ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sábado, 16 de junho de 2012

Baixa imunidade, estresse, genética e até TPM podem ser causas de afta

Baixa imunidade, estresse, fatores genéticos, deficiências nutricionais e até tensão pré-menstrual (TPM) podem ser causas de afta na boca. De 10% a 25% da população mundial tem essa feridinha em algum momento da vida.
O problema, em que aparece uma bolinha branco-amarelada envolta por um círculo vermelho, é comum em crianças, pessoas que gostam de alimentos ácidos e também em quem usa aparelho ortodôntico.
Para explicar as causas e o tratamento da afta, o Bem Estar  recebeu a pediatra Ana Escobar e a cirurgia-dentista Helenice Biancalana.




Após comer uma fruta ou um alimento ácido, enxágue bem a boca – assim, a chance de afta diminui. E a melhor prevenção é a higiene oral e uma boa alimentação, para que o sistema imunológico fique forte.
Não dá para saber exatamente quando a afta aparece por um problema emocional ou uma deficiência no organismo. Muitas vezes, as duas questões andam juntas.
Pessoas de todas as idades podem ter esse incômodo, mas ele é mais comum em crianças e menos comum em idosos, pois com a idade a mucosa da boca fica mais grossa.
A palavra “afta” vem do grego e foi usada por Hipócrates, considerado o pai da medicina. Significa "Eu queimo, incendeio, ardo".
Indivíduos que fumam mais de um maço de cigarro por dia dificilmente apresentam afta, porque o tabaco provoca uma queratinização maior da mucosa da boca, ou seja, uma espécie de calo que impede a penetração de elementos estranhos.
Uma vez que a afta surge, não existe uma fórmula de eliminá-la. A ferida leva entre 10 e 14 dias para cicatrizar. Para aliviar, uma dica é bochechar água com um pouco de bicarbonato de sódio e cuspir -- o bicarbonato não deve ser engolido. Não é bom colocar bicarbonato diretamente na afta, pois isso pode irritá-la mais. Sal também não ajuda, porque desidrata a mucosa.
Nós fizemos uma enquete no site do Bem Estar e 48% das pessoas não fazem nada e esperam a afta passar. Os demais tentam produtos para melhorar: 17% colocam sal e 35% usam remédios (o resultado completo está no fim do texto).
Como muitos fatores podem causar afta, também é difícil ter um tratamento que elimine de vez esse problema.


fonte e imagem: Programa Bem Estar


Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries

Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer a sua parte em casa, com uma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental. Só ele é capaz de retirar os resíduos de alimentos que se instalam entre os dentes e podem causar cáries ou algo mais sério.
Segundo a cirurgiã-dentista Sonia Groisman e o cirurgião bucomaxilofacial Francisco Mendes, toda vez que comemos alguma coisa, o pH da saliva se altera e fica mais ácido. Para a boca voltar ao pH neutro, levam-se pelo menos 20 minutos. Nesse meio-tempo, as bactérias se aproveitam do meio ácido para corroer o esmalte.
A função do creme dental é neutralizar o pH da saliva e remineralizar os dentes, com a aplicação de flúor. Para que a ação da pasta seja mais efetiva, o ideal é não enxaguar a boca mais de duas vezes.



Tipos de Cárie

Aguda: É uma lesão que tira parte do esmalte e deixa a dentina exposta. Muito comum em crianças que tomam mamadeira com açúcar à noite.

Crônica: É uma cárie mais lenta, que passa por todos os estágios e vai escurecendo.


Idades de Maior Risco

- Dos 9 meses aos 3 anos, quando os dentes estão nascendo

- Aos 6 anos, com a erupção do primeiro molar permanente

- Na adolescência, com a colocação de aparelhos ortodônticos

- Na fase adulta, após restaurações ou com o uso de próteses dentárias

Antibióticos

Não dão cárie. Na infância, alguns contêm sacarose e isso, sim, prejudica os dentes. Já medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos diminuem a produção de saliva, o que também pode levar à cárie.

Dicas

- Escove os dentes pelo menos três vezes por dia

- Passe o fio dental no mínimo uma vez por dia

- Redobre os cuidados na higienização noturna

- Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir

- Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente aos doces

- Se for comer uma "besteira", troque uma bala por pipoca, por exemplo

- Tome bastante água

- Visite o dentista a cada três meses, se possível, ou pelo menos duas vezes por ano


Prótese Dentária

Quando nada disso é feito e o dente fica comprometido, pode ser necessária a extração e a colocação de uma prótese. No Brasil, uma em cada três pessoas acima dos 45 anos precisa de prótese em no mínimo um dente.
Antes de pôr uma prótese, o dentista faz um exame clínico no paciente e, se necessário, uma radiografia. Depois ocorre a moldagem.
As próteses mais baratas são as nacionais, de resina acrílica ou porcelana. Também é possível fazer a reabilitação oral com implantes, cujos pinos substituem as raízes e podem durar a vida toda.
A reposição do dente extraído busca restabelecer a função do dente, ajudar na mastigação, na relação com os outros dentes, na estética e na autoestima.
Para a higienização, deve-se usar creme dental ou sabonete e, no caso das próteses removíveis, essa limpeza pode ser feita com escovas de unhas.
Quem usa prótese em apenas alguns dentes deve ter os cuidados redobrados, pois o acúmulo de alimentos leva à formação de placa bacteriana e pode provocar cáries nos dentes saudáveis.

