ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 28 de setembro de 2010

3 entre 10 clínicas apresentam problemas sanitários

Em muitas delas o equipamento não estava funcionando, e em outra o material não foi nem lavado. Em um ano, 30% das clínicas odontológicas vistoriadas pela Vigilância Sanitária em São Paulo desobedeciam às normas de higiene, o que é uma ameaça à saúde.
“Risco de contrair moléstias infecciosas, algumas graves como HIV, hepatite B e C, e outras. Qualquer moléstia que possam ser veiculada por sangue e saliva”, explica Elisabeth Domingues Jalbut, técnica da Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo.
O principal problema encontrado pela Vigilância Sanitária de São Paulo nos consultórios odontológicos está na esterilização. Todo o material usado pelo dentista deve passar pelo processo para destruir os germes. Mas é preciso seguir alguns critérios para garantir a saúde do paciente.
Os instrumentos devem ser submetidos à esterilização em alta temperatura numa estufa ou autoclave. Durante a consulta o paciente deve prestar atenção a alguns detalhes:
- Os materiais devem estar lacrados e só podem ser abertos na frente da pessoa.
- O encosto da cadeira tem que estar coberto.
- É preciso ter recipientes para lixo comum e um especial para as agulhas.
- O dentista é obrigado a lavar as mãos e usar luvas. E depois de colocá-las não pode tocar em nada, além dos equipamentos.
Uma dica: é preciso um tempo entre a saída de um paciente e o início de atendimento a outro. Isso mostra que o dentista adotou os procedimentos necessários.
O Conselho Regional de Odontologia garante que o profissional que desrespeita as exigências é punido.
Os dentistas também devem utilizar avental, touca, máscara e óculos de proteção. Para proteção do paciente e do próprio dentista.
(Globo.com)

fonte: Dental Press
Imagem: Jornal Diário do Nordeste