ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Conheça alimentos que deixam seus dentes amarelados

Aquele cafezinho que você toma três vezes por dia, por exemplo, pode estar prejudicando seu sorriso. “Qualquer alimento rico em corante, seja natural ou artificial, pode causar manchamentos exógenos nos dentes. Isto é, manchas que vêm de fora”, explica a doutora Sandra Kalil Bussadori, cirurgiã-dentista e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (EAP-APCD).
 
Segundo a doutora Sandra, o escurecimento ocorre por meio da deposição de pigmentos sobre o esmalte dos dentes. 
“Como o esmalte é microporoso, os pigmentos também podem penetrar nas camadas mais superficiais”, detalha. 
No caso dos refrigerantes, os piores são os de limão e os de cola, que, além de possuírem agentes pigmentantes, podem causar erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso. Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde em diversos pontos, incluindo os dentes. O vinho tinto, por exemplo, é um grande responsável pelo manchamento do sorriso.
Doces como o chocolate, por conterem corantes, podem escurecer os dentes.
E não são apenas os alimentos artificiais que promovem o escurecimento dos dentes. Frutas como a amora e legumes como a beterraba também são prejudiciais ao sorriso branquinho. 
Uma dica importante é não escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos como estes, já que isso só pode piorar o quadro. 
“Os alimentos ácidos fazem com que haja uma significante queda do pH bucal, favorecendo a desmineralização dos dentes. Se a escovação é realizada neste momento, você tem a associação da acidez juntamente com ação mecânica e abrasiva da escovação, o que acentua o desgaste dentário”, explica a dentista. 
Segundo ela, o ideal é aguardar entre 30 e 40 minutos antes da escovação, para que o pH se restabeleça.É importante lembrar que não é preciso deixar de ingerir estes alimentos, e sim apenas se dedicar a uma boa higienização bucal, escovando os dentes corretamente, utilizando o fio dental e fazendo visitas regulares ao dentista. 
“Durante a limpeza feita por um profissional, as manchas exógenas são facilmente removidas com ajuda de agentes abrasivos”, tranquiliza Sandra. “Mas é importante que essa profilaxia seja feita por um profissional, pois tentar usar agentes abrasivos nos dentes por conta própria desgasta o esmalte, trazendo prejuízos irreversíveis". (Portal R7)
 
fonte e imagem: Dental Press

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Botox é aplicado ilegalmente em consultórios de dentistas

O consultório do dentista não é um lugar apenas para cuidar dos dentes. Profissionais da odontologia podem ajudar no tratamento de dificuldades de fala, de distúrbios do sono, de dores de cabeça — e, agora, também aplicar toxina botulínica (o famoso botox) nos pacientes. O procedimento é indicado como alternativa para melhoria do sorriso gengival, do ranger dos dentes e da hiperatividade muscular, mas, entre uma obturação e outra, tem dentista querendo sumir com as rugas dos pacientes também, o que é vetado. Apesar de alguns países europeus e estados americanos permitirem o uso de botox nos consultórios dentários, por aqui, o Conselho Federal de Odontologia até libera o uso terapêutico da substância, mas proíbe se o fim for apenas estético.
— É proibido, mas a fiscalização é praticamente impossível — afirma Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. — Dentistas e outros profissionais como biomédicos, fisioterapeutas e enfermeiros estão aplicando a toxina botulínica mesmo não tendo autorização e conhecimento para isso. Eles sabem que este é um mercado promissor.
— O uso da toxina como terapia de apoio a tratamentos odontológicos é, antes de tudo, baseado em princípios técnicos e científicos — garante Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, cirurgião-dentista e consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia. — Atacar sem embasamento é preocupante e é mais uma prova de que é necessário muito empenho dos líderes das duas áreas na redação e tratativas de temas de interesse comum.
O Brasil está entre os maiores mercados de botox do planeta. Procedimento número um nos consultórios dos dermatologistas, já representa 30% dos atendimentos. A toxina, aprovada para uso estético há 13 anos, tem se popularizado cada vez mais. O preço do tratamento caiu pela metade e, hoje, a aplicação pode ficar entre R$ 500 e R$ 1.400.  Inicialmente, era destinada para o tratamento de espasmos involuntários da musculatura. Hoje, além de atenuar linhas de expressão do rosto, trata dores de cabeça e até suor excessivo nas axilas. O procedimento toma pouco tempo, mas o efeito dura até seis meses.
Ainda que seu uso tenha sido proibido para fins exclusivamente estéticos, a toxina continua a ser aplicada sem controle nos consultórios dentários. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, a fiscalização é feita pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais e, caso o profissional ultrapasse o limite de sua atuação, será responsabilizado por seus atos.
Há nove anos, o cirurgião-dentista Wilson Carlos Mendes Junior usa a toxina para melhorar o formato dos lábios e eliminar o temido “bigode chinês” das pacientes, segundo ele com fins terapêuticos. Hoje, aplicações de botox e preenchimentos faciais representam 90% de suas consultas.
— Fiz muitos implantes e tratamentos de canal, mas a minha clientela mudou completamente. Somos os profissionais que mais conhecem a anatomia da face — diz Wilson Carlos, que tem um consultório em São Paulo e dá, em média, dois cursos mensais sobre o assunto para dentistas.
Mas a dermatologista Paula Raso, professora do setor de Cosmiatria da Santa Casa do Rio, lembra que para alcançar bons resultados é preciso fazer uma avaliação criteriosa de cada paciente. E o fato de a aplicação ser rápida e o efeito temporário não elimina possíveis excessos e riscos.
 
