ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Xerostomia: sensação de boca seca pode ser alerta para doenças

Xerostomia é uma redução na produção de saliva que está relacionada a diversos fatores, como a menopausa, o uso de medicamentos (diuréticos, antidepressivos e remédios para hipertensão), o tabagismo e a radioterapia. A xerostomia também é sintoma de algumas doenças, como a Síndrome de S’Jögren (doença autoimune).
O tratamento para a xerostomia vai depender de sua causa. Se for associada a medicamentos, o ideal é tentar substituí-los, com a autorização do médico, é claro. Se a causa for a radioterapia, o envelhecimento, ou doenças sistêmicas, o dentista pode indicar o uso de “saliva artificial”, disponível no mercado ou para manipulação em farmácias. Há ainda medicamentos que aumentam a salivação.
“Outra dica para estimular a produção de saliva é beber bastante água e usar chicletes sem açúcar. Evitar alimentos condimentados e ácidos, além de bebidas alcoólicas também pode ajudar a prevenir ou controlar o quadro”, diz ainda a cirurgiã-dentista Maria Adriana Araújo.
Em todas as situações, as orientações ao paciente devem enfatizar a correta higiene bucal, uso de fio dental, bochechos com flúor em solução aquosa e limpeza da língua (remoção da placa bacteriana).
“A diminuição da saliva propicia outros quadros clínicos associados, tais como cáries, halitose (mau hálito), problemas gengivais e ainda outras doenças bucais (como candidíase) e os cuidados acima citados são de extrema importância para o controle do paciente”, lembra ainda a especialista, que é gerente nacional de operações da Amil Dental

fonte e imagem: Jornal Extra