ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sorriso Gengival

Há pessoas que, ao sorrir, mostram uma grande parte da gengiva, além dos dentes, o que pode causar certo desconforto ao sorrir. Conhecido como sorriso gengival, esse problema pode causar traumas e até inibir o sorriso das pessoas que tem o problema.
O sorriso gengival pode ter origem hereditária ou causada por inflamações na gengiva (conhecida como gengivite).
Ocorre em vários níveis, desde o mais leve – como o da cantora Wanessa Camargo – até o mais acentuado – como o da atriz Beth Goulart (foto).
Um exemplo do que representa o sorriso gengival para aqueles que o possuem, é a atriz Glória Pires que exibia grandes gengivas quando atuava, no final dos anos 70 na novela Dancing’s days: “Eu fiz duas cirurgias para corrigir o sorriso gengival. Na primeira, aos 21 anos, não fiquei satisfeita. Depois, aos 30 anos, fiz a segunda cirurgia e gostei muito. Apesar do pós-operatório ter sido chato, sinto que fiquei livre de um problema em minha vida”, comemora a atriz.
A correção do sorriso gengival quando o grau é mais leve, o que ocorre na maioria das vezes, pode ser realizada de forma fácil e rápida. O cirurgião-dentista realiza a plástica gengival (gengivoplastia) no próprio consultório– técnica que consiste na remoção do excesso da gengiva, acompanhando o contorno dos dentes.Essa técnica faz com que os dentes aumentem e, conseqüentemente, a gengiva diminua, ficando menos aparente no ato de sorrir. O procedimento é quase indolor, realizado com anestesia local, e sua recuperação se dá em três dias e é possível que o paciente tenha uma alimentação normal, devido à uma proteção colocada no local, feita com cimento cirúrgico.
Quando o sorriso gengival ocorre num grau mais acentuado, pode ser necessária uma cirurgia ortognática, realizada por um cirurgião buco-maxilo facial.

Dra Luciana M. P. Larsen
(Clinica Geral, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia)

fonte: Jornal Cruzeiro do Vale
Imagem: Clinimano