ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Problemas bucais exigem diferentes pastas de dentes; entenda

As pastas de dentes possuem características diferentes e, por isso, devem ser indicadas pelos dentistas para que se enquadrem nas necessidades de cada paciente. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelas alunas de doutorado do Programa de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, intitulada "Citotoxidade e Abrasividade de alguns Dentifrícios".
O estudo avaliou oito tipos de cremes dentais para mensurar seus efeitos biológicos nos tecidos da boca. O levantamento aponta que o uso de pastas deve ser indicado de acordo com o perfil do paciente. Do contrário, os resultados podem ser extremamente negativos, como, por exemplo, o desgaste dos dentes.
"Vários são os fatores que conduzem ao desgaste dos dentes, mas um deles é a abrasividade dos cremes dentais. Quanto mais abrasivo, maior o desgaste", diz Maria Ângela, orientadora do estudo. Para medir a abrasividade - que é diferente em cada pasta -, o estudo teve como referência a dentina, que fica logo abaixo do esmalte. Quando ocorre o desgaste dental, a dentina fica exposta, o que pode causar sensibilidade. Assim, um creme muito abrasivo não seria indicado a um paciente com histórico de dentes sensíveis.

Hoje, existem no mercado diversos cremes dentais, com funções diferentes.
 
* Pacientes portadores de cárie: devem priorizar produtos que contenham flúor na composição.
* Aqueles que possuem desgastes dentais intensos (principalmente jovens): devem evitar pastas muito abrasivas.
* Quem possui problemas periodontais ou sensibilidade: deve procurar produtos que contenham na sua formulação ingredientes dirigidos ao seu problema.
 
"Quem ajuda a determinar essas necessidades é o dentista. É ele que fará a recomendação do melhor dentifrício para o caso de cada indivíduo", destaca a professora.
 
fonte: Jornal Acontece
imagem: DM Smile