ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 2 de março de 2011

Como comprar a escova de dentes certa?

Com a melhora das condições econômicas do país, a população passou a dar mais importância a itens antes esquecidos por questões financeiras. É o caso da saúde bucal. Um estudo do Ministério da Saúde, apresentado em 2011, apontou que o número de brasileiros com cárie diminuiu, mas o volume ainda é alto.
Para que o país consiga melhorar de vez as condições de saúde bucal, a dentista, Tatiane Machado Buscarilli, aponta que o primeiro passo para a manutenção de uma boa higiene bucal está relacionado à adoção de alguns hábitos. "Para manter a saúde dos dentes sempre em dia é preciso estar atentos aos detalhes como trocar a escova quando suas cerdas se abrirem", orienta.
A odontologista explica que não existe um prazo para trocar a escova, tanto que elas não apresentam prazo de validade. Mas, usualmente, de quatro a três meses de utilização correta, as cerdas já estão gastas. Isso porque quando as cerdas se apresentam "abertas", deixam de cumprir seu papel principal e podem machucar a gengiva. "É muito comum receber pacientes com problemas de retração gengival causada pelo uso de escovas de dente gastas. Além da gengiva, o uso de escova inadequada pode danificar a superfície dos dentes, por isso recomendamos a troca a cada três ou quatro meses", avalia a Buscarilli.
Assim, escolher uma boa escova ajuda a manter a saúde dos dentes. Mas como comprar a escova certa para cada pessoa? A dentista explica que a escova ideal é aquela que se adapta ao tamanho da boca e da arcada dentária de cada indivíduo. É importante prestar atenção, por exemplo, se o tamanho da escova permite que os dentes do fundo sejam alcançados durante o momento de higienização.
Outro ponto importante é que, a escova tenha cerdas macias para que limpem os espaços entre a gengiva e os dentes. De acordo com Buscarilli, cerdas duras, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não limpam melhor. A qualidade da limpeza está diretamente ligada à forma como a escovação acontece. Segundo a especialista, o mais indicado é que a escovação seja feita com movimentos circulares e contínuos, sem muita força para não causar lesões.
Outro mito apontado pela dentista é sobre a escova elétrica, que ao contrário da crença da população, não limpa melhor do que a escova tradicional. Segundo a Dra., este tipo só é indicado para pessoas que tenham problemas motores.
(Sorridents)

fonte:Dental Press