1. Antes de iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão.
2. Também um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois isso diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior. Se houver restos de alimento presos entre os dentes, também deve...m ser removidos antes da escovação com o auxílio do fio dental e de escovas interdentais do tipo Prime que se adaptam perfeitamente aos espaços interproximais.
3. Após o término da escovação, preferencialmente com uma escova com mais de 5 mil cerdas e de acordo com a técnica recomendada, todas as superfícies da escova devem ser lavadas com água corrente.
4. Segue-se o procedimento pela remoção do excesso de água com uma pequena batida da escova sobre a palma da mão ou sobre a borda limpa da pia do banheiro.
5. Faz-se então a aplicação do desinfetante através do borrifamento do antisséptico oral a base de clorexidina entre 0,12% a 0,2% especialmente na parte das cerdas.
6. Coloca-se o protetor de cabeça que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica.
7. Em seguida, a escova pode ser guardada dentro do armário fechado do banheiro. O antisséptico ficará agindo durante todo o intervalo entre as escovações, promovendo assim, uma desinfecção eficiente.
8. Um ponto fundamental é: antes da próxima escovação, a escova deve ser novamente muito bem lavada e enxaguada em água corrente – da mesma forma descrita inicialmente – para a remoção dos resíduos do produto utilizado e também para a remoção dos micro-organismos eliminados.
fonte: IRL Odontologia