ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Botox e as disfunções da ATM


Além dos tratamentos faciais, o botox também é utilizado em situações médicas, como no tratamento da enxaqueca e na disfunção da articulação temporomandibular (ATM).
A disfunção da ATM aponta vários sintomas, que podem apresentar dores distintas, sendo uma das suas principais reclamações a dor de cabeça, causada pela contração muscular excessiva da região, explica o Dr. Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, e adepto das técnicas do botox como tratamentos médicos.
Os sintomas das disfunções na (ATM) atingem cerca de 30% da população no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A aplicação da toxina botulínica funciona como um tratamento complementar para quem sofre de disfunções da ATM. Muitas vezes, a musculatura do paciente tem uma ‘memória’ da contração. O botox ajuda a relaxar o músculo enquanto são realizados os outros tratamentos”, explica.
Cercal comenta que o ideal é que cirurgião-dentista possa detectar a disfunção, faça a indicação e encaminhe o paciente ao médico responsável pela aplicação da toxina nos pacientes que persistirem com dores, mesmo com o tratamento dentário adequado e com o uso de uma placa interoclusal.
A permanência do resultado varia de três a cinco meses. E, por isso, deve ser aplicado entre esse intervalo. “O botox é contraindicado apenas em casos de doenças, como a miastenia gravis, enfermidade neuromuscular que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários”.

fonte e imagem: Dental Press