Apareceu uma leva de produtos com a promessa de tornar os dentes mais brancos. Especialistas ouvidos por VEJA avaliaram a fórmula de alguns dos mais vendidos. Eles advertem que chicletes e pastas de dente têm ação restrita às manchas superficiais – e não combatem as mais profundas. Os comentários:
PASTAS DE DENTE
Como funcionam: as pastas avaliadas vêm com maior concentração de substâncias abrasivas na comparação com as convencionais. Durante a escovação, elas aumentam o atrito com os dentes e promovem uma espécie de esfoliação Comentário dos especialistas: nenhuma dessas pastas altera a cor natural dos dentes. O que elas fazem, com o uso regular, é ajudar a remover a película de sujeira que se acumula sobre os dentes. Com o tempo, essa placa absorve pigmentos dos alimentos e da nicotina, no caso de pessoas fumantes – o que deixa o sorriso escurecido. Sem a película, portanto, os dentes ficam mais claros e ainda protegidos contra o surgimento de novas manchas superficiais Marcas: Close Up Extra Whitening, Crest Sensitivity Extra Whitening e Aquafresh Ultimate White.
CHICLETES
Como funcionam: há dois tipos à venda. O primeiro leva na receita boa dose de bicarbonato de sódio, substância abrasiva como a das pastas de dente. O segundo gênero de chiclete é formulado com um sal capaz de limpar os dentes como um sabão Comentário dos especialistas: como as pastas de dente "white", esses chicletes também só ajudam a remover e a evitar manchas superficiais Marcas: Trident, Orbit e HappyDent, todos na versão "white" FITA CLAREADORA Como funciona: a fita vem com um gel feito de peróxido de hidrogênio, o mesmo que serve de base para os tratamentos profissionais – só que, nesse caso, aparece em concentração menor. Para o efeito clareador, que persiste em média por seis meses, a fita deve ser usada durante meia hora, duas vezes por dia, ao longo de duas semanas Comentário dos especialistas: é o único dos três produtos analisados que de fato altera a cor natural dos dentes. Sua substância clareadora, o peróxido de hidrogênio, tem, afinal, efeito químico sobre os pigmentos mais escuros que ficam alojados na dentina – e não apenas na superfície do denteMarca: Crest Whitestrips.
59% dos brasileiros afirmam que se tivessem mais dinheiro fariam tratamento para clarear os dentes!
Eles mancham mais
Os que mais alteram a cor natural dos dentes:
- Cigarro
- Alimentos (café,beterraba,vinho,refrigerante,kekchup)
- Antibióticos
- Envelhecimento
- Genética
Para prevenir o escurecimento, avisam os especialistas, o mais indicado é escovar os dentes até quinze minutos após uma refeição em que um deles esteja presente.
fonte e imagem:http://veja.abril.com.br
Especialistas em Odontologia Estética consultados por VEJA: Carlos Francci (da Academia Brasileira de Odontologia Estética); Cledson Azevedo (da USP); Cristina Aquino (da Universidade Federal de Juiz de Fora); Dirceu Vieira (da USP); Marcelo Fonseca (da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética); Míriam Turbino (da USP); Narciso Garone Netto (da USP); Roberto Vianna (da Associação Brasileira de Odontologia)
Fotos Alfredo Franco, Fabiana Bertone, Ormuzd Alves, Germano Luders, Antonio Milena e divulgação
Com reportagem de Camila Pereira, Marcos Todeschini e Thiago Cid