ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Trabalho e a Dor


Há como prever os problemas articulares que as pessoas terão de acordo com sua profissão e idade. Confira alguns exemplos e saiba como se prevenir

TENDINITE:Dor causada por inflamação nos tendões normalmente relacionada a profissionais que passam longas horas à frente do computador ou o dia fazendo o mesmo movimento.Conhecida também como LER(Lesão por Esforço Repetitivo), que faz parte das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho ou DORT.Estas atrapalham a vida de uma gama maior de profissionais,inclusive de nós Dentistas.
Hérnias de disco, artrose, dores de cabeça, rigidez corporal, além de tendinites, são as principais reclamações desses profissionais.
Eles são vítimas de DORT porque ficam durante muitas horas flexionados sobre um mesmo paciente. "Eles têm problemas cervicais e nos ombros", afirma a Fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton,especialista em Fisioterapia Analítica, que consegue prever lesões antes de acontecerem, só pelo estudo dos movimentos que a profissão do paciente exige.
Como resolver esse problema, uma vez que ninguém pode deixar de trabalhar e o próprio trabalho é o causador das lesões? "É como o dentista", diz ela sobre a fisioterapia, "você vai quando sente dor, mas também periodicamente, para previni-la". À medida que envelhecemos, nossas articulações ficam mais desgastadas e isso só piora em determinadas profissões. Caso do Dentista Eduardo Machado de Carvalho, de 55 anos, que há quatro anos perdeu a sensibilidade na ponta do dedo indicador esquerdo, teve desgaste entre duas vértebras e passou a sentir dores no pescoço, que o impediam de ter um sono tranquilo. "Costumo dizer que dentista tem que ser invertebrado. A posição de trabalho é ingrata. Logo, o tronco dói, os ombros doem, a coluna dói", diz Carvalho, que se submeteu aos tratamentos da Fisioterapia Analítica e voltou a sentir a ponta do dedão, essencial para o exercício da sua profissão.
Maria Luiza afirma também que o uso de analgésicos só piora o problema. "O uso indiscriminado desses medicamentos bloqueia a dor quimicamente, mas não minimiza o desgaste da articulação. A dor pode retornar ainda maior e evoluir os processos inflamatórios", diz a fisioterapeuta.

Dicas para prevenir problemas articulares

• Respeitar os limites do corpo;
• Evitar posições viciosas durante o expediente;
• Adaptar o local de trabalho com móveis e acessórios ergonômicos;
• Evitar a automedicação;
• Procurar um especialista quando sentir dores, que indicam um processo patológico;
• Dores na articulação e atividades físicas/esportes não combinam;


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

fonte: Revista Época
Imagem: Site Reclamando