ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sábado, 18 de setembro de 2010

Língua bem escovada

Higienização correta independe do tipo de escova utilizada

Responsável pelo acúmulo de restos alimentares e de grande parte da placa bacteriana, a língua ganhou relevância quando o assunto é a boa saúde bucal. Mas as escovas de língua são realmente eficientes?
Segundo Karima Jaber, dentista e professora da Associação Bra­sileira de Odontologia no Paraná, o efeito da escovação da língua depende mais da maneira como ela é feita do que da escova utilizada. Mas mesmo que pareça simples, o uso deve ser acompanhado de boa orientação.Além dos modelos específicos para a limpeza da língua, que podem ser adquiridos por até R$ 3, o mercado também oferece modelos que acoplam a função delas às escovas tradicionais. Karina afirma que elas apresentam algumas vantagens, como não machucar o órgão e limpar melhor. O problema é mesmo o preço do produto, que gira em torno de R$ 7.
Wellington Zaitter, doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Positivo afirma ainda que:"se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar a escova com limpador de línguas, pode optar por uma mais barata, desde que torne a escovação o órgão um procedimento diário".
Segundo o professor, o primeiro passo é fazer um autoexa­­me bucal, projetando a língua pa­­ra fora. Nesse momento, observa-se a possível existência de uma camada mais esbranquiçada, que se encontra na parte superior do órgão. “Essa crosta é chamada de saburra e é uma das responsáveis pelo mau hálito”, afirma.
É a partir dessa análise que se dá início a escovação, que deve visar à remoção dessa crosta.Depois disso, escovam-se as bordas da língua e repete-se o mesmo procedimento de varredura nas bochechas.

fonte e imagem: Jornal Gazeta do Povo