ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 5 de janeiro de 2014

Doença falciforme: pacientes têm mais chance de infecções bucais

A doença falciforme (também conhecida como anemia falciforme) é o problema hereditário mais comum do Brasil: de acordo com o Ministério da Saúde, 3.500 crianças nascem, todos os anos, com a modificação nas hemácias (glóbulos vermelhos), que passam a ter o formato de uma foice. O problema pode levar a AVCs, enfartes, problemas no baço e fígado, além de promover um risco maior para as infecções bucais.
“Uma das complicações bucais mais comuns é a osteomielite, uma infecção grave dos ossos maxilares, que acontece em geral após a extração de um dente feita sem o devido preparo. Também pode haver sensação de dormência prolongada e dor em regiões da face”, explica o estomatologista do Hemorio Alexandre Giannini (o centro tem um serviço de odontologia especializado nesses casos).
Devido aos riscos, portanto, o tratamento do paciente com doença falciforme deve ser multidisciplinar. Antes de qualquer procedimento dentário, o médico hematologista deve ser consultado para avaliar o estado do paciente.
“Quando o paciente está estabilizado, pode-se executar quase todo procedimento dentário (restaurações, limpezas, flúor) normalmente, exceto os que possam gerar riscos de infecção, como extrações”, lembra ainda Giannini.
De acordo com pesquisas, pacientes com a doença hereditária também podem ter mais chances de desenvolver cáries e periodontites (inflamações nas gengivas). Por isso, a rotina de higiene deve ser reforçada. As consultas de rotina com o dentista, que devem acontecer de seis em seis meses, são fundamentais para a prevenção de complicações.

fonte e imagem:Jornal Extra