ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estudo associa ranger de dentes a doença respiratória

Frequentemente associado ao estresse, o Bruxismo (ranger de dentes) pode ter origem em dificuldades respiratórias durante o sono, aponta estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em parceria com o serviço de pneumologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
O estudo usou placas de avanço mandibular, que combatem apneia do sono e ronco, em pessoas com bruxismo. Os resultados foram mais satisfatórios do que quando a placa específica para o distúrbio foi usada. Testada em 28 pacientes, a placa para ronco amenizou o problema em 27 pessoas. Os aparelhos para bruxismo apresentam sucesso em 40% dos casos. Não existe cura para o problema.
O cirurgião-dentista e coordenador do estudo, Márcio Lima Grossi, explica que "o bruxismo aparece durante microdespertares do sono".
– A pessoa que tem dificuldades para respirar ou outros distúrbios do sono tende a ter despertares mais frequentes.
Segundo ele, o bruxismo é um mecanismo fisiológico.
– Todo mundo tem um pouco de bruxismo. É algo que acontece naturalmente.
Entretanto, os sintomas de ranger os dentes ou pressionar as mandíbulas de modo a gastar o esmalte dentário ou provocar intensas dores de cabeça aparece em 30% dos brasileiros.

fonte:R7
Imagem:Blog Odontologia na Boca do Povo