ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011!!!



São os votos do Blog Dra.Priscilla Direnna

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tecnologia a favor da saúde

Ter dentes mais bonitos é o sonho de muita gente.
Veja como a tecnologia pode transformar os sorrisos e saiba ainda dicas valiosas para ter uma boca saudável e mostrar os dentes sem receios!




fonte:R7

Sorriso Saudável

Um roteiro de cuidados básicos para garantir a limpeza dos dentes e afastar o risco de cáries

O cuidar dos dentes encerra vantagens que vão além de um belo sorriso. É garantia de boa saúde. Hoje se associa a proliferação de bactérias na boca ao surgimento de doenças graves, inclusive processos infecciosos no coração. Especialistas ouvidos por Época respondem às principais dúvidas em relação aos cuidados cotidianos com a dentição.

Quantas vezes é necessário escovar?
Devem ser feitas pelo menos três escovações por dia, depois das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Mas o ideal é limpar os dentes após a mastigação de qualquer alimento.

Quanto tempo deve durar a escovação?
O que importa é a qualidade da escovação, que deve começar pelo uso da fita ou do fio dental. O ideal é dedicar a ela de 10 a 15 minutos. Se não for possível, recomenda-se caprichar em pelo menos uma das escovações. De preferência à noite, porque a salivação e os movimentos da língua diminuem durante o sono e interrompem o processo de autolimpeza da boca. É uma tarefa para ser feita diante do espelho, assim é possível verificar se os movimentos estão corretos e os dentes limpos.

Qual é o melhor tipo de escova de dentes?
A escova deve ter cabeça pequena e cerdas arredondadas para não machucar a gengiva. Bons modelos são a Oral-B 30 e a Pró-415. Deve-se evitar as que têm cerdas duras e cabeças grandes. Para as crianças, as melhores escovas são as de cerdas macias e uniformes. Vale lembrar que o tempo útil de uma escova macia é de cerca de 45 dias. Para conservá-la, é preciso lavá-la bem em água corrente depois da escovação, mantendo-a em lugar limpo e arejado. De preferência seca, para não atrair fungos.

O que é melhor: fio ou fita?
A fita é mais indicada porque toca uma superfície maior do dente. Mas há pessoas que se dão melhor com o fio dental. O importante é sempre usar um ou outro produto antes da escovação, em suaves movimentos de vaivém entre os dentes. O fio e a fita são armas importantes na remoção da placa que se forma entre os dentes, local que muitas vezes a escova não alcança.

Como usar a escova interdental?
As escovas interdentais e as unitufos, de formato cônico, são instrumentos complementares para uma limpeza adequada. Ambas são indicadas para fazer a remoção da placa bacteriana nas áreas de difícil acesso, nos aparelhos ortodônticos, no espaço entre os dentes e sob as próteses (pontes) fixas. Com elas é possível retirar os resíduos que se acumulam atrás dos últimos dentes.

É preciso escovar também a língua?
Sim. A língua abriga bactérias, portanto é necessário que seja escovada com creme dental para a completa limpeza da boca. A operação deve ser feita com calma e delicadeza. Em todas as etapas da escovação, recomenda-se suavidade nos movimentos.

Qual é a pasta de dente ideal?
Além de facilitar a escovação, o creme dental ajuda a soltar a placa bacteriana. Os mais indicados são os que contêm flúor – e quase todos incluem a substância na fórmula. Não há diferenças relevantes entre pasta e gel dental. O mais importante, no momento da compra, é conferir a data de validade do produto. E, na hora da higiene, recomenda-se colocar pouco creme na escova.

Quando ganhar a primeira escova?
Os pais devem cuidar da higiene bucal do bebê desde o nascimento, fazendo diariamente a limpeza com uma gaze ou uma fralda embebida em água limpa. Com o surgimento dos primeiros dentes, a higiene deve ser realizada com escovas bem macias.

Vale a pena usar escovas elétricas?
As elétricas não funcionam tão bem quanto as convencionais. São indicadas, no entanto, para pessoas que têm algum tipo de dificuldade motora para usar a escova comum.

