ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Higiene bucal dos bebês deve começar nos primeiros meses de vida

Ausência de dentes e alimentação baseada no leite materno não dispensam necessidade de manter a boquinha das crianças sempre limpa. Cuidados podem evitar problemas futuros

Nos primeiros meses da vida do bebê é natural pensar que a ausência de dentes e a alimentação baseada no leite materno dispensariam a necessidade de higiene bucal. Natural, porém um grande engano.
Desde o nascimento do bebê, os pais devem realizar a higiene bucal através da limpeza da gengiva e da língua, com fralda ou gaze umedecida em água filtrada após as mamadas. De acordo com a médica Maristela Lobo, especialista em Odontologia Estética, a limpeza tem grande importância mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, já que acostuma o bebê a ter alguém manipulando sua boca, facilitando a higiene à medida que a idade avança. Além disso, retarda a instalação e multiplicação de bactérias nocivas na cavidade oral.
“Quando os primeiros dentes nascem deve-se iniciar a escovação de forma suave, com uma escova bem macia, sem creme dental ou com creme dental específico para os bebês (sem flúor e substâncias alergênicas). Os cremes dentais que contêm flúor devem ser introduzidos na higiene bucal da criança a partir de três ou quatro anos, somente quando ela aprende a cuspir.
Além dos cuidados práticos, existe uma relação intrínseca entre a nutrição com leite materno e a saúde bucal. O alimento é uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo e ajuda a prevenir cáries precoces",alerta Maristela.
Outro dos grandes vilões para a saúde bucal é o hábito da sucção. Chupar o dedo ou recorrer a chupetas parece necessário para acalmar as crianças em seus primeiros anos de vida. Contudo, o ideal é que seja interrompido até, no máximo, os quatro anos de idade para que não haja danos ao desenvolvimento do sistema respiratório e à anatomia do próprio dedo. O hábito de sucção pode trazer prejuízos à formação dos ossos e músculos do terço inferior da face, incluindo também os dentes.

fonte e imagem:http://jornal.ofluminense.com.br