ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caninos Saudáveis

O mau hálito não precisa fazer parte do dia a dia do seu pet. Com a escovação diária dos dentes – ou pelo menos três vezes por semana –, é possível deixar a boca do seu bicho em dia.
Pior que o odor desagradável é o descuido da higiene bucal. O acúmulo de alimentos nos dentes dos animais, assim como nos humanos, causa tártaro, cáries, inflamações na gengiva e até doenças mais graves.
A doença periodontal acomete cerca de 85% dos animais adultos, num grau de moderado a severo, com o agravante de ser uma patologia sem cura. A boa notícia é que, como o homem trata cada vez mais o pet como membro da família, a escovação dos dentes dos bichos tem se tornado um hábito comum para os donos.
A alimentação adequada também tem papel importante na saúde bucal.
Segundo o professor Germano Francisco Biondi, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) em Botucatu, a limpeza deve começar a partir da dentição permanente do animal, que nasce por volta dos seis meses.
No mercado, as opções de produtos específicos para os pets são vastas e sofisticadas. Há desde pasta de dente com sabor de frutas a salsicha, além dos enxágues bucais para casos em que há dificuldade para a escovação, como em animais bravos.

fonte e imagem: Jornal Estadão