ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Problemas na ATM (Articulação Têmporo Mandibular)

Sentir um "clique" ao abrir e fechar a boca pode ser o sinal de que algo não vai bem na articulação temporomandibular

Ao realizar qualquer movimento com a boca a articulação temporomandibular (ATM) - que liga a mandíbula ao crânio-, é estimulada. Localizada na frente dos ouvidos, ela une dois ossos por meio de uma cartilagem.
Muitas pessoas sofrem dores no maxilar e não conseguem identificar a raiz do problema. "O melhor a fazer é consultar periodicamente o dentista, para que ele observe quais as causas e a forma correta de tratamento", diz o cirurgião-dentista Mario Kruczan, da Federação Europeia de Periodontia.
Entre as principais causas de uma disfunção temporomandibular (DTM) está o bruxismo, que consiste no ato de apertar (ou ranger) os dentes, principalmente durante o sono. Esse distúrbio pode levar ao desgaste da articulação e com isso à dor. Suas causas são de fundo emocional, pois costuma aparecer em pessoas ansiosas ou que passam por alguma situação de muita tensão.
O tratamento deve ser odontológico e sintomático. Mario Kruczan diz que é indicado o uso de placas interoclusais - dispositivos colocados entre os dentes - na hora de dormir, que ajudam a relaxar a musculatura e diminuem o impacto sobre as articulações.
Outro problema que pode provocar os estalos no maxilar é a oclusão dentária, causada por dentes mal posicionados. Nesse caso, o tratamento adequado é o ortodôntico e deve ser definido junto ao especialista. Mario Kruczan, diz que a falta de dentes, próteses mal adaptadas ou restaurações fora de nível também podem ocasionar dores na ATM.

fonte e imagem:http://revistavivasaude.uol.com.br