ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 9 de setembro de 2012

Técnica retira grande quantidade de células-tronco dos dentes de leite


No Brasil, a cura pode vir dos dentes das crianças. O Instituto Butantan, em São Paulo, criou uma técnica inédita no mundo para retirar células-tronco dos dentes de leite em grande quantidade.
A janelinha já abriu, fechou e está prestes a abrir de novo. Foram seis dentes de leite que Maria Fernanda Barros, de 7 anos, perdeu.
No laboratório de genética do Instituto Butantan, em São Paulo, os dentes de leite têm outra função. Da polpa, a parte avermelhada, os cientistas extraem e multiplicam células-tronco, capazes de regenerar ossos, músculos e até neurônios. As pesquisas, que tiveram bons resultados com animais, ganharam impulso com a descoberta.
Um dos desafios dos tratamentos com células-tronco é a necessidade de uma grande quantidade de células, cerca de 70 milhões para um paciente que pesa 70 quilos. Com a nova técnica, os pesquisadores conseguiram o milagre da multiplicação e ele é mais simples do que se imagina.
Mergulhada em uma solução de aminoácidos e proteínas, a polpa produzia dois bilhões de células em uma semana e era descartada. Os pesquisadores descobriram que ela podia ser reutilizada em outras soluções iguais. Em seis meses, o número de células pode passar de cem bilhões.
 “Célula de polpa dentária não provoca rejeição no paciente. Ela é compatível com diversos pacientes.
Para aproveitar a polpa, o dente deve ser extraído no dentista e levado dentro de 72 horas para o laboratório. A aplicação em humanos ainda depende de novas pesquisas. A ideia é que nos próximos anos, as pessoas possam armazenar a polpa, que pode salvar vidas, em bancos de células-tronco. Com uma vantagem :
Não existem implicações éticas na utilização da polpa porque essa polpa é descartável, ela é praticamente jogada fora pelas crianças. A grande vantagem das células de polpa de dentes é que são células normais. Não são geneticamente manipuladas", aponta a geneticista do Instituto Butantan, Irina Kerkis.
 
fonte e imagem: Jornal Nacional