Com que freqüência se deve ir ao dentista?
A Associação Brasileira de Odontologia fala em uma consulta a cada seis meses, mas não há evidência científica que confirme a recomendação. Na verdade, a periodicidade depende muito do risco de cada paciente. Crianças e adolescentes precisam, de modo geral, fazer visitas mais freqüentes. Adultos, especialmente os mais cuidadosos, podem espaçar mais. Há os que ficam dois anos sem ir ao dentista e não têm problemas.

Anti-sépticos bucais funcionam?
São bons coadjuvantes. Deve-se seguir a orientação dos fabricantes, mas o ideal é usar os anti-sépticos sempre depois da escovação. Trata-se de um complemento que não substitui a ação das cerdas e dos fios dentais. Esses líquidos têm sido contra-indicados para crianças de até 12 anos: componentes da fórmula podem provocar irritações e desconfortos desnecessários.

Alimentos dietéticos provocam cáries?
Depende. Os refrigerantes diet não contêm açúcar, mas o gás produz alguma acidez na boca e cria ambiente propício ao surgimento da cárie. São menos prejudiciais, porém não inofensivos. Já os chicletes sem açúcar oferecem vantagens. Embora não previnam cáries nem substituam a escovação, massageiam a gengiva e estimulam a salivação, que neutraliza os ácidos da placa bacteriana. Deve-se combater a ingestão excessiva de café, mesmo usando adoçante. Além de escurecer os dentes, a bebida estimula a proliferação de bactérias na boca. Os alimentos que realmente não provocam cárie são os duros e fibrosos, como verduras, legumes e frutas. Eles estimulam a mastigação e aumentam o fluxo de saliva.

A mamadeira noturna provoca cáries?
A noite foi feita para dormir. Não se deve acostumar a criança a tomar mamadeira durante a madrugada porque os resíduos do leite passarão muito tempo na boca, provocando descalcificações e o aparecimento de cáries. Também não se deve assoprar ou experimentar os alimentos antes de dá-los às crianças nem beijá-las na boca. Essas atitudes facilitam a transmissão de bactérias por meio da saliva do adulto. O leite materno, contudo, é fundamental à formação de uma dentição sadia.

Vale a pena trocar amálgama por resina?
Obturações com amálgama são mais resistentes, mas há resinas com durabilidade e qualidade semelhantes. A grande vantagem da resina é estética – elas reproduzem a cor original do dente. Técnicas de restauração evoluem no sentido de alcançar a perfeita união entre saúde e beleza. Há quem prefira dentes uniformemente brancos por uma questão de vaidade. A maioria dos especialistas, contudo, não recomenda a substituição se as obturações de amálgama não apresentarem deficiências. A opção pela estética custa caro: em muitos consultórios, a aplicação de resina encarece o tratamento em cerca de 50%.

Gestantes são mais suscetíveis?
A gravidez não estraga os dentes, mas as alterações hormonais podem modificar a química da saliva e abrir espaço para as cáries. Por isso, gestantes devem ter cuidado redobrado com a escovação, além de uma dieta equilibrada.

Por que criança tem mais cárie que adulto? Pelo apreço às guloseimas e pela pressa na hora da escovação. Adultos têm menor predisposição a cáries porque a boca já está mais habituda às bactérias e os dentes ganham, com o tempo, uma camada protetora com o acúmulo de minerais.

Beber água previne cáries? A água faz bem para tudo, e a saúde bucal também depende dela. Torna a saliva menos ácida, auxiliando a higiene dos dentes. Aconselha-se aumentar sua ingestão.

Vale tomar flúor além do que há na água?
Sim, mas sempre com a orientação do dentista. Em altas doses, o flúor pode provocar uma alteração no esmalte do dente chamada fluorose. O distúrbio provoca manchas nos dentes. Uma das principais causas tem sido atribuída à ingestão de cremes dentais com a substância em regiões onde a água já é fluoretada.

Consultoria: Helenice Biancalana, especialista em Odontopediatria

fonte: Revista Época
Imagem: Cult ou pop

domingo, 26 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!

