ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Escovas elétricas não fazem tudo sozinhas

As escovas elétricas foram criadas para facilitar a escovação, principalmente daqueles que possuem dificuldades de coordenação motora.
Entretanto, não devemos esquecer que dependemos não só de uma boa escova de dentes, mas também da técnica de escovação adequada, e de outras ferramentas importantes, como o fio dental e escovas mais específicas (interdentais, unitufo, etc).
Segundo A Dra. Maristela Lobo, o que de fato importa é a eficiência na remoção da placa bacteriana, a qual adere à superfície dos dentes, gengivas e língua, independentemente da escova dental utilizada. Cabe ao dentista aconselhar o seu paciente sobre qual é a melhor escova para alcançar esse objetivo sem provocar prejuízos à saúde dos tecidos bucais.
Geralmente, as crianças e os idosos, que possuem limitações motoras, podem optar por escovas de dentes elétricas.
Embora o objetivo das escovas elétricas e manuais seja o mesmo, o processo de escovação é diferente, “A escova manual exige a técnica de movimentação manual, que deve ser feita pelo próprio paciente. Já a escova elétrica, por rodar e vibrar exige menos coordenação motora por parte do paciente.”, detalha a mestre em cariologia e especialista em periodontia, Dra. Maristela Lobo.

fonte: Jornal O Debate
Imagem: Oral B