ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 20 de junho de 2013

Novo aparelho diagnosticará câncer de estômago pelo hálito

O olfato humano, capaz de discernir cerca de 10 mil fragrâncias, também pode detectar uma das doenças mais letais da atualidade: o câncer. É o que garantem pesquisadores israelenses, que desenvolveram um aparelho que, através do cheiro, é capaz de apontar imediatamente se alguém sofre de câncer de pulmão ou de estômago, sem a necessidade de exames invasivos ou caros. O aparelho, desenvolvido em laboratório em 2007 por especialistas da Universidade Technion, em Haifa (Norte de Israel), começa agora a entrar na fase de produção com o nome de “Na-Nose” e pode estar disponível nas prateleiras das farmácias até o final desta década, diz o fabricante.
Em estudo com 37 pacientes com câncer de estômago, 32 com úlcera e 61 com outros problemas estomacais publicado pelo “British Journal of Cancer”, o aparelho conseguiu discernir as doenças e distinguir entre elas 90% das vezes.
O aparelho funciona como uma espécie de bafômetro. Os pacientes respiram por um tubo e o aparelho analisa rapidamente cerca de mil gases que saem dele e detecta se há algo de errado. O exame é feito através da mistura das substâncias expelidas no hálito com nanomateriais — formados por partículas microscópicas — específicos dentro do aparelho, através de uma técnica conhecida como detecção por compostos orgânicos voláteis (COVs).
A invenção é significante porque, atualmente, só é possível detectar a maioria dos tipos de câncer através de tecnologias caras, à disposição apenas em hospitais (como a tomografia computadorizada), ou de práticas invasivas, como biópsias. Justamente por isso, o câncer acaba sendo diagnosticado somente depois que os pacientes reclamam dos sintomas e, na maioria das vezes, já é tarde demais para um tratamento efetivo. Com o aparelho israelense, no entanto, será possível perceber os estágios mais iniciais da doença, o que multiplicaria as chances de cura, segundo especialistas.
O aparelho também pode ajudar durante o tratamento anticâncer, monitorando as diversas fases da luta contra a doença. O aparelho deve custar U$ 10 (pouco menos de R$ 20) e caberá no bolso.
 
fonte e imagem: Jornal Extra