ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dentistas alertam que antissépticos bucais não substituem escovação nem curam hálito ruim

Eles prometem eliminar os germes que causam cáries e mau hálito, proteger as gengivas e clarear os dentes. Mas dentistas alertam que antissépticos bucais de venda livre apenas complementam a higiene, e o que funciona é a escovação diária e o uso de fio dental. São tantos produtos no comércio, com álcool ou sem - alguns só para crianças -, que o consumidor fica sem saber se vale a pena bochechar. Para não correr o risco de gastar dinheiro à toa e ainda ter problemas como irritação da boca, é melhor consultar um dentista.
Evitar o mau hálito é o motivo que mais leva o consumidor a usar os antissépticos bucais, e a periodontista e especialista em implantes Maristela Lobo diz que eles não resolvem o problema, que em 90% dos casos tem origem em áreas com tártaro. Segundo a dentista, os produtos para bochechos apenas atenuam o odor desagradável.
Maristela só indica os antissépticos em duas situações: ao acordar, quando a pessoa não quer escovar os dentes antes do café da manhã, e no consultório dentário para consulta. E alerta: algumas soluções compradas em farmácias contêm clorexidina (também presente no Merthiolate) e são indicadas por curto período depois de cirurgias na boca. Mas há pessoas que aplicam esse produto além do recomendado ou nem precisam dele:
- Isso pode causar descamação da mucosa, alterar o paladar e até mesmo manchar os dentes.
Quanto aos antissépticos que prometem clarear, isso é diferente de branqueamento, que só é obtido com tratamento específico, diz o dentista Newton Miranda de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Odontologia.
Há várias fórmulas e é importante saber qual é a indicada em cada caso, até para evitar o desequilíbrio de flora microbiana oral.

fonte: Jornal Extra
Imagem: Site Melhor Amiga