Natal é sinônimo de família, de união, de aproximação das pessoas e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou! Que a reunião familiar realizada neste dia seja uma extensão de felicidade para todo o próximo ano. Que o amor reine pleno em nossas vidas trazendo consigo uma felicidade infinita para todos nós!

O Blog Dra.Priscilla Direnna deseja a todos amigos leitores um Feliz Natal repleto de muita luz,paz,amor e alegria!Que Deus derrame muitas bençãos nesse dia tão especial!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Anestesia intraóssea pode diminuir dor em tratamento de canal

Uma pesquisa realizada no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp testou a técnica intraóssea em 60 pacientes com inflamação pulpar em molares inferiores, que são os dentes mais difíceis de serem anestesiados. Utilizar a técnica anestésica intraóssea garantiu o controle total de dor em 96,8% dos pacientes. Ou seja, propiciou um tratamento livre do incômodo das dores tão temidas pelos pacientes, uma vez que as técnicas tradicionais alcançam, apenas, em torno de 60% de eficácia.
Os testes foram feitos pelo endodontista Leandro Augusto Pinto Pereira, como parte de sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), com orientação do Cirurgião-Dentista, José Ranali. Pereira já utilizava a técnica há muitos anos em seu consultório com resultados positivos e quis levar para o crivo científico a alternativa de tratamento. Segundo ele, a ideia é divulgar o procedimento no Brasil, pois é pouco conhecido entre os profissionais da área, mesmo tendo sido criado em 1932.
A técnica não é recomendada para pacientes que possuem algum tipo de problema cardiovascular, uma vez que pode resultar em aumento da frequência cardíaca. Esta seria uma segunda escolha para a anestesia em pacientes cardiopatas. No entanto, na pesquisa a injeção lenta da solução anestésica, associada ao pequeno volume necessário para anestesia, não levou a nenhum efeito cardiovascular indesejável.

fonte e imagem: Dental Press

Pesquisadores avançam na busca da terceira dentição

Está em curso na Inglaterra uma pesquisa que já comprova ser possível nascer um terceiro dente em ratos. Quem acompanha o processo e vislumbra a possibilidade de dar continuidade ao estudo aqui no Brasil é a cirurgiã-dentista Andrea Montesso, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Apesar de a técnica estar sendo desenvolvida inicialmente em camundongos, Andrea explica que o grupo de pesquisadores ingleses também já testa células humanas para esse fim.
A cirurgiã afirma que em teoria qualquer indivíduo poderá se submeter a um procedimento cirúrgico minimamente invasivo e estar apto. No entanto, é preciso lembrar que essa técnica ainda está em fase de desenvolvimento científico e atualmente não é testada em humanos nem em nível experimental.
As pesquisas mostram que junto com o desenvolvimento do dente sempre há o desenvolvimento do osso de suporte também. “O processo é natural e o que esperamos é que o dente nasça, naturalmente, sem precisar de estímulos extras.”
Muito embora a pesquisadora ainda tenha receio de afirmar uma data para a concretização do projeto, já existe um grupo de cientistas que acredita que a partir de 2017 essa técnica já estará disponível para uso clínico.

fonte e imagem: Dental Press

Polícia prende homem que roubava dentes de ouro em cemitério espanhol

O funcionário de um cemitério de Barcelona, na Espanha, foi detido sob a acusação de roubar dentes de ouro de um ossuário comum, informou a polícia da Catalunha.
"O homem detido teria roubado 17 dentes, obtendo um lucro de 2 mil euros", afirma um comunicado da polícia.
"É um delito contra a liberdade de consciência, os sentimentos religiosos e o respeito aos falecidos, assim como 17 crimes contra o patrimônio pela suposta apropriação inadequada das peças dentais", completa o texto.

fonte e imagem:G1

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Apague o colesterol com a escova de dente

Higienizar a boca não garante só dentes saudáveis. Ao varrer micróbios dessa porta de entrada, você ainda corta o excesso de gordura circulante

