ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 12 de julho de 2010

Própolis:Uma Poderosa Mistura

Quem procura passar a metros de distância de um enxame de abelhas, ficaria surpreso ao observar que pesquisadores de diversos países andam interessados em estudar o produto das colméias. Ainda mais ao saber que as aplicações medicinais do própolis para a saúde vão muito além do velho spray para dor de garganta, tendo propriedades no combate das cáries e até no alívio dos incômodos provocados no tratamento do câncer.
De acordo com Vagner Rodrigues Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais, o extrato de própolis tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas a serem exploradas. Junto à sua equipe, Santos comprovou que o produto de origem vegetal – e trabalhado pelas abelhas para manter um ambiente estéril na colméia – ajuda a combater a principal bactéria causadora de cáries, Streptococcus mutans, além de agir contra lesões de mucosa bucal, gengiva e no combate à candidíase.
– O própolis extraído em solução alcoólica mostrou-se mais eficiente no combate ao microorganismos durante experimentos em culturas de bactérias – comenta. – Desenvolvemos gel e enxaguante bucal, compostos com 5% do extrato e outras substâncias inócuas, utilizadas apenas para proporcionar um sabor mais agradável. A quantidade de bactérias causadoras de cáries caiu. Com a candidíase, o própolis apresentou o mesmo resultado de remédios sintéticos utilizados no combate.
O gel ainda se mostrou eficiente contra a xerostomia, conhecida “boca seca”, causada pelas irradiações no tratamento da câncer de boca ou pescoço, que afetam glândulas salivares e deixam o paciente vulnerável a infecções. Segundo o pesquisador, o princípio ativo do própolis impede inflamação da mucosa bucal e traz alívio analgésico.
O gel de própolis também agiu de forma eficaz contra a herpes labial e aftas. No caso da herpes, se aplicado assim que aparecem os primeiros sintomas, o processo de ulceração é inibido pelo bloqueio da enzima transcriptase reversa e, caso as feridas já estejam expostas, a cicatrização acontece em até quatro dias. No teste em aftas, o incômodo apresenta melhoras em dois ou três dias.
Japão, EUA e Brasil vêm desenvolvendo estudos sobre possibilidades do própolis impedir a multiplicação de células cancerígenas e agir contra a Aids. Há estudos que abordam ainda benefícios do veneno das abelhas – apitoxina – contra artrite, artrose e dor.
O Ministério da Saúde liberou uma lista de 71 plantas que poderão gerar, por meio de estudos, medicamentos seguros para tratamento da população, como, por exemplo, fitoterápicos derivados de espinheira santa para gastrites e úlceras. Ao que parece, as matérias-primas vegetais têm realmente muito a oferecer para a medicina.

fonte
:Jornal do Brasil
Imagem: Blog Natureza Celestial