ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os 6 mitos da saúde dos dentes

Conheça os erros mais comuns que praticamos na hora de cuidar da dentição, segundo estudo americano

Quem nunca ouviu falar que cárie é coisa de criança ou que ela só acontece quando a pessoa come muito açúcar? Pois afirmações como essas são tão verdadeiras quanto dizer que misturar manga com leite pode matar. Preocupada com esses mitos que rondam a saúde bucal e em como essas informações erradas interferem na prevenção, a pesquisadora americana Carole Palmer, da Escola de Medicina Oral da Tufts University, nos Estados Unidos, resolveu reunir em um trabalho os principais tabus sobre o assunto. O objetivo foi esclarecer, ponto a ponto, a razão de as ideias serem equivocadas.
No artigo, há a citação dos seguintes mitos: os cuidados dentários começam com a primeira dentição, cáries afetam somente a boca, mais açúcar na alimentação significa mais cáries, não tem problema perder dentes de leite por causa das cáries, osteoporose não tem nada a ver com os dentes e ter cáries é coisa de criança. Contra cada um, Carole apresenta evidências consistentes. Um exemplo é o conceito errado de que indivíduos mais velhos têm menos risco de apresentar doenças nos dentes. Em geral, os adultos, principalmente aqueles com idade mais avançada, usam algum tipo de medicamento. E alguns desses remédios podem reduzir a salivação. Entre eles estão os antidepressivos, os diuréticos, os anti-histamínicos, os calmantes ou remédios para dormir. “O problema é que menos saliva implica mais dificuldade para a limpeza natural da boca”, explicou a pesquisadora à ISTOÉ. “Por isso, quem faz uso desses medicamentos precisa ingerir água mais vezes ao dia para compensar o efeito da droga”, complementou. Também são um problema comum entre essa população as doenças periodontais, que afetam a gengiva e os ossos de sustentação dos dentes. “Elas podem favorecer o surgimento de cáries ao longo das raízes dos dentes”, alertou a especialista.
Outro pensamento – o de que os piores inimigos dos dentes são os alimentos mais açucarados – é derrubado com a constatação científica de que, na verdade, o que importa é a quantidade de tempo em que o dente fica exposto ao açúcar, e não a quantidade do ingrediente presente na guloseima. “Ou seja: a quantidade consumida de açúcar ou carboidratos fermentáveis não importa. O que leva à cárie é a exposição constante a essas substâncias”, esclarece Marisa Malt, vice-presidente da Associação Brasileira de Promoção da Saúde Bucal.
O conceito de que não existe problema em perder dentes de leite para a cárie – ele ia cair mesmo, pensam muitos pais –, também traz consequên­cias sérias. “O dente de leite tem função”, diz a odontopediatra Gabriela Schneider, do Ateliê Oral, de São Paulo. “Ele auxilia a mastigação, ajuda no desenvolvimento dos músculos da face e serve como guia para que o dente permanente cresça corretamente”, explica. Sem ele, o dente permanente pode demorar mais para nascer ou mesmo nascer torto – o que exigirá, posteriormente, o uso de aparelhos corretivos.
A ideia de reunir – e desmistificar – os tabus surgiu depois de anos nos quais a professora Carole cansou-se de ouvir enganos sobre a saúde bucal. A experiência lhe permitiu confirmar que a informação truncada ou insuficiente é uma das razões, por exemplo, que explicam o crescimento de um problema tão fácil de combater, como a cárie. “Essa é a doença infecciosa mais comum em todo o planeta”, disse Carole.
Com a divulgação do trabalho, a pesquisadora americana espera contribuir para frear essa escalada. De fato, quanto mais informação, melhor.

fonte e imagem:http://www.istoe.com.br