ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 12 de setembro de 2010

Dentes podem ser doados para o Banco de Dentes da Bahia

Na troca do dente de leite por permanente é muito comum as mães orientarem seus filhos a colocar os dentes embaixo do travesseiro, para que a fada do dente venha com um presente, ou até mesmo jogar no telhado. Independente da superstição, essa tradição pode mudar. Foi inaugurado o Banco de Dentes Humanos (BDH) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com objetivo de receber os dentes por doação para ser destinado ao transplante e estudo de universitários.
Segundo pesquisas, hoje o dente é considerado um órgão humano que se pode rastrear o DNA de uma pessoa. De acordo com o coordenador do BDH, professor Júlio Motta, a implantação do novo espaço é um processo de valorização da Odontologia. “Não há nada igual no Brasil. Antes os estudantes precisavam ir a cemitérios buscar dentes para treinar. O dente é um veículo de alta periculosidade de transmissão de Aids e Hepatite”, salienta.
Outro ponto é o processo de higienização que passarão todos os dentes recebidos, para que sejam manipulados sem riscos de contaminação. “Depois de armazenados são emprestados para treinamento dos alunos nas disciplinas, em estudos das formas dos dentes, restaurações, pesquisas e trabalhos científicos”, detalha Júlio Motta.
Um fator importante que tende a acabar é o comércio ilegal de dentes em cemitérios.
No banco da Universidade, todo e qualquer dente pode ser doado. Os dentes de leite das crianças, os permanentes dos adultos em qualquer condição servem para o Banco.
O grande ponto positivo dessa iniciativa é o transplante brasileiro, e com a criação desse Banco, o problema poderá ser amenizado.

fonte e imagem: Portal Educação