ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 12 de janeiro de 2014

Tratamento odontológico pode melhorar dores na coluna e nos joelhos

Já pensou em tratar dores de coluna e dos joelhos, entre outros problemas de saúde, através da boca? É o que defende a Biorreprogramação Oral, uma técnica que utiliza os conhecimentos da Odontologia para cuidar de doenças de todo o corpo. No caso dos desvios de postura, o tratamento pode realinhar a coluna e melhorar até mesmo a forma de pisar do paciente.
"Dentes tortos fazem com que o posicionamento da cabeça mude, interferindo na postura", explica o cirurgião-dentista e pesquisador da técnica, Rogério Pavan.
O tratamento pode ser feito a partir dos 3 anos e tem melhores resultados em crianças com menos de 15, porque o crescimento natural do maxilar e da mandíbula potencializam e facilitam as intervenções do especialista. Para o tratamento de adultos, um pouco mais complexo, Pavan desenvolveu dois sistemas: Polis e Daraa.
"O sistema Polis busca a compensação do desequilíbrio da arcada dentária por meio de placas entre os dentes. Essas placas fazem com que a mandíbula encontre um novo ponto de equilíbrio, uma posição que melhore a postura da cabeça. Já no sistema Daraa, além desses benefícios, conseguimos tratar o ronco e a apneia", afirma.
 
Diagnóstico
"Pedimos exames complementares de imagem, como radiografias e, em alguns casos, encaminhamos o paciente para o ortopedista, porque percebemos que há ali um problema de coluna que vai além do posicionamento da cabeça e dos dentes. Em 95% das consultas, o paciente já chega com queixas específicas que ele tentou tratar de outras formas, sem sucesso", ressalta Rogério Pavan.
A duração do tratamento - que é indolor e evita técnicas mais invasivas, como a extração de dentes - varia de acordo com a idade e as necessidades do paciente. Alguns casos são resolvidos com seis meses de acompanhamento, outros precisam de quatro a cinco anos.
 
Mais benefícios
Outras vantagens do tratamento, segundo o cirurgião-dentista, são o combate e a prevenção aos problemas gástricos e de respiração (como asma, resfriados recorrentes, etc).
 
fonte e imagem: Jornal Extra