ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 23 de abril de 2013

Luciana Gimenez posta foto fazendo exame: 'Ninguém merece'

 
 
Luciana Gimenez mostrou um momento extremamente íntimo em suas redes sociais na tarde de ontem. A apresentadora postou uma foto em seu Instagram, na qual aparece fazendo um exame dentário. "Ninguém merece", reclamou ela na legenda.
Assim que postou a foto, os fãs tentaram acalmá-la e mandaram mensagens de apoio: "Vc fica linda de todo jeito", disse um seguidor.
Luciana refez o post logo depois da postagem e incentivou aos fãs: "O que eu digo é: crianças, escovem os dentes", disse.
A apresentadora sempre compartilha momentos de sua rotina com os fãs. Recentemente, postou uma foto em que aparecia com um top de brilhos e exibia seu corpo magrinho. ""A vida é uma caixa de ótimos chocolates!!!! Você nunca sabe o que vai encontrar, mas sempre vai comer (no meu caso, eu amooo chocolate!)", brincou na ocasião.
 
fonte e imagem: Revista Quem

Criar dentes naturais em laboratório já é uma realidade

Dente de leite, definitivo e... biodente. Pode parecer estranho, mas a terceira dentição já existe, pelo menos dentro dos laboratórios. A boa notícia é que e, em breve, poderá beneficiar quem precisa, substituindo dentaduras ou implantes artificiais. Criada a partir de células-tronco retiradas do siso do próprio paciente, a peça possui estruturas iguais às de um dente natural, como esmalte e raiz.
A dentição do futuro faz parte de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trata-se de uma técnica conhecida por Engenharia Tecidual, cujo objetivo é criar um dente 100% natural e implantá-lo em que sofre de perda dentária. Como o método recorre ao transplante autógeno — doador e receptor são o mesmo indivíduo —, nenhuma rejeição é esperada, de acordo com a pesquisadora Mônica Duailibi.
Assim como na versão natural, também estão no substituto biológico: esmalte, dentina, polpa, ligamento periodontal, cemento e osso. Segundo Mônica, os dentes têm vasos sanguíneos e contam com um estímulo nervoso que controla, por exemplo, a força que fazemos durante a mastigação. “Tudo indica que o dente biológico também tenha essa capacidade e estrutura”, aponta.
Ela explica que a prótese dentária tradicional, com pinos de metal, apenas repara o dano e recupera a funcionalidade do dente, diferente do dente biológico. “A nossa técnica é de regeneração total do dente, como uma terceira dentição”, disse.
O biodente é feito a partir de células-tronco retiradas do interior do siso. O material é inserido em um molde de polímero, com o formato exato do dente a ser recuperado. Para que cresça, pesquisadores o implantam no dorso de um rato. O monitoramento é feito a partir de raio-X. “As células do dente são marcadas com substância fluorescente para auxiliar a visualização”, diz.
A pesquisa, iniciada em 2001, está na fase pré-clínica e os implantes estão sendo usados em animais, com sucesso. Ainda não há previsão para o uso em humanos.
fonte e imagem: Jornal O Dia

domingo, 7 de abril de 2013

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças


O mau hálito é um problema que incomoda não só quem tem, mas também as pessoas ao redor. Dados mostram que de 15% a 28% das pessoas no mundo sofrem com o odor – no Brasil, são cerca de 40% da população.
Além da má higiene bucal e do acúmulo de restos de comida, que são as principais causas, existem diversas outras que precisam ser investigadas já que podem ser sinais de que algo não vai bem com o organismo.
Como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar, o mau hálito é um sintoma como a febre e, por isso, merece atenção. O problema pode ser causado, por exemplo, por doenças do aparelho digestivo, como refluxo, esofagite e gastrite, diabetes, problemas intestinais, alterações no fígado, inflamação na garganta, sinusite, além de estresse, depressão e até falta de saliva.
Porém, se o mau hálito vier pela manhã, logo que a pessoa acorda, geralmente não há problema. Segundo o dentista Gustavo Bastos, isso acontece porque, durante o sono, há uma diminuição natural da saliva, o que faz com que as bactérias da boca entrem em ação. Essa halitose matinal, na maioria dos casos, é resolvida com a ingestão de algum alimento ou ao escovar os dentes.
Nesse caso, quando o problema é oral, o tratamento é feito com o dentista, que pode realizar uma limpeza especializada ou remover alguma placa ou tártaro que o paciente tiver. Além disso, pode ser feita ainda uma raspagem ou limpeza gengival profunda ou também uma limpeza da língua.
Porém, de maneira geral, é importante sempre ter a orientação de fazer uma higiene correta da boca, dos dentes e também da língua, com o uso da pasta de dente e principalmente do fio dental, como alertou o dentista Gustavo Bastos. Ele acrescenta ainda o uso de enxaguantes bucais, que podem potencializar ainda mais a saúde dos dentes e da boca.
Existe também o mau hálito causado por doenças respiratórias provocadas, por exemplo, pelo cigarro. Muitas pessoas costumam dizer que fumam "só de vez em quando" ou "só quando bebem", mas só isso já é suficiente para danificar os pulmões e deixar um cheiro forte na boca, como alertaram os médicos.
Além de ser prejudicial para a saúde de maneira geral, o cigarro afeta também os dentes, gengivas e tecidos bucais. O fumo pode causar também diminuição no fluxo salivar e outros problemas orais, como alterações teciduais, gengivite, cáries cervicais, mudança de paladar e também câncer. Vale lembrar ainda que, além do fumo, o excesso de álcool também é prejudicial para o hálito porque interfere no metabolismo do corpo e pode acumular substâncias no pulmão, que causam o odor desagradável.
Fora isso, o álcool também causa desidratação, reduz a quantidade de água no corpo e, consequentemente, a quantidade de saliva, também causa do mau hálito, como falado anteriormente - para deixar a boca úmida, o dentista Gustavo Bastos recomenda o uso de um produto chamado de saliva artificial.
Existe também a saburra lingual, que é uma espécia de gosma branca ou amarelada que se deposita na língua, favorecendo a proliferação de bactérias causadoras do mau hálito. Sempre que houver essa característica na boca, é importante procurar um médico - não adianta apenas limpar porque a saburra continuará se formando.
 
fonte e imagem: Programa Bem Estar

sábado, 6 de abril de 2013

Ellen Jabour quebra o dente e posta foto: 'Quebrou um pedação'


Ellen Jabour quebrou uma lasquinha de um dos dentes da frente e postou uma imagem do "estrago"em seu perfil no Instagram. 'Quebrou um pedação', exagerou a apresentadora na legenda da foto.
Recentemente a loura deu uma entrevista à revista Privilège e falou que sempre quis trabalhar na área de ciências, por isso chegou a se inscrever para estudar na N.A.S.A.
 
fonte e imagem: Site Ego