ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Retinopatia diabética atinge cerca de 75% dos pacientes


olhos_A maioria das pessoas relaciona diabetes ao risco de cegueira. Contudo, persiste o desconhecimento sobre a prevenção da retinopatia diabética, caracterizada pela lesão dos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Segundo a pesquisa “Diabetes: Mude seus Valores”, 75% dos pacientes com diabetes há mais de 20 anos desenvolvem a doença.
Dr. Jorge Rocha, diretor da SBRV (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo), afirma que a alta taxa de incidência deve-se a falhas no tratamento do diabetes. “O controle deve ser feito por meio de alimentação balanceada e medicação recomendada. Assim, será menor chance de ter a complicação na visão. O problema é que nem sempre esses cuidados são seguidos à risca, fazendo com que a doença se desenvolva, muitas vezes sendo notada apenas nos estágios mais avançados”.Os sintomas da doença são progressivos. O primeiro sinal é a vista embaçada, seguida de manchas turvas no campo visual. Aos poucos, a visão começa a ficar cada vez mais turva, podendo caminhar para uma hemorragia nos vasos sanguíneos oculares. O especialista ressalta que, ao tomar conhecimento do diabetes, o paciente deve ser acompanhado também por um oftalmologista. Dessa maneira, será mais fácil diagnosticar precocemente qualquer problema na região. “Quando o tratamento é feito logo no início, 95% dos pacientes conseguem recuperar completamente a visão. Se o problema é detectado no começo, a terapia se resume a controle de glicemia e pressão, junto com alimentação balanceada. Caso a visão já esteja mais comprometida, é preciso recorrer ao tratamento a laser, que  coagula os locais em que o vaso está desgastado, acompanhado de medicação antiangiogênicas. Em último caso, quando há hemorragia ou descolamento da retina, optamos pela cirurgia vitrectomia, capaz de recuperar todas as partes prejudicadas do olho”.
fonte e imagem: Blog Dr. Dráuzio Varella