ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sábado, 19 de junho de 2010

Pacientes Especiais Devem Ter Atenção Redobrada de Dentistas

Pacientes Especiais ou Portadores de Necessidades Especiais são indivíduos que apresentam desvios no padrão de normalidade de sua condição física, mental, orgânica e/ou de sociabilização. Essa condição pode ser de caráter transitório (ex.: Gravidez) ou permanente (ex.: Paralisia Cerebral). Fazem parte ainda desse grupo Cardiopatas,Diabéticos,Hemofílicos,Hipertensos,Portadores de Insuficiência Renal Crônica,pacientes idosos,portadores de Hepatite,HIV,Síndrome de Down,portadores de deficiência mental e/ou motora e diversos outros pacientes especiais que devem ter atenção redobrada de nós dentistas em relação a sua saúde oral.
Como o organismo desses pacientes é mais vulnerável, uma inflamação na gengiva e até uma simples cárie podem se transformar em focos de infecção, por exemplo, ou provocar dores e desconfortos que pioram o quadro geral desses pacientes.
Existem Cirurgiões-Dentistas especializados nesse tipo de atendimento, que exige uma formação diferenciada e, muitas vezes, uma boa dose de paciência. Esses profissionais estudam as doenças de seus pacientes para entender suas necessidades específicas e, em casos de deficiência mental, precisam criar métodos para familiarizar a pessoa com o consultório e os equipamentos dentários. "Às vezes, demoramos dois, três meses para conseguir fazer com que o paciente se sente na cadeira", afirma o Dentista Roberto Elias, que, semanalmente, atende cerca de 40 pessoas com necessidades especiais no ambulatório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro.
Muitos desses pacientes especiais não têm controle sobre o corpo. Se eles ficam assustados ou tensos, os movimentos involuntários tendem a se intensificar. "Muitas vezes essas reações são provocadas pelo brilho da luz sobre a cadeira, pelos aparelhos e pelo som do ambiente", explica Marcelo Furia Cesar, coordenador da odontologia da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Em alguns casos, os dentistas precisam utilizar sedativos ou mesmo anestesia geral.
Quanto maior o grau de dependência do paciente, mais atenção o cuidador deve ter à higienização e aos cuidados preventivos. "Recomendamos aos pacientes, familiares e acompanhantes que retornem de três em três meses e realizem o auto-exame regularmente", afirma Cesar.
Em algumas situações, até a escovação diária é difícil. Muitos portadores de paralisia cerebral, por exemplo, têm problemas respiratórios e na arcada dentária, que, somados a uma alimentação pastosa e rica em carboidratos, aumentam os riscos de cárie e gengivite. "Mas a arcada dentária e as vias respiratórias comprometidas dificultam tanto a limpeza como o tratamento", diz Cesar.
Pessoas mais suscetíveis a infecções e hemorragias, como transplantados, hemofílicos e portadores de HIV (vírus causador da Aids), também devem procurar cirurgiões-dentistas especializados e fazer o auto-exame cuidadosamente.
O tratamento dentário para portadores de necessidades especiais visa diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal que apresentam complexidade no sistema biológico, psicológico e social.
Além da avaliação profissional, é importante que família saiba que é necessário um cuidado especial, pois apesar do tratamento ter um acompanhamento bem parecido com o de uma pessoa sem necessidades especiais, é muito importante preservar a segurança do paciente. Dependendo da doença de cada pessoa, podem ocorrer alterações patológicas e interações medicamentosas adversas, por isso, o cirurgião dentista deve ter conhecimento suficiente da patologia e cuidados ao misturar medicações a fim de preservar a saúde do paciente. “O que muda é o conhecimento e experiência do profissional, pois algumas patologias dificultam o tratamento comum e outras não interferem em nada. É preciso estar atento, fornecendo todos os dados em relação à saúde e selecionar um profissional capacitado para atender com segurança”, conclui a Dra.Audrey Soledá Fuentes Fernandes, especialista no atendimento a Pacientes Especiais.

fontes: Medcenter, Folha de S.Paulo, Mundo Mulher,Portal do Sorriso,Abraoh
Imagem: Soares Odontologia