“Apenas 10% dos brasileiros possuem uma gengiva saudável. Só 10%”, aponta, preocupado, o Odontologista Ernesto Nascimento Filho, da Universidade Federal de São Paulo.
O que poucos sabem, no entanto, é que essa estatística pode influenciar até a vida dos cardiologistas. Sim, a relação entre uma boca repleta de bactérias e um sistema cardiovascular enfermo parecia distante, mas estudos ao redor do globo vêm estreitando esse elo.
Um dos mais interessantes foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Os cientistas colheram amostras das artérias de pacientes que tinham alguns de seus vasos sanguíneos obstruídos. Em outras palavras, que precisavam passar por uma cirurgia para não infartar. Por incrível que pareça, em 60% dos casos foram encontrados resquícios de micro-organismos que entraram no corpo através da gengiva. Ou seja, essas minúsculas ameaças estavam, nem que somente como coadjuvantes, envolvidas na piora da saúde do peito.
É por essas e outras que os especialistas estão de olho na Periodontite. A doença, uma inflamação que afeta as estruturas de sustentação da arcada dentária, é causada por bactérias específicas alojadas nessa região. Quando não são removidas por uma escova ou um fio dental, elas entram fundo na gengiva e, então, caem na corrente sanguínea.
Ao adotar medidas para se precaver dessa grave inflamação, você se prevenirá contra anginas — aquelas fortes dores no peito que acusam obstruções nas artérias —, infartos e outros transtornos ligados ao coração. Mais do que isso, também se protegerá dos derrames.

fonte e imagem: Revista Saúde

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Odontologia testa novo aparelho para detectar câncer de boca

Um novo aparelho para detectar o câncer de boca está sendo testado em um estudo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. O Velscope é único na América Latina e foi adquirido do Canadá no final de agosto de 2010. O equipamento vem sendo utilizado na Clínica Odontológica da FO em pacientes com lesões suspeitas de malignidade (lesões ulceradas que não cicatrizam em até 15 dias e lesões brancas que não saem a raspagem). O objetivo é verificar o quanto, de fato, ele auxilia na localização de um possível tumor maligno.
O Velscope funciona por fluorescência-clínica. A mucosa é exposta a luz, com um comprimento de onda específico, e os tecidos displásicos, aqueles com potencial a serem câncer, refletem a luz de maneira diferente e aparecem mais escuros.
Os pacientes serão, inicialmente, examinados clinicamente. Depois será feito exame com o corante azul de toluidina, que ajuda na demarcação de áreas com maior atividade celular. Num terceiro momento, será utilizado o Velscope para identificar com mais precisão as áreas afetadas e auxiliar na demarcação de onde será feita a biópsia, última etapa a qual o paciente vai se submeter.

À direita, imagem tirada com o uso do Velscope. Pontos mais escuros são áreas potencialmente malignas

fonte e imagem:USP

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Clareamento dental sem orientação pode causar danos irreversíveis

Vendidos livremente por algumas lojas de produtos odontológicos, clareadores podem causar inflamação na gengiva e hipersensibilidade nos dentes

Kits de clareamento dental, à venda por valores que variam entre 100 e 200 reais, parecem simples de usar e inofensivos. A empresária carioca Cristiana Marroig, 28 anos, acreditou na promessa de dentes mais brancos e acabou comprando uma caixa com o kit clareador em um dos shoppings mais tradicionais do Rio de Janeiro. Em apenas dois dias, os resultados apareceram. Mas não os que ela esperava. O produto trouxe gengivas inflamadas, sangramento e manchas em toda a arcada dentária. O gel e a moldeira usados por Cristiana não foram aprovados por um dentista. A venda do produto, liberado para o comércio no Brasil, também não foi devidamente supervisionada. O pequeno experimento da empresária por pouco não terminou em uma série de sequelas graves e irreversíveis – e em muita dor. Com um agravante: tudo estava devidamente dentro da lei.
O material pode ser comprado pela internet ou em lojas especializadas. Alguns kits são mais completos e já vêm, além do gel clareador, com uma moldeira que, após amolecida em água quente, pode ser encaixada na arcada dentária. Em seguida, basta colocar um punhado do gel da bisnaga e encaixar na boca. O processo, contudo, é desencorajado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que considera a prática uma autoprescrição tão perigosa quanto o consumo indiscriminado de medicamentos. “O teor abrasivo desses clareadores é perigoso quando usado sem orientação profissional. Ele pode danificar o esmalte do dente”, diz Marcos Luis Santana, do CFO.

