ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Retração Gengival

Na hora de tomar um cafezinho ou uma bebida gelada você sente um choque nos dentes?
O primeiro passo para resolver esse problema é procurar um dentista. Ele o examinará, verificando se não existe cárie ou outro tipo de causa para a dor. Se essa alternativa for descartada, é provável que você sofra de
RETRAÇÃO GENGIVAL.
Saiba como evitar a retração gengival e cuidar da saúde de seus dentes.


O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL? É o deslocamento da gengiva causando a exposição do cemento (parte da raiz dentária que deve estar protegida pela gengiva) que provoca uma sensibilidade excessiva nos dentes.

CAUSAS: Uma das causas mais comuns dessa sensibilidade pode ocorrer quando se coloca muita força na hora da escovação ou também por utilizar escovas de dente impróprias, com cerdas muito duras. “Na verdade, até vícios como colocar lápis, caneta ou outros objetos na boca e ficar mordendo,podem levar a uma retração gengival localizada”, completa Dr. André Tortamano, especialista em Ortodontia.

TRATAMENTO: O tratamento é relativamente simples. A aplicação de produtos específicos por profissionais da área ajuda a eliminar a sensibilidade. “Existem produtos tais como verniz com flúor, flúor gel e algumas pastas de dentes apropriadas para esse problema”, explica Dr. André.Depois do tratamento feito no consultório do dentista, é necessário que haja um acompanhamento para que a sensibilidade não volte a atormentá-la.

PREVENÇÃO: “Utilizando escovas dentais com cerdas macias e cabeça pequena, pode-se escovar os dentes de maneira confortável. Faça movimentos circulares de modo a limpar os dentes sem a necessidade de aplicar força. Massageie a gengiva para estimular a irrigação sanguínea e promover a prevenção aos problemas gengivais mais comuns”, explica Dr. André.
Ao perceber qualquer reação diferente que cause desconforto em seus dentes, procure um profissional da área odontológica e cuide-se!

fonte:http://www.corpoeplastica.com.br
Imagem:http://www.clinicacarvalho.com.br