ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dentistas alertam para o abuso de implantes

Recuperar dentes perdidos está se tornando um grande negócio no Brasil, pelo menos para alguns dentistas.
Para Luciano Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Oral (SBMO) e coordenador da pós-graduação em Implantodontia do Instituto de Odontologia da PUC-Rio, atualmente há abuso na indicação de implantes dentários. E, se considerarmos o número de dentistas autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia a fazer esse tipo de tratamento (cerca de 16 mil), o número de implantes é muito alto no país, diz.
No Instituto de Odontologia da PUC-Rio, o dentista conta que é comum receber pacientes de diferentes estados e classes sociais com implantes fixados de forma inadequada, procedimentos sem planejamento e extração prematura de dentes. Um dos motivos para tantos problemas, afirma Oliveira, é o despreparo. E ainda há dentistas que acreditam que os implantes são melhores que os dentes.
Também a dentista Flávia Rabello de Mattos, membro da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, afirma que aumentou o número de casos de indicação de implantes dentários sem necessidade. Para não perder os dentes, ela recomenda que as pessoas procurem um dentista com experiência de pelo menos dez anos na área de Implantodontia. Além disso, conscientizar o paciente é importante, pois os implantes, assim como os dentes, podem causar problemas sérios, inclusive nas gengivas.
Flávia ainda afirma que a durabilidade do implante dependerá do bom planejamento cirúrgico e da reabilitação, mas principalmente da correta higiene oral.

fonte: Jornal Extra
Imagem: UnaíNet