ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 28 de junho de 2011

Profissionais alertam para perigo de deixar escovas de dentes juntas

Juntar as escovas de dentes pode trazer mais problemas do que as pessoas imaginam. Não para o relacionamento do casal ou familiar, mas para a saúde das pessoas que insistem em armazená- las, juntas, em copos ou recipientes abertos sobre a pia ou no armário do banheiro.
Os especialistas explicam que as cerdas expostas, sem a higienização correta ou próximas umas das outras, são um problema para a saúde bucal. Assim servem como ambiente fértil para a proliferação de vírus, bactérias e fungos causadores de cáries, gengivites e periodontite. E mais: podem agravar o quadro de outras doenças, como cardiopatias, pneumonias e o estado de saúde de pacientes que estão hospitalizados em UTI.

Lavar e secar

Professora especialista em Saúde Coletiva e Odontologia Preventiva, a dentista Flávia Flório orienta sobre a importância da limpeza, conservação e tempo de troca das escovas. Após o uso, é importante lavar bem a escova com água corrente, secá-la preferencialmente com papel toalha e armazenála em local seco, dentro de uma gaveta ou armário. O ideal é usar protetores para as cerdas a fim de evitar o contato entre as escovas e a contaminação, situação comum quando elas são guardadas em um mesmo copo ou recipiente.

Hora de trocar

No Brasil ainda existe o agravante do uso prolongado das escovas de dentes, mesmo quando as cerdas já estão gastas e abertas e, portanto, sem eficiência. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - revela que os brasileiros trocam as escovas em média a cada 18 meses, quando o ideal é fazer a substituição mensalmente. “Deve-se levar em consideração fatores como o local onde a escova é armazenada, como é limpa, tempo de uso e estado de saúde dos usuários. A partir do momento em que as cerdas começarem a se abrir como um leque, a troca deve ser realizada” orienta Flávia Flório.

Proteja

Escovas não higienizadas corretamente e sem proteção favorecem o aparecimento de bactérias, vírus e fungos, como os micro-organismos envolvidos na ocorrência da cárie dentária e vírus da gripe, entre outros. “As escovas armazenadas na pia do banheiro ficam ainda mais expostas à diversas bactérias. A descarga no vaso sanitário, por exemplo, lança um spray de coliformes fecais em todo o ambiente. Desta maneira, quanto mais próximo o vaso sanitário estiver da pia, maior será a contaminação das cerdas das escovas que ficam expostas, alerta a dentista Flávia Flório.






fonte e imagem:Jornal NH