fonte e imagem: Jornal O Globo


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Problemas bucais exigem diferentes pastas de dentes; entenda

As pastas de dentes possuem características diferentes e, por isso, devem ser indicadas pelos dentistas para que se enquadrem nas necessidades de cada paciente. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelas alunas de doutorado do Programa de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, intitulada "Citotoxidade e Abrasividade de alguns Dentifrícios".
O estudo avaliou oito tipos de cremes dentais para mensurar seus efeitos biológicos nos tecidos da boca. O levantamento aponta que o uso de pastas deve ser indicado de acordo com o perfil do paciente. Do contrário, os resultados podem ser extremamente negativos, como, por exemplo, o desgaste dos dentes.
"Vários são os fatores que conduzem ao desgaste dos dentes, mas um deles é a abrasividade dos cremes dentais. Quanto mais abrasivo, maior o desgaste", diz Maria Ângela, orientadora do estudo. Para medir a abrasividade - que é diferente em cada pasta -, o estudo teve como referência a dentina, que fica logo abaixo do esmalte. Quando ocorre o desgaste dental, a dentina fica exposta, o que pode causar sensibilidade. Assim, um creme muito abrasivo não seria indicado a um paciente com histórico de dentes sensíveis.

Hoje, existem no mercado diversos cremes dentais, com funções diferentes.
 
* Pacientes portadores de cárie: devem priorizar produtos que contenham flúor na composição.
* Aqueles que possuem desgastes dentais intensos (principalmente jovens): devem evitar pastas muito abrasivas.
* Quem possui problemas periodontais ou sensibilidade: deve procurar produtos que contenham na sua formulação ingredientes dirigidos ao seu problema.
 
"Quem ajuda a determinar essas necessidades é o dentista. É ele que fará a recomendação do melhor dentifrício para o caso de cada indivíduo", destaca a professora.
 
fonte: Jornal Acontece
imagem: DM Smile

Rihanna usa dentes de ouro em forma de arma



Rihanna usou dentes de ouro - conhecido como grillz - em forma de arma e postou no Instagram .
A cantora afirmou estar assistindo ao filme "Cocaine cowboys" e citou a letra de uma música dela mesma, "G4L". "I lick the gun when I'm done, cuz I know that revenge is sweet" (tradução livre: "Eu lambo a arma quando termino, porque sei que a vingança é doce"). Ela também usou nas fotos a hashtag "AK", que significa o modelo da arma.
O comentário aconteceu um dia depois que Chris Brown anunciou aposentadoria. "Eu estou cansado por um erro que eu cometi quando tinha 18 anos", disse ele, referindo-se ao caso da agressão à cantora, pelo qual ele foi condenado a cinco anos de liberdade condicional.

fonte e imagem: Site Ego

Ronaldinho Gaúcho faz cirurgia estética nos dentes

 
O craque do Atlético Ronaldinho Gaúcho resolveu dar um trato no visual. Na última terça-feira, o camisa 10 alvinegro passou por procedimento estético nos dentes e um pequena cirurgia.
O jogador alterou o formato, aspecto e a cor dos dentes, colocando facetas de porcelana e um tipo de resina, além de uma operação simples na gengiva. Segundo o irmão e empresário de R10, Assis, o procedimento faz parte do tratamento  e não interferiu o jogador sequer de treinar.
 
fonte e imagem: Jornal O Tempo

Cientistas chineses usam urina para recuperação de dentes

Cientistas chineses foram buscar em uma fonte inusitada células humanas que, depois, foram reprogramadas para regredirem ao estágio de células-tronco e crescerem para formar estruturas básicas de um dente: o xixi. Segundo os pesquisadores do Instituto de Biomedicina e Saúde de Cantão, a urina provê material suficiente para ser usado em terapias de medicina regenerativa, que prometem, no futuro, produzir não só dentes como órgãos e outros tecidos em laboratório, pondo fim às filas para transplantes e aos riscos de rejeição, já que eles teriam o mesmo DNA do paciente.
E a técnica também está sendo experimentada no Brasil. Ao longo das duas últimas semanas, o biólogo polonês Jarek Sochacki, que faz seu pós-doutorado no Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da UFRJ (Lance), vem cultivando células retiradas do xixi de voluntários com o objetivo de posteriormente reprogramá-las e usá-las em estudos na área.
— O primeiro motivo para usar a urina como fonte é que é muito fácil obter as células nela, afinal, todos fazemos xixi — diz Sochacki.
Segundo o cientista, bastam entre 200 e 300 mililitros de urina do paciente para ter células suficientes para serem reprogramadas. A outra vantagem, conta, é que o método é não invasivo, dispensando, por exemplo, as biópsias para obtenção de fibroblastos.
Estas células da pele foram as usadas pelo japonês Shinya Yamanaka, ganhador do Nobel de Medicina do ano passado, na pesquisa que lhe rendeu o prêmio, na qual demonstrou que é possível forçar a regressão de células de tecidos maduros e já diferenciadas ao estágio de células-tronco similar ao das embrionárias.
Conhecidas como células-tronco de pluripotência induzida (iPS, na sigla em inglês), elas poderiam então ser transformadas em novos tecidos e órgãos sem a necessidade, e as questões éticas, de manipular embriões humanos.
— O método pode ser útil quando o paciente for um bebê ou uma criança, evitando o trauma de um biópsia — defende Stevens Rehen, coordenador do Lance-UFRJ.
Rehen explica ainda que, teoricamente, não há razão para acreditar que outros tipos de células, como os encontrados na saliva, também não possam ser reprogramados em iPS, mas destaca que, por enquanto, os estudos têm se concentrado naqueles em que já se provou possível, como os fibroblastos, tipo presente na urina, no sangue e em alguns outros tecidos.
— É uma tecnologia muito nova, então simplesmente não sabemos ainda se é possível reprogramar qualquer tipo de célula — conta. — No caso da urina, por exemplo, só tem dois ou três laboratórios no mundo trabalhando com estas células, entre eles o Lance.

fonte e imagem: Jornal O Globo

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como prevenir gengivite com o uso de aparelho ortodôntico

 O uso de dispositivos ou aparelhos ortodônticos, especialmente os fixos, requerem atenção e cuidados redobrados de higiene e é muito comum ocorrer Gengivite (inflamação na gengiva) em crianças, jovens, adultos portadores de aparelho, desde que tenham pouco cuidado com a limpeza bucal.
Isto porque, com o aparelho dentro da boca, tem-se maior número de superfícies para reter não só os restos alimentares, como a placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.
Assim, o acúmulo de placa no dente, no aparelho, entre o dente e a gengiva, acaba acarretando uma inflamação com sangramento, que pode levar a um verdadeiro e sério adoecimento da gengiva.
Some-se a esse quadro o fato de que o aparelho se constitui em um obstáculo para a auto-limpeza, isto é, aquela limpeza que a própria boca dá conta de fazer com os lábios e com a língua - a autóclise -, quando da mastigação dos alimentos.
Também é preciso considerar que a própria presença do aparelho dificulta, ao menos em parte, a técnica de escovação.
A grande dica é que a escovação deve ser feita com bastante calma, levando a escova a passear por todos os lados dos dentes, na região da gengiva e nas reentrâncias do aparelho. Além disso, importante também conferir sempre, no espelho, se os dentes estão realmente limpos e se o aparelho e as gengivas foram devidamente higienizados.
O uso do fio-dental é importante e auxilia bastante a limpeza das áreas que a escova dental não alcança. Com aparelho fixo, o fio-dental deve ser usado com cuidado, passando entre os dentes e o aparelho, com auxílio de passa-fio de plástico (instrumento auxiliar com orifício, por onde o fio-dental passa), orientador da passagem do fio nestes espaços.
Escovas do tipo unitufo, ou seja, as que contêm um chumaço único de cerdas, costumam ajudar nesta limpeza.
A inflamação da gengiva também pode ser evitada, escovando-se os dentes, limpando aparelho e gengivas, depois de cada alimentação, usando-se soluções anti-sépticas, aromáticas e, à noite, após a última escovação, bochechos durante um minuto, de soluções que contenham fluoreto de sódio a 0,05%. No entanto, não basta apenas escovar os dentes, é preciso limpar toda a cavidade bucal, dedicando um pouco mais de tempo a esta tarefa, procurando sentir como é gostoso e agradável ter a boca limpa, livre de impurezas, lisa e cheirosa.


fonte e imagem: Dental Press

Dentes de ouro com pedras nobres viram mania entre os famosos

Madonna, Rihanna e Miley Cyrus, entre outros, andam por aí com o sorriso enfeitado. Conheça o grillz, moda que começou no hip hop
 
 
 
À primeira vista fica-se um pouco confuso. Você acha que viu algo estranho no sorriso daquela celebridade, mas não está bem certo do que é. Bom, não é ilusão de ótica. Muitos famosos estão aderindo à moda do grillz, que começou entre os rappers e consiste no uso de dentes falsos, moldados em ouro ou outro metal precioso, além de pedras como diamantes ou rubis.
 
 
Achou a tendência extravagante demais? Bom, mas o grillz está sendo usado por Madonna, Rihanna, Miley Cyrus, Lady Gaga e por aí vai. Antes delas, porém, os dentinhos de ouro já faziam parte da rotina de Kanye West e Chris Brown, por exemplo. A moldeira do Sr. Kim Kardashian, no entanto, é toda de brilhantes. Nada mal, não é mesmo?

 
Ao explicar o motivo pelo qual substituiu a arcada inferior por pedras preciosas, Kanye West, sem modéstia alguma, disse que "existem coisas que só as celebridades podem fazer". Que nada! Nos Estados Unidos, existem vários blogs que vendem os grillz com moldeiras de silicone que, na água quente, ficam no formato da arcada de cada um.
No site da empresa Iced Out Gear é possível comprar os dentinhos por cerca de US$ 18, algo em torno de R$ 40.

 
Mais de R$ 10 mil no Brasil

 Mas não se engane, o adereço pode custar caro se for feito no consultório de um especialista. O do modelo e DJ de hip hop Mateus Verdelho custou R$ 10.500, e é feito em forma de faceta ou lente de contato, como denominam os dentistas. Em média, um grillz de ouro no Brasil sai por R$ 8 mil.
Há formas mais discretas de usar um grillz. Dá para encapar apenas um dente e entrar na moda dos polêmicos popstars ou realmente usar em dois, quatro, seis e todos os dentes. Ou ainda incorporar as iniciais dos nomes através de gravações e manter o grillz nas arcadas superior e inferior.
 
 
Para o dentista Luiz Cosmos, a moda pode pegar entre os cantores de funk, pagodeiros e rappers brasileiros, além de jogadores de futebol, por serem mais influenciados pelos modismos e costumes estrangeiros. Mas ele não acredita que vire uma característica do sorriso brasileiro: "No Brasil, os pacientes gostam de dentes bem claros. Quanto mais brancos e iguais aos dos atores de novela, melhor. Além disso, o grillz pode trazer muitas consequências como problemas na gengiva, na estrutura óssea do dente e da mordedura".

As moldeiras vendidas no site americano Iced Out Gear por cerca de R$ 40
fonte e imagem: Site Ego