discreto.
Enquanto os adolescentes abusam das cores e dos efeitos chamativos, os adultos querem fugir dos aparelhos ortodônticos. Famosas como Taís Araújo, Deborah Secco e Gisele Bündchen já mostraram que esse medo virou bobagem. Quem não investiu na correção dos dentes quando criança, não precisa ficar no arrependimento, estampando um sorriso torto na vida aulta. A nova geração de aparelhos é bem mais discreta e aceita.
— Existem várias opções: desde os metálicos até os de porcelana, de safira e o lingual. O aparelho lingual autoligado é o mais moderno de todos, por ser colado por trás dos dentes, ficando realmente invisível. Os valores podem $de R$ 10 mil a R$ 20 mil — explica o cirurgião-dentista André Moreira, que tem consultórios na Barra, no Centro e no Leblon.
Essas opções de aparelhos autoligados oferecem mais um benefício: não precisam das famigeradas borrachinhas — motivo de muitas reclamações —, e o atrito é reduzido. Com isso, o alinhamento é mais rápido, a higiene, mais fácil, e o tratamento, mais confortável. Além disso, o cliente pode visualizar os resultados antes de remover o aparelho. Tantos pontos positivos só aumentaram a presença de pessoas com mais de 25 anos nos consultórios de ortodontistas.
— As pessoas querem se sentir seguras para sorrir e o $ortodôntico de adultos vem libertando muita gente dos dentes desalinhados. Estes resultados são percebidos pelos amigos, que também vão procurar soluções para os seus problemas estéticos — diz André, lembrando, no entanto, que o aumento dessa procura não acontece apenas por vaidade: — Algumas pessoas procuram usar aparelho porque têm dificuldade de higienizar dentes muito apinhados ou precisam recuperar o espaço de um dente perdido para fazer um implante. Se o problema não é resolvido, a tendência é que piore com o tempo, aumentando as chances de desenvolver problemas como bruxismo, cáries e gengivites.

fonte e imagem: Jornal Extra

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Charlie Sheen perde dentes pelo uso de drogas

Charlie Sheen parece ter perdido todos os dentes devido ao consumo excessivo de drogas, por isso teve de substituí-los por dentes de porcelana, indicou o jornal inglês Daily Mail.
Estes fatos foram revelados pela estrela pornô de 22 anos que participou da festa com o ator em sua casa de Los Angeles.
Kacey Jordan, que admitiu ter feito uma 'rapidinha' com o astro de Two and a Half Men, disse que Sheen se queixava sobre o estado de seus dentes.
"Todos meus dentes caíram... Que merda...", citou ela ao jornal.
"A maioria de seus dentes caíram, ele não quis dizer por quê, mas todos sabemos que é por causa do uso de drogas", acrescentou Jordan.

fonte e imagem: O Fuxico