ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 26 de outubro de 2010

USP usa célula - tronco para estudar genética de lábio leporino

A partir da análise de células-tronco extraídas da polpa do dente de leite de crianças com lábio leporino, pesquisadores do Laboratório de Genética do Desenvolvimento Humano do Instituto de Biociências (IB) da USP identificaram que 90 genes ligados à anomalia apresentam um funcionamento diferente quando comparados com o genoma de crianças sem o problema. Entre esses genes, dez parecem ter uma maior participação para a ocorrência da anomalia. Um dos grandes diferenciais do trabalho é a abordagem usada: os cientistas analisaram o funcionamento dos genes a partir das células-tronco.
A pesquisa desenvolvida no IB identificou um processo molecular no funcionamento dos genes que está envolvido no processo de cicatrização das estruturas do embrião. O próximo passo da pesquisa é descobrir porque isso ocorre.
“Nossa ideia era entender o funcionamento dos genes e, para isso, era necessário analisar o funcionamento do genoma a partir das células-tronco e não simplesmente o DNA”, aponta a professora e coordenadora do Laboratório deste projeto, Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno. “O uso de células-tronco para pesquisar aspectos genéticos da anomalia é uma abordagem inovadora”, completa.
“A incidência é muito alta, e o tratamento tem um custo elevado, pois envolve uma equipe multidisciplinar: Cirurgião-Dentista, Fonoaudiólogo, Médicos, Psicólogos”, relata uma das pesquisadoras, a Cirurgiã-Dentista Daniela Franco Bueno. A pesquisadora lembra, ainda, que o tratamento leva vários anos e que devem ser feitas diversas cirurgias para corrigir definitivamente a fissura.
(Agência USP)

fonte: Dental Press
Imagem: Blog Boas Práticas Farmacêuticas