Uma dica importante é evitar usar cremes dentais abrasivos ou branqueadores.

Veja abaixo o resultado da nossa enquete:



fonte e imagem: Programa Bem Estar



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Irreconhecível, ex-BBB Adriana posta foto atendendo como dentista


A ex-BBB Adriana Santana segue cursando faculdade de odontologia e postou em seu Twitter nesta quinta-feira, 14, uma foto em que aparece atendendo um paciente. “Minhas manhãs intermináveis e apaixonantes!!!”

fonte e imagem: Site Ego

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce


Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.
Segundo o cirurgião dentista Ronaldo Hirata e o periodontista Marcio Zaffalon Casati, o esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Porém, se essa proteção é removida por alguma razão (fratura, bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias) e a dentina fica exposta, o paciente pode apresentar sensibilidade.
Na dentina, existem os túbulos dentinários, pequenos canais que ligam a polpa dental (região com vários nervos) à porção externa da dentina, que pode estar recoberta por cemento (na raiz) ou esmalte (na coroa). Caso o esmalte ou o cemento esteja ausente, os estímulos de quente e frio chegam até o nervo, provocando dor.
O mais importante é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Se for cárie, é preciso fazer uma restauração; se for fratura, arrumar o dente. No caso de retração gengival, converse com seu dentista para avaliar o melhor tratamento.
Os especialistas também destacaram que há no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo.

fonte e imagem: Globo.com - Programa Bem Estar


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Groupon é proibido de divulgar serviços odontológicos

O CRO Rio Grande do Sul encaminhou representação ao Ministério Público para proibir a venda de serviços odontológicos em sites de compra coletiva.
A representação culminou com a empresa Groupon Serviços Digitais sendo proibida de veicular anúncios de serviços de natureza médica, odontológica ou similar, segundo a liminar concedida à ação coletiva que a Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor. Na decisão da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, foi reconhecido o risco de dano irrecuperável por induzir o consumidor a comportar-se de maneira contrária a sua saúde quando efetua contratação de serviços dessa natureza sem a realização de uma avaliação prévia.
Em caso de descumprimento está fixada multa de R$100 mil.

fonte: CRO-RJ
imagem: Blogspot BNO-UFF

CDs nas UTIS: agora só depende da CCJ



Aprovado por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal dos Deputados, o Projeto de Lei 2.776/2008, que prevê a presença obrigatória do CD nas UTIs e demais instituições públicas e privadas que mantenham pacientes sob regime de internação, em médios e grandes hospitais do país, ganhou um novo substitutivo. Além dos pacientes internados, serão beneficiados, ainda, os portadores de doenças crônicas e aqueles atendidos em regime domiciliar na modalidade home care.
A relatora do Projeto de Lei, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), destacou o "indispensável apoio das entidades odontológicas para viabilizar a conquista dessa decisiva etapa para a categoria. Em alguns casos", explicou "a assistência odontológica combaterá até o óbito do paciente internado. Sob uma ótica global, a Odontologia ganha e a sociedade brasileira é diretamente beneficiada".
O projeto tramita em caráter conclusivo e, assim, não precisará passar pelo Plenário. A matéria está em apreciação da Comissão de Constituição e Justiça.

fonte: CRO-RJ

imagem: Jornal do Oeste

Índios terão registro de TSB e ASB


O Conselho Federal de Odontologia, no uso de suas atribuições regimentais, alterou o artigo 1º da Decisão CFO-07/2012. Com isso o artigo passa a viger com a seguinte redação:
"Art. 1°. Autorizar os Conselhos Regionais de Odontologia do Acre, do Amazonas, do Amapá, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Rondônia, de Roraima, de Santa Catarina, de São Paulo e de Tocantins, em caráter excepcional, a concederem inscrição, após registro no Conselho Federal de Odontologia, como técnicos em saúde bucal ou auxiliares em saúde bucal aos indígenas que receberam treinamento e capacitação no âmbito dos DSEIs." A decisão entrou em vigor no dia 18 de maio.

fonte: CRO-RJ
imagem: Fundamig