ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Técnicas minimamente invasivas chegam aos consultórios

O conceito de preservação dos tecidos utilizando técnicas menos invasivas tem sido usado cada vez mais nas áreas da saúde.
Exames como tomografias computadorizadas permitem ao dentista saber a espessura do osso, a posição da arcada dentária e a relação com estruturas da face como nervos e artérias, permitindo escolher o tamanho e posição do implante que substituirá um dente natural, por exemplo.
Atualmente é possível examinar os dentes dos pacientes com câmeras de vídeo intra-orais, detectar cáries com aparelhos de laser e marcadores químicos ou ainda com RaioX digital.
O barulhinho do motor e da broca aos poucos estão sendo substituídos pelos aparelhos de laser que "cortam" seletivamente o esmalte dos dentes.
Os materiais utilizados na odontologia também evoluíram. Hoje, além de não serem tóxicas, as resinas podem restaurar um dente cariado com pouquíssima destruição dos tecidos saudáveis, com a vantagem de ficarem aderidas aos dentes, impedindo uma nova infiltração.
As facetas de porcelana são ótimas opções para a maioria dos "defeitos", como espaços entre os dentes e má-posição dental, corrigindo-os em apenas duas sessões de tratamento. A chegada de mais técnicas minimamente invasivas facilitam o trabalho dos especialistas da área e, principalmente, possibilitam que a população cuide dessa parte tão importante do seu corpo. Não se trata apenas de um sorriso bonito. Saúde bucal faz parte de uma vida saudável e feliz. (Agência Estado)

*(Dr. José Augusto de Souza Negrão - cirurgião-dentista)
fonte e imagem:http://www.dentalpress.com.br