Riscos — De acordo com Mauro Piragibe, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), há grandes chances do produto vazar da moldeira e entrar em contato com as mucosas da boca. Ele pode causar perda de papila (gengiva entre os dentes), retração de gengiva (deixando a raiz à mostra) – ambos reversíveis apenas com enxerto -, inflamações da bochecha e dos lábios e até piorar casos de gastrite e úlcera gástricas. “Isso acontece porque a moldeira não é bem feita. Para esse tipo de tratamento, ela precisa ser feita dentro de um consultório, de maneira personalizada, com o formato exato dos dentes do paciente. Só assim os riscos do gel vazar são mínimos”, diz.

Sem controle — Os clareadores dentais não têm venda restrita no Brasil, desde que sejam registrados pela Anvisa. Para conferir, basta se certificar que o produto tenha o símbolo do órgão federal na embalagem. Apesar de ser facilmente encontrado em sites de venda na internet, algumas lojas especializadas só comercializam os produtos para dentistas com registro profissional. Mas fazem isso somente em cumprimento a uma recomendação do Conselho Federal de Odontologia, sem força de lei. O CFO requer há muito tempo que a venda seja feita exclusivamente a especialistas da área.

No consultório — Há dois tipos de clareamento mais seguros, ambos feitos sob a supervisão de um dentista. O primeiro deles, chamado de caseiro, tem basicamente o mesmo princípio do que vem sendo feito sem orientação, mas, além de contar com uma moldeira feita por um protético, o paciente usa o gel na concentração indicada pelo dentista.
Já o clareamento com o uso de laser ou de LED (uma tipo de luz alternativa ao laser) é mais indicado aos indivíduos que esperam um resultado mais rápido. O uso de luz, no entanto, pode estar com os dias contados. Segundo Mauro Piragibe, da ABO, há estudos em andamento que mostram que o uso de luz pode aumentar, em média, 2˚C a temperatura da polpa do dente. “Pesquisas recentes apontam que isso pode causar danos futuros”, diz o especialista.

fonte e imagem: Revista Veja

Bebê de duas semanas desenvolve dentes precoces na Grã-Bretanha

Uma mulher de 25 anos deu à luz um bebê com dentes na cidade de Liverpool, na Grã-Bretanha.
Patricia Caulfield foi informada logo no hospital sobre a formação de dois pequenos dentes na parte da frente da boca, mas constatou que eles haviam crescido durante a amamentação da criança, um dia depois de levar a criança para casa. As informações são do site do jornal britânico "Daily Mail"
Após duas semanas, a filha Faye Cauldfield já desenvolveu também dois molares, no fundo da boca.
Bebês não desenvolvem dentes normalmente antes dos seis meses de idade.

fonte e imagem: G1

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Substância de pasta de dente causa dano no cérebro de fetos

Uma substância química encontrada em pasta de dentes e sabonetes tem sido associada a um dano cerebral em bebês que estão dentro do útero.
A nova descoberta sugere que o Triclosan (poderoso anti-bacteriano) pode interromper o fluxo de sangue para o útero, impedindo a chegada de oxigênio ao cérebro do bebê, necessário para seu desenvolvimento. As informações foram publicadas no jornal britânico Daily Mail.
A substância é usada geralmente em produtos de higiene como desodorantes, detergentes líquidos, em produtos de limpeza e até em alguns brinquedos, o que tem preocupado a comunidade científica.
Os cientistas temem que mulheres grávidas então expostas a níveis elevados da substância química possam estar colocando a vida de seus filhos em risco.
Para a professora Margaret James, da Universidade da Flórida, que participa do estudo, a situação deve ser muito bem analisada.
- Nós sabemos que é um problema, mas nós só não sabemos o quanto.

fonte e imagem: R7