ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 21 de março de 2012

Dente pode ser reimplantado se levado ao hospital rapidamente

Você já quebrou o dente? E o que fez com ele?
Os cirurgiões bucomaxilofaciais Gabriel Pastore e Sidney Neves explicam como agir após um traumatismo bucal.
Se transportado adequadamente até o hospital no prazo de até duas horas (quanto menor o tempo, maior o sucesso da reimplantação), o mesmo dente do paciente pode ser recolocado. Se apenas um pedaço do dente foi quebrado, ele também pode ser recolocado se levado a tempo ao hospital e não corre o risco de ficar na cor diferente.
Isso acontece porque os ligamentos periodontais, dentro desse período, estão preservados. São parecidos com fios vermelhos, finos como um fio de cabelo, que ligam os dentes à gengiva e ao osso do maxilar – também chamado de rebordo alveolar. A gengiva é somente o “carpete”, ou seja, o revestimento externo do osso.
Acidentes com dentes de leite, abcessos por causa do dente do siso e trauma de mandíbula também são casos de urgência e que demandam socorro rápido e adequado. Dor ao beber líquidos, mastigar e até com o ar pode ser sinal de fratura do dente. Nesse caso, é necessário procurar um dentista assim que possível para fazer uma radiografia.
Algumas cidades têm prontos-socorros especializados em odontologia, que atendem via SUS e outras têm o profissional no plantão médico dos prontos-socorros comuns.
Para os traumas faciais que levam a fratura dos ossos, a maior incidência recai sobre os homens entre 18 e 25 anos de idade, que estão mais expostos a esportes de contato, violência, trauma automobilístico e principalmente acidentes com motocicletas.
Quando não é possível colocar o próprio dente da pessoa, a saída são os implantes, popularizados nas clínicas classe C e já disponíveis em alguns centros de especialidades do SUS. Neste tipo de tratamento, a demanda de pacientes sempre é muito maior que a oferta.

fonte: Jornal Ilhota
Imagem: